TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  5/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.734 Palavras (15 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

Campus: Marquês

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

São Paulo – SP

2019/2

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

Campus: Marquês

ADRIANA APARECIDA BARBOSA RA: F11912-2

BÁRBARA DA SILVA ROCHA RA: T9880G-7

LUANA FARIA DA CONCEIÇÃO RA:T9682H-9

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no 2ºsemestre letivo do curso de Pedagogia apresentado à Universidade Paulista - UNIP

Orientadora: Professora Ana Lúcia Daniels

São Paulo

2019/2

SUMÁRIO[pic 3]

Introdução....................................................................................................................4

Roteiros de Observações do Faz-De-Conta

Roteiro brinquedoteca por Luana Faria.....................................................................13

Roteiro área comum de condomínio por Adriana Barbosa........................................14

Roteiro no parque por Bárbara Rocha.......................................................................15

Conclusão...................................................................................................................16

Referências Bibliográficas..........................................................................................18

INTRODUÇÃO

Esta Atividade Prática Supervisionada (APS) faz parte de estudos e observações orientados pela professora Ana Lúcia Daniels na Universidade Paulista – UNIP do campus Marquês período noturno, sobre brincadeiras da infância e o aumento da aprendizagem, abordando o tema; “O faz-de-conta na educação da infância e o desenvolvimento da aprendizagem”.

Entre os objetivos destacam-se observações com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos, colaborando para as pesquisas conjuntas do grupo.

A perspectiva desta atividade é analisarmos a ação que a criança desempenha ao consolidar na ação lúdica, pois as brincadeiras infantis estimulam a criatividade conduzindo à descoberta no mundo do faz-de-conta proporcionando prazer e diversão.

Para Kishimoto (2011), as brincadeiras de faz-de-conta, também conhecidas como simbólica, de representação de papéis ou sócio dramática, é a que deixa mais evidente a presença da situação imaginária. Surge com aparecimento da representação e da linguagem em torno de 2 e 3 anos, quando a criança começa a alterar o significado de objetos, dos eventos, a expressar seus sonhos e fantasias, e a assumir papéis presentes no contexto social. Entrada do imaginário, mas a expressão de regras implícitas de temas das brincadeiras.

Brincar é algo muito sério, por isso não pode ser considerado apenas um período de descontração.

 A criança se desenvolve, aprende a conviver socialmente, se ousa a conhecer o novo, cultiva sua criatividade, trabalha sua sensibilidade, comunicação, e conhece o mundo a sua volta. Entender o valor do brincar é essencial para que possamos permitir que nossas crianças tenham tempo para serem crianças. Entretanto, cabe a nós adultos, adequar estes momentos. Contudo, compreender a importância do brincar também é fundamental para que nos tornemos adultos mais otimistas e empáticos.

Do mesmo modo, brincar pode ajudar a desenvolver habilidades psicomotoras e cognitivas, e ajudar na socialização das crianças. Alguns jogos e brincadeiras ajudam a melhorar sua sensibilidade, seu pensamento estratégico e criativo, sendo que, a medida que amadurece, suas brincadeiras também evoluem.

O tema da brincadeira faz-de-conta como fator respeitável no desenvolvimento e aprendizagem infantil, tem promovido pensamentos teóricos, onde têm significado alterados a termo em ações pedagógicas afetadas com comparações entre teoria e prática na educação infantil. Estudiosos e profissionais envolvidos com a temática do desenvolvimento infantil ressaltam a importância da brincadeira de faz-de-conta na aprendizagem e desenvolvimento da criança. A efetividade da aprendizagem através de processos criativos e imaginários próprias do jogo do faz-de-conta compõe a centralidade do debate que descreve à brincadeira e seu papel na aprendizagem e no desenvolvimento humano e o papel da ação pedagógica na Educação Infantil.

Esse tema está na origem do atual trabalho, nascido em estudos e observações realizados durante o processo de atividade do ano letivo, no diálogo desses estudos com a prática de educadora infantil e, com maior intensidade, durante a realização de projeto de intercessão pedagógica moderado pelo tema da brincadeira de faz-de-conta

A presente APS (Atividade de Prática Supervisionada) destaca a brincadeira de faz-de-conta como forma concreta de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Isso foi invenção da influência pedagógica realizada no mês de setembro de 2019, com orientação onde foi desenvolvido através de procedimentos metodológicos de acompanhamento, observação, e registro das brincadeiras.

Essas observações foram realizadas em um condomínio residencial, um parque, e outras crianças na Escola de Educação Infantil e Berçário Caxinguelê, ambos locais situados no estado de São Paulo.

Através das observações analisaremos pensamentos, imaginações, falas, sons, porém, com cuidado para a criança analisada por cada um dos integrantes, não perceba tal ação.

Logo, incentivar as crianças a explorar a imaginação é importante porque, durante estas brincadeiras, elas interpretam seus papéis, mas também manipulam as ações e reações de outras ‘pessoas’ que fazem parte do mundo que criaram. Todavia, aprendem que as coisas podem ser vistas de diversas probabilidades e ampliam um senso de empatia geralmente mais avançado que o de crianças que interagem entre si. Em uma brincadeira entre duas crianças, cada uma defende seu próprio ponto de vista. Num mundo imaginário, a criança que está brincando protege todo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (559.2 Kb)   docx (554.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com