TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Faz De Conta Na Educação Da Infância e o Desenvolvimento Da Aprendizagem

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

O Faz De Conta Na Educação Da Infância e o Desenvolvimento Da Aprendizagem

1 – INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da brincadeira do faz de conta para o crescimento da criança. Considerando a experiência de uma criança de 5 anos que está transmitindo uma fase em que o mundo real e o mundo criado por sua imaginação não são tão claros, e seu entendimento da lógica ainda são confusos, considerando esse mundo de fantasia que ela criou com a ajuda de sua imaginação é tão real as vezes quanto o mundo em que ela vive. Acontece que este jogo simbólico estimula as partes emocional, cognitiva, motora e social ao mesmo tempo. O faz de conta acredita-se que pode assumir muitas formas e modelos para moldar a criança, deixando-os imitar, imaginar, enfrentar seus medos e ansiedade, usar várias técnicas para explicar o que elas só podem ver, e essa ferramenta pode ser usada quando a criança oferece a oportunidade para se socializar e conectar-se com os outros.

2 – DESENVOLVIMENTO

  • O faz de conta

A brincadeira do faz-de-conta varia de criança para criança, podendo proporcionar autocontrole, abertura para o diálogo e muito mais, ela atribui significados com sentidos não sendo somente algo aleatório, e embora pareça simples possui um peso enorme repleto de significados. Essa atividade lúdica desperta tanto sentimentos que trazem alegria e prazer quanto a emoções que trazem medo e tristeza.

“Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois a interação como objeto não depende da natureza do objeto, mas a função que a criança atribui” Piaget (1971, pag. 67).

Hoje em dia muitas coisas podem auxiliar no jogo de faz-de-conta, desde brinquedos, a desenhos ou a um determinado livro que é lido, tudo isso contribui para que ela fantasie, use sua imaginação, e seja criativa; Entretanto, um menino ou uma menina não se tornará aquilo que brinca, nós só podemos observar o que o brinquedo faz a criança, ao observar o que criança faz com seu brinquedo.

O brincar faz com que a criança progrida em muitas áreas, como aprimorar sua linguagem, desenvolver papéis (o que promove vínculos), reduzir o efeito traumático de alguma experiência vivida recentemente, e entre outras coisas, como é dito por Freud (1922) citado em “brinquedo e educação: na escola e no lar”. A partir desses meios ela se desloca para o mundo da fantasia podendo se expressar da forma que quiser, porém, seu contexto continua girando em torno do meio social em que a mesma está inserida.

As interações com seu cotidiano tem um papel fundamental, sendo através disso que ela se desenvolve socialmente, afetivamente e cognitivamente; questões que trazem autonomia, noção de regras e ajudam a dar sequência em seu processo de aprendizagem, como já foi dito por Kishimoto (2003).

  • A Importância do brinquedo no faz de conta

O brinquedo e a brincadeira se relacionam diretamente com a criança e é por meio disso que ela demonstra aquilo que está vivenciando em sua realidade. A brincadeira promove o desenvolvimento sócio afetivo e cognitivo, contribuindo para o adultoque ela irá se tornar, auxiliando na construção do seu conhecimento.

“O brinquedo é muito mais à lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu do que imaginação. É mais memória em ação do que uma situação imaginária nova... É incorreto conceber o brinquedo como uma atividade sem propósito” (Vygotsky, 1978, p. 69).

Todo brinquedo pode ser educativo, para Zimmermann e Calovani (1971) ele deve ser algo atrativo, ou seja, que desperte o interesse da criança para brincar, seguro, que desafie a mente, e entre outras coisas. O importante é contribuir para aprendizagem e desenvolvimento, independente se for algo fruto de indústrias ou não, relacionado a questões escolares ou não. A criança aprende a todo momento!

  • Observando a criança

Atividade: Brincadeira de Super-Heróis

Durante a brincadeira com uma criança de 5 anos, o faz de conta criado por ele foi com bonecos de super-heróis. Na brincadeira, a missão dos super-heróis era capturar os vilões e prendê-los, ele criava situações em que os vilões fugiam das prisões e precisavam ser novamente capturados, os bonecos voavam, caiam e corriam atrás dos vilões. Também havia relações de amizadeentre os bonecos/brinquedos, que faziam compras no supermercado e passeavam de carrinho.

Ao observar o cotidiano da criança, entendemos a escolha da brincadeira, ele acompanha desenhos desse tipo e adora se fantasiar e imitar os personagens.Durante o faz de conta, observamos a maneira como ele domina a situação, soluciona os problemas e também traz situações do seu dia-a-dia para a brincadeira.

Essa é uma brincadeira comum entre crianças nessa idade, a imagem dos super-heróis trazem a vontade de serem igual a eles, pois, nesse papel enxerga-se uma figura de bondade, inteligência, força e coragem. Ele projeta a figura de herói com a figura de seu pai, por exemplo quando ele se machuca, tem o cuidado que representa uma imagem de afeto e proteção, com isso, ele desloca o real para a sua imaginação.

“Efetivamente, a brincadeira aparece como um meio de escapar da vida limitada da criança, de se projetar num universo alternativo excitante, onde a iniciativa é possível, onde a ação escapa das obrigações do cotidiano. É o universo alternativo que projeta a criança num mundo adulto, mas num mundo adulto mais apaixonante do que aquele que a cerca”. (BROUGÈRE, 2000, p. 78)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com