TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MENINO E A CAIXA

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO EM GRUPO - TG

Alunos (s):

GILBERTO GOMES FERNANDES                 RA 1721779

MAURO LEITE SOARES                                    RA 1726092

POLO

ALTÔNIA

2017

  1. APRESENTAÇÃO

Hoje mais do que nunca Precisamos fazer uma reflexão, acerca dos desafios, que nos são colocados pela sociedade em que estamos inseridos. Enquanto professores no ambiente de sala de aula, de que maneira podemos fazer inferência a questão da diversidade; ou seja o ponto de partida em que teremos que trilhar rumo as transformações conceituais que estão acontecendo no ambiente de ensino, a saber a escola. De que maneira poderemos garantir uma educação que alcance a todos indistintamente, por meio de uma aprendizagem clara e que leve os nossos alunos a terem prazer de freqüentarem a escola bem como seu sucesso no âmbito do saber.  

  1. A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL

Desde a organização da sociedade, no inicio da civilização humana; a diversidade existiu. No entanto foi somente ao final do século XX que as pessoas se deram conta desta especificidade; ou seja chegou a seguinte conclusão: Os seres humanos de fato não são iguais.

Diante deste contexto podemos ver que a escola como um todo é composta por alunos de diversos seguimentos sociais, políticos, econômicos, religioso e étnico. E diante dessa realidade, a escola com o decorrer do tempo vem enfrentando grandes dificuldades para atender esta diversidade; pois há ainda em seu bojo de concepções e práticas pedagógicas que crêem no processo de aprendizagem homogeneizado e com isso desconsidera a diversidade entre as pessoas.

Precisamos mais do que nunca que o aluno deste século, tenha a necessidade de desenvolver de maneira mais ampla; o processo de ensino e aprendizagem precisa ser levado em conta, aspectos cognitivos, afetivo, sociocultural. Considerando que uma possível solução para um determinado tipo de problema não se dá em suas experiências escolares, mas principalmente na interação do mesmo com o ambiente e com as suasexperiências pessoais; mas também no ambiente em que esteja inserido – a saber sua cultura.

A construção do conhecimento na educação deve ocorrer de maneira coletiva e estar voltada para questões que contemplem as diferenças concernentes a diversidade humana onde  a escola esta inserida, e  para isso se faz necessário refletir algumas questões como: etnia, raça, gênero, classe, sexo, dando valor as diferenças que os grupos trazem para a sala de aula,  assim fazendo o ensino e a aprendizagem; o que infelizmente tem passado despercebido ou ignorado por muitos educadores.

  1. DIVERSIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR PÚBLICO

São muitos os desafios que precisam enfrentados pelas escolas como um todo, mas principalmente as escolas públicas. E diante dos mesmos cabe tanta a escola como aos professores se preocuparem com os novos rumos quando o assunto é ensino aprendizagem. Nos dois pontos diante de todos outros que poderia citar, irei refletir a respeito das diversidades que são muito fortes e que podemos encontrar na escola e que são desafios para a ação docente.

  1. Diversidades ligadas ao contexto religioso

É preciso saber respeitar à diversidade e os valores de cada pessoa, independente de qual credo ela professe, tendo consciência que no decorrer da historia todos deixaram um legado de contribuição para a sociedade. A escola precisa saber como lidar com as diferenças, sem com isso buscar uma em detrimento da outra.

A Escola precisar saber valorizar os costumes religiosos, tendo-os como algo de valor cultural e histórico, buscando compreender os valores, princípios, mas também as diferenças existentes entre os mesmos tendo em vista a compreensão de mundo no qual estejam inseridos. E para isso o professor precisa trabalhar com os alunos princípios de respeito, tolerância, reciprocidade diante das diversidades em que seus alunos estejam no que se refere a diversidade religiosa. E para isso ele pode se valer das aulas ligadas ao ensino religioso ou de qualquer outra área de conhecimento que ele julgar necessário, buscando dialogar com seus alunos os tipos de expressões religiosas existentes hoje em dia, buscando dessa forma respeitar o direito livre de culto que todos possuem, mas também refletir quando o assunto é a intolerância religiosa.

A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) em seu art.XVIII:

Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente em público ou particular. (NAÇÕES UNIDAS, 1948).

A própria Constituição Brasileira (1988) em seu art. 5º, inciso VI diz:

“É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, à proteção aos locais de culto e suas liturgias” (BRASIL, 1988, p.5).

É preciso cuidar para que não insurja dentro da escola nenhum tipo de discriminação no que diz respeito a diversidade religiosa, buscando sempre manter equilíbrio em tudo, uma vez que estamos buscando uma educação de excelência. Esse sem sombra de dúvidas é um grande desafio a escola contemporânea refletir a respeito dessa diversidade tão presente em nossa cultura.

A escola de maneira geral precisa saber trabalhar quando se trata a respeito dos tipos de cultura religiosa, buscando destruir topo tipo de preconceito, dando liberdade de expressão para que sejam ouvidos e respeitados diante daquilo que crêem. É preciso que assumamos uma postura de respeito pelas pessoas independente de crenças ou religião, pois cada um é livre para expressar sua fé como assim o deseja, muitas vezes não concordamos com a prática ou a crença, mais nunca devemos desrespeitar o individuo.

  1. Diversidades relacionadas a questão de Gênero

Estamos inseridos numa sociedade pluralista, onde o respeito as pessoas bem como o direito de expressão precisam ser considerados. E nesse ínterim cabe a escola ser a mediadora, onde essa liberdade seja assegurada a todos.

Quando o assunto é relacionado a questão de gênero, rapidamente pensamos em se tratar de pessoas dos sexos masculino e feminino. Onde normalmente a mulher sempre é desvalorizada. Pois isso se vê no decorrer da história humana. Vemos isso ocorrendo em diversos âmbitos, por exemplo:O Mercado de trabalho, a política, economia,etc., onde o homem sempre é privilegiado assumindo na maioria das vezes a liderança, onde o mesmo sempre tem o salário maior que a mulher, mesmo que essa exerça a mesma função do homem. Mas o que observamos é que a mulher normalmente é vista apenas como alguém com a responsabilidade de cuidar dos filhos e das atividades do lar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com