TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DO PROFESSOR

Por:   •  25/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  8.217 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

6º SEMESTRE DE PEDAGOGIA

PATRÍCIA ARAÚJO DOS SANTOS – RA 395771
PATRICIA PEREIRA BATISTA TOME – RA 396016

PRÉ-PROJETO

 O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DO PROFESSOR


NAVIRAÍ-MS
2015

[pic 2]

PATRÍCIA ARAÚJO DOS SANTOS – RA 395771
PATRÍCIA PEREIRA BATISTA TOME- RA 396016


PRÉ-PROJETO

 O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DO PROFESSOR

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Anhanguera  como requisito básico para a conclusão do Curso de Pedagogia.

Orientador (a): Mirce Maria Santelli


.

NAVIRAÍ-MS
2015


 

PRÉ- PROJETO: O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DO PROFESSOR

 



PROBLEMA:
Se o lúdico é fundamental e importante porque não é valorizado por todos os professores no ensino da educação infantil?


HIPÓTESE:
Se o lúdico fosse visto por alguns professores com outro olhar dando a ele mais valor e não como desgaste e perda  de tempo  a aprendizagem  se tornaria mais significativa


SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO ..............................................................................6

2.JUSTIFICATIVA.............................................................................8

3.OBJETIVOS.............................................................................,,....9

3.1GERAL.........................................................................................9

3.2ESPECÍFICOS........................................................................ .....9

4.FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA....................................................10

5.METODOLOGIA...........................................................................12

6.CRONOGRAMA...........................................................................13

7.REFERÊNCIAS............................................................................14

6

1 – INTRODUÇÃO

   Globalização e inserção da TICs, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, envolvimento das crianças e adultos, na educação é preciso muita dedicação e criatividade no que se refere ao uso destas na Educação Infantil.

 Quanto as escolas, é preciso preparação  para o  uso das tecnologias, pois seu avanço é visível e influencia  consideravelmente na evolução, e transformação dos hábitos da sociedade contemporânea. Pois que estas envolvem e fascinam diariamente adultos e crianças.

Visto que a escola tem por objetivo formar cidadãos criativos e críticos e capazes de transformar, inventar e construir novos conhecimentos. É necessário repensar o processo de Ensino- aprendizagem  constantemente, melhorando  seus métodos e educação.

 O lúdico torna-se na prática pedagógica  uma ferramenta fundamental, contribuindo para o desenvolvimento psíquico e sócio- afetivo do sujeito. E mesmo que alguns docentes insistam em  que o lúdico é apenas  passatempo, grandes teóricos como Piaget (1975) afirma que (...) A criança que joga desenvolve suas percepções, sua inteligência, tendências à experimentação e seus instintos sociais. Vygotsky,(1991,2010), Almeida(1998), Warllon,(2010) afirmam que o lúdico  além de provocar prazer é um condutor  do aprendizado significativo, e que a criança ao brincar encontra e desperta para a criatividade e interessando por   assuntos diversos e com isso desenvolvendo  o seu cognitivo.

Na Educação Infantil o lúdico é fundamental, pois  age como parte integrante do desenvolvimento da criança, e através das brincadeiras e uso de objetos, estas  imitam os adultos, usam  o imaginário  e sobre a mediação do professor, em meio a descontração  a criança se encontra. O educador através do lúdico o professor poderá trabalhar uma variedade de conteúdos, promovendo a interação entre as disciplinas curriculares. Para Lucena( 2012   ) apud Cória, As brincadeiras usadas na situação escolar podem criar condições para a criança avançar no seu desenvolvimento cognitivo, porém elas precisam ser discutidas e trabalhadas pelo adulto, para que possam tornar um conceito específico

Assim, o uso do lúdico nas brincadeiras e ensinamento dos pequenos é de fundamental importância, pois além de proporcionar momentos agradáveis que dão espaço a criatividade e ao bem estar durante o processo de ensino- aprendizagem são ferramentas  que proporcionam o avanço do desenvolvimento cognitivo.


8

2.JUSTIFICATIVA

Faz parte ao mundo da criança o uso da imaginação, a fantasia e o brincar, e é  através da sua inserção a este mundo lúdico, que ela  se socializa, aprende a tomar decisões e a entender o espírito de grupo e perceber o mundo dos adultos.

Na Educação Infantil faz-se necessário perceber, aceitar e refletir o Lúdico como fundamental e de suma importância para o desenvolvimento físico e psíquico da criança, e na sua aplicação deve ser planejado de maneira eficiente, de forma  valorizada pelo docente, de maneira que o espaço lúdico seja um ambiente fértil e motivador par o processo do ensino- aprendizagem.

Segundo Vygotsky (1991) O brinquedo precisa ser visto como sendo o objeto  com que a criança se  sente  numa zona mais  aproxima   do adulto, e com ele ela se comporta de maneira diferente do habitual de sua idade ou maior do que de fato é na realidade, é como se vise através do foco de uma lente de aumento, ele contém as tendências do desenvolvimento de forma condensada e por ele próprio é uma grande fonte de desenvolvimento.

O repensar a pratica pedagógica é preciso de maneira que  absolva  o  lúdico através do uso das tecnologias  e jogos como ferramentas principais  para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, e proporcionar uma educação sistematizada através do  estimular a imaginação, do  fazer aflorar a fantasia nos momentos de brincadeiras, o que significa a reorganização e planejamento da prática pedagógica do professor.

Portanto, o lúdico não pode ser visto apenas como mera diversão, ou simplesmente como maneira de lazer nas horas do intervalo, ele deve ser uma ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos diversos de maneira que venha gerar a integração para melhor fixar as atividades propostas e até mesmo para o aluno compreender de maneira descontraída os conteúdos das disciplinas curriculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (114.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com