TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  28/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP-Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humana

Curso: Pedagogia

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTODA APRENDIZAGEM

SONIA RODRIGUES DA SILVA COSTA/ C750522 

 

 

 

São Paulo

2021

1. INTRODUÇÃO

        

        Considerando as recentes necessidades da ampliação do conhecimento e desenvolvimento educacional para atender a uma aprendizagem significativa e adequar as especificidades na área da Pedagogia, Neste trabalho com o intuito da abordagem sobre a importância do faz de conta para o desenvolvimento da criança, em analise a prática com o conteúdo teórico, foram observadas duas crianças Beatriz de 4 anos, e Giovanna de 3 anos

            Brincar é a linguagem natural das crianças e a mais importante delas. Através das brincadeiras, podem-se expressar suas ideias, sentimentos e conflitos. Assim como, elas são fontes de estimulo ao desenvolvimento cognitivo, social  e afetivo da criança e também é uma forma de auto- expressão. De acordo com Freud e KISHIMOTO (2003,p.57):

            Cada criança em suas brincadeiras cria seu próprio mundo, enquanto transpõe elementos formadores de seu mundo para uma nova ordem, agradável e conveniente para ela.

            Segundo Kishimoto, a brincadeira do faz de conta tem como uma característica importante o brincar, em que as crianças  podem ser o que quiseram e fazerem o que tiverem vontade, inclusive entrar no mundo adulto, podem ser mães, pais, animais e qualquer profissional.

           O faz de conta serve para a criança expressar seus sentimentos, e a forma como ela vê o mundo, assumir papeis sociais perante a sociedade, e compreender melhor o mundo real através do imaginário.

          Sabemos que através do lúdico onde acontece o desenvolvimento da criatividade, afetividade, relações interpessoais e o convívio em sociedade. Tais características são notadas quando a criança se espelha em alguém para interpretar durante a  brincadeira, e acaba por envolver outras pessoas no seu mundo de imaginação, com objetos e até mesmo palavras para dar realidade a sua brincadeira.

           

2. JUSTIFICATIVA:

            O faz de conta na educação infantil é de extrema eficácia nesse processo de aprendizagem, onde ela se transforma, em um super herói, ou nas brincadeiras de boneca, casinha, escolinha, onde podemos ter uma base mais ampla para auxiliá-la nesse processo.

           Para Vygostsky os processos históricos-sociais que influenciam no modo de vida, pensamentos acabam reproduzindo novos modelos de vida, por isso, toda  conduta do homem, incluindo as brincadeiras , são resultados de processos sociais.

          Os jogos despertam o imaginário dos indivíduos, nos adultos lembranças da infância , ao brincar a criança mergulha no lúdico , ajudando na construção da representação mental e da realidade, separando oque é real ou não, as crianças vão tomando as decisões no decorrer da brincadeira, há uma flexibilidade, porque ao brincar as crianças sentem prazer em criar novas ideias e comportamentos, e se sentem livre para tomar decisões, oque ajuda na  sua autonomia presente e futura.         

         Para Piaget (1977) a imitação na brincadeira do faz de conta faz parte do processo de acomodação e assimilação e a brincadeira é entendida como ação assimiladora, e a forma de expressão de conduta. A assimilação é quando a criança  aprende coisas novas e tenta juntar com as estruturas cognitivas que ela já tem, tenta ver semelhanças com algo que ela já conhece e depois as  diferenças, assim construindo um novo esquema, tendo um conceito para aquilo que ela já conhece e  para o que acabou de conhecer.

                                                                             “Uma integração á estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade co o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação.

(PIAGET, 1996, P. 13)

3. ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO:

           A seguinte observação ocorreu no do parque da residência edifício toranjas ll

           Giovanna Vitória 4 anos de idade, Gi tem suas brincadeiras a que ela mais gosta e brincar de casinha com suas bonecas, quando sua mãe a leva no parque do seu prédio, Giovanna leva junto com ela suas bonecas e suas panelinhas, na maioria das vezes usa sua imaginação por estar sozinha sem seus amiguinhos do prédio

            Giovanna coloca em suas brincadeiras de faz de conta, os acontecimentos de seu dia - a - dia em sua brincadeira ela dialoga com suas bonecas.

           (Giovanna) — Filhinha se você, se comportar hoje pode comer um doce bem gostoso à mamãe vai deixar, ela prepara suas panelinhas e pega um pouco de areia , pedra e mato do parque, prontinho filhinha seu papazinho,  já está prontinho huuu que delicia, Giovanna usa toda sua imaginação e se diverte brincando com sua boneca no parque da sua casa.

            Ao brincar com sua boneca, Giovanna da comidinha de mentirinha, levando seu dedo na boca da boneca fingindo ser uma colherzinha, usando suas mãos ela limpa a boca da boneca imaginando ser um guardanapo.

         

          Já em sua casa, ela costuma brincar com as fantasias de princesas e interpreta filmes que já assistiu, sendo uma princesa ela pega um de seus ursinhos e o coloca como um bruxo malvado que aprisiona a princesa em uma torre com um dragão enorme, ela pula, canta, brinca e imagina por horas em sua casa.

         

           Maria Clara 3 anos de idade, uma criança ativa e com muita imaginação , em uma tarde , ela esta com sua baba que ela chama carinhosamente de Nana, na sala de sua casa , começa a brincar.

           (Maria Clara) — Nana o que você tem, está dodói né coitadinha, então vou buscar minha maletinha de médica para de dar um remédio e não e injeção é lá vai ela correndo pela casa para buscar a tal maleta.

         Quando retorna ela vem com uma caixa de sapato toda pintada de tinta que ela transformou em sua maleta de médica, ela retira um fone de ouvido e diz nossa vamos escutar seu coração e examina sua Nana por algum tempo, logo ela diz, Naninha não tem nada pode ir e volta para seu quarto com alguns brinquedos e brinca de avião, de casinha, de dançar, cantar e pular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com