TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO

Por:   •  4/1/2023  •  Projeto de pesquisa  •  6.096 Palavras (25 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

TAYZA MABYARA XAVIER LOPES PEREIRA

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO

AMAMBAI-MS

2022

[pic 2]

TAYZA MABYARA XAVIER LOPES PEREIRA

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO

[pic 3]

AMAMBAI-MS

2022

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO

Tayza Mabyara Xavier Lopes Pereira [1] 

Declaro que sou autora¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO:

Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre a qualificação e preparação do professor, considera o papel e a atuação dele e a importância de sua preparação, identificando habilidades e competências necessárias para atuar em sala de aula com Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva.  Apresentando considerações sobre a educação Especial e inclusão, um breve histórico sobre a Legislação da Educação Especial e Inclusão, destacando a importância da formação continuada, o uso adequado e necessário das Tecnologias Assistivas, a importância da valorização e do trabalho da educação junto com as famílias, destacando o comprometimento do professor ao desenvolvimento máximo do aluno. Há experiências positivas no ensino colaborativo, no trabalho com consultorias e na formação continuada dos professores, como estratégias para no desenvolvimento de ações para o ensino na Educação Especial. O professor de AEE exerce distintas atribuições e deve oportunizar situações que contemplem desafios, aprendizados e relacionamentos sociais, mantendo-se atualizado, buscando cursos e especializações e estar conectado as novas realidades, considerando os contextos social, político, econômico e cultural. A pesquisa contém referências teóricas e fontes bibliográficas de obras, artigos e publicações que abordam a temática, a pesquisa se classifica como básica, gerando conhecimento para avanço científico, com informações e conceitos importantes na qualificação profissional.

PALAVRAS-CHAVE: Professor. Educação. Especial. Inclusão.

[1] Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera Uniderp, Cursando Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Paulista, e-mail: tayzamabyara@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre a qualificação e preparação do professor que atua em sala de aula com Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva. A pesquisa contém referências teóricas e fontes bibliográficas de obras, artigos e publicações que abordam a temática, a pesquisa se classifica como básica, gerando conhecimento para avanço científico, com informações e conceitos importantes na qualificação profissional para atuar na Educação Especial e Inclusiva.

A pesquisa considera a importância da preparação do professor de educação especial e inclusiva através da formação continuada, com a qual se desenvolve profissionalmente e se prepara para distintas situações que possa vivenciar em sala de aula, e considera também, se a formação continuada contribui no fazer pedagógico, gerando novos conhecimentos ou novos fazeres. Este trabalho apresenta considerações sobre as dificuldades e avanços identificados quanto ao ensino inclusivo, e os desafios no fazer pedagógico que serão determinantes às intervenções que o professor precisará fazer no seu dia a dia escolar.

 A pesquisa destaca a função e o importante papel que desempenha o professor no espaço escolar, na educação especial e inclusiva, conhecendo as especificações do trabalho no exercício da profissão, e buscando refletir sobre seu desempenho na escola. Este trabalho oferece esclarecimentos e instruções, porque o professor que atua na escola com alunos com necessidades educacionais especiais, pode e encontra situações diversas e além da formação e capacitação, ele precisa de uma rica bagagem de conhecimentos e informações para o atendimento educacional especializado de qualidade.

 Para o professor de educação especial e inclusiva podem-se identificar habilidades e competências necessárias, visto que, desempenha um papel fundamental na inclusão escolar porque atua como um agente de mediação dos processos de desenvolvimento e das aprendizagens que dos alunos. Os professores desempenham este papel analisando sempre as subjetividades, particularidades dos alunos, considerando também, o contexto das situações distintas, estimulando o aluno ao máximo a capacidade do seu desenvolvimento.

  1. DESENVOLVIMENTO

Sobre a importância e o papel do professor na educação inclusiva Prodanov & Freitas (2013) consideram que toda pesquisa se baseia em uma teoria e serve como ponto de partida para a investigação. A pesquisa bibliográfica tem como principal objetivo “[...] desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores” (GIL, 2011, p. 27).

Segundo Richardson (1999, p. 80) “(...) os estudos que utilizam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação entre curtas variáveis, compreender e classificar os processos dinâmicos vividos por grupos sociais (...)”. Esta pesquisa tem caráter bibliográfico e considera conteúdos e conceitos com relevante importância quanto as questões propostas. Entretanto, a pesquisa se classifica também como descritiva por relatar a importância do Professor no processo de inclusão e no aprimoramento da profissão e o desenvolvimento dos alunos. E estas pesquisas permitem compreender a importância e os desafios do professor diante da Educação Especial e Inclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com