TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.105 Palavras (21 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 21

Unopar – universidade do norte do paraná

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

curso de pedagogia

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Alexânia

2020

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        TEMA        7

2        JUSTIFICATIVA        8

3        PARTICIPANTES        9

4        OBJETIVOS        10

5        PROBLEMATIZAÇÃO        11

6        REFERENCIAL TEÓRICO        12

7        METODOLOGIA        13

8        CRONOGRAMA        14

9        RECURSOS        15

10        AVALIAÇÃO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O projeto de ensino tem como proposito de além de demonstrar a necessidade e importância do uso de métodos lúdicos no processo de alfabetização e em turmas da primeira fase do Ensino Fundamental (parte teórica), como sua aplicação, de modo simples, mas desenvolvido baseado na metodologia lúdica (parte prática). O lúdico se faz muito importante pois possibilita à criança um desenvolvimento célere e conciso nesta etapa de alfabetização.

Nesse sentido o projeto de ensino é baseado na investigação sobre a contribuição do lúdico no ensino e aprendizagem de crianças no período de alfabetização, e esse referencial teórico permitirá o embasamento para seja alcançado o objetivo do projeto de ensino que é proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência, mas especificamente no reconhecimento das letras que compõem o alfabeto.

 Justifica-se por permitir entendimento do processo lúdico na alfabetização, e ainda demonstrar que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita, fazendo com que a criança passe por esta modalidade de maneira prazerosa. O lúdico possibilita à criança um desenvolvimento e envolvimento nesta etapa de alfabetização. A metodologia utilizada foi bibliográfica para levantamento do referencial teórico, qualitativa, explicativa quanto ao que se propõe nas atividades a serem apresentadas. E básica por permitir entendimento da aplicação da metodologia lúdica para alfabetização e prática demonstrando como poderia ser desenvolvida a exemplo do projeto proposto.

O projeto de ensino busca apresentar os benefícios que os professores e os alunos têm a partir da aplicação de uma proposta lúdica no processo de ensino e aprendizagem. De maneira objetiva serão propostas atividades para serem desenvolvidas com alunos da educação infantil, na fase de alfabetização, com atividades lúdicas (jogos e músicas) que permitem a integração, aprendizagem, desenvolvimento de modo prazeroso, porém simples.

Tal abordagem se justifica diante a necessidade de maior atenção na fase de ensino abordada, e o conhecimento das dificuldades e dos benefícios para os alunos e para os professores da aplicação do método lúdico. Para o professor além de entender o que é a ludicidade, é percebê-la na prática, isso é o que propõe esse projeto.

  1. TEMA

O projeto de ensino tem como tema a aplicação de uma metodologia lúdica para alcançar ou proporcionar o início do processo de alfabetização em crianças de 6 anos.  A intenção é demonstrar a importância da ludicidade, com um referencial teórico qualitativo (parte teórica) e a aplicação dessa ludicidade em uma atividade a ser desenvolvida na sala de aula (parte prática).  

O projeto de ensino que tem como foco o início da alfabetização, que com auxílio de atividades lúdicas (jogos com acompanhamentos musicais), permite a aprendizagem da criança de modo prazeroso, dinâmico, leve e com a linguagem voltada para essa fase da criança.

A proposta permite sua reaplicação, ou mesmo sua adaptação a depender do estágio em que se encontram as crianças, pois as crianças na faixa de 6 anos, podem estar na fase de reconhecimento de letras, silabas ou ainda lendo, daí a importância de uma proposta adaptável.

  1. JUSTIFICATIVA

A parte teórica do projeto de ensino é composta pela demonstração de que a presença do lúdico na fase de alfabetização tem sido objeto de muitas investigações no campo educacional dada a sua importância no desenvolvimento da criança. A brincadeira é compreendida como situação imaginária criada pelo contato da criança com a realidade social. Por meio dela a criança recria aquilo que sabe de forma espontânea e imaginativa. Nessa perspectiva a brincadeira dentro da sala de aula tem importância significativa no processo de ensino e aprendizagem (LOPES, 2006).

Sabe-se que a brincadeira faz parte do dia a dia da criança. É por meio dela que a criança aprende, demonstra os seus sentimentos e suas vontades. A brincadeira é a principal atividade que responde as necessidades infantis, que permite o descobrir a si mesma e ao mundo, é ainda por meio da brincadeira que a criança cria o seu mundo imaginário e que posteriormente será reproduzido no âmbito real.

O brincar é importante para a criança, pois é através de atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) que a criança interage consigo e com o outro, constrói normas para si e para o outro, cria e recria a cada nova brincadeira o mundo que a cera e, consequentemente, aprende.  Aprendizado esse construído com experiências efetivas que estabelecem relações mútuas com o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com