TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fracasso Escolar

Por:   •  22/4/2023  •  Artigo  •  3.671 Palavras (15 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 15

FRACASSO ESCOLAR: UMA SOMBRA DO PRECESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Adrielly Drumond Ribeiro[1]

Fabrimoveis_maquipel@yahoo.com.br 

Cíntia Resende Corrêa[2]

cintia.profs@uniube.br

RESUMO

O presente estudo pretende abordar as alternativas pedagógicas de intervenção do professor educador no processo de ensino-aprendizagem a fim de minimizar os efeitos do fracasso escolar que cada vez mais está presente nas instituições, principalmente as de ensino público. Sabe-se que muitos fatores atuam sobre o rendimento escolar e sobre a apreensão do conhecimento por parte do aluno, sendo que nem sempre é possível diagnosticar todos, mas quase sempre se percebe o efeito sobre a aprendizagem. Entretanto, o compromisso com a educação atribui responsabilidades a todos no sentido de estabelecer alternativas de superação dessa problemática e torna-se essencial destacar o papel do diretor, tendo na intervenção educativa do gestor uma alternativa de enfrentamento do fracasso no cotidiano escolar. Nessa perspectiva, o estudo escolheu como tema de discussão a atuação do professor ante ao fracasso escolar, considerando ser esse um assunto pertinente e presente no universo escolar.

Palavras-chave: Aprendizagem. Intervenção Pedagógica. Docente. Aluno.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, discute-se muito sobre o futuro da educação, o que por sua vez, tem resultado em uma crise de paradigmas que a medida em que os estudos vão avançando estão sendo substituídos por novos conceitos, novas formulações teóricas, tudo para que a educação trilhe novos caminhos. Nesse sentido, também a questão do fracasso escolar tem sido bastante discutidas por estudiosos, mas principalmente, por educadores e gestores que veem tal situação como um entrave para a educação.

Entretanto, sabe-se que muitos fatores atuam sobre o rendimento escolar e sobre a apreensão do conhecimento por parte do aluno, sendo que nem sempre é possível diagnosticar todos, mas quase sempre se percebe o efeito sobre a aprendizagem. Na perspectiva de melhorar a aprendizagem e conseguir detectar os motivos que levam ao fracasso, para posteriormente estabelecer alternativas de superação, toda a comunidade deve envolver-se assumindo, cada um dentro de sua especificidade, um papel que leve ao sucesso do aluno e à transformação da sociedade através da educação.

Mediante o exposto, como deve ser a atuação do educador no que cerne o fracasso escolar e quais desafios são advindos deste processo?

Portanto, o objetivo central deste estudo é investigar sobre a atuação do educador ante ao fracasso escolar, em especial na educação pública, e especificamente, incidir sobre os mais variados conflitos sociais, entre eles a indisciplina, a violência, o preconceito, a pobreza e outros.

No primeiro momento serão discutidas as circunstâncias nas quais o fracasso escolar se configura como uma realidade da educação atual e os fatores que levam ao fracasso escolar. A proposta principal será diagnosticar alguns dos motivos que levam ao descompasso entre o aluno e o aprendizado, resultando no então, chamado fracasso escolar. A segunda parte se encarregará de discutir a postura do professor diante da problemática, refletindo em ações/alternativas pedagógicas de enfrentamento ao fracasso escolar, reconhecendo-o desde já como o principal mediador da proposta curricular e ou pedagógica e do conhecimento.

Por fim, espera-se que as reflexões contribuam para futuras discussões e enriquecem os debates que se propuseram a estabelecerem melhorias para a educação como um todo, resgatando os valores e construindo o conhecimento dentro da perspectiva da inclusão e do sucesso escolar.

2 FRACASSO ESCOLAR: CONTEXTO E DISCUSSÃO

O fracasso escola tem sido uma questão muito discutida atualmente, e isso se deve ao fato de que essa é uma problemática que tem deixado marcas profundas na educação do país e ainda, tem refletido diretamente na formação dos cidadãos que atuam na sociedade moderna e globalizada.

Percebe-se, entretanto, que todas as discussões em torno da temática, buscam enfaticamente ressaltar os culpados do fracasso escolar, como se tudo não bastasse do fracasso de um grupo especifico, seja ele do aluno e sua família, ou ainda do professor que não consegue estimular o aprendizado. Nesse caso, esquece-se que a educação como um todo faz parte de um processo, que pressupõe relações múltiplas, com diferentes intensidades de envolvimento, que conta com a diversidade de pensamento, de formações e principalmente, de pessoas.

No emaranhado de forças que permeiam o aprendizado, todos tem sua parcela de responsabilidade, o que por sua vez, deve ser diferenciado da culpa. A culpa paralisa as pessoas, e toma-lhes o tempo na medida em que oferece condições para a mudança.

Por tal vertente, percebe que o fracasso escolar é uma dimensão do sistema educacional complexa que envolve as dimensões políticas, históricas, socioeconômicas, ideológicas e institucionais, bem como dimensões pedagógicas em estreita articulação com as concepções que caracterizam os processos e as dinâmicas em que se efetivam as práticas escolares.

Na perspectiva de contribuir com a elaboração de políticas públicas para a prevenção do fracasso escolar, o Ministério da Educação, através do relatório do professor Luiz Dourado (2005) busca discutir a priori a gênese do problema.

Observe:

Existe um conjunto de variáveis, intra e extraescolares, que intervêm no processo de produção do fracasso escolar indo desde as condições econômicas (desigualdades sociais, concentração de rendas, etc.), culturais dos alunos e seu (des) compasso com a lógica de organização, cultura e gestão da escola (perspectiva institucional) até as dinâmicas e práticas pedagógicas utilizadas, em que se estruturam os processos ensino-aprendizagem propriamente ditos cujo encontra forte expressão na relação professor e aluno (MEC, 2005).

Em outras palavras, entende-se que o processo de ensino-aprendizagem, pelo qual o sujeito em formação adquire subsídios para desenvolver suas habilidades é resultado de processos sociais mais amplos que reforçam, no cotidiano escolar, as práticas e ações dos indivíduos que constitui a organização social.

Como exemplo de fatores extraescolares relacionados ao fracasso escolar cita-se ás más condições de vida e subsistência de grande parte da população escolar brasileira. Ou ainda, as péssimas condições econômicas, responsáveis dentre outros pela fome e desnutrição; a falta de moradias adequadas e de saneamento básico; enfim, todo o conjunto de privações com o qual convivem as classes sociais menos privilegiadas do Brasil e que estão direta e indiretamente presentes nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com