TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  6/6/2022  •  Artigo  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 18

O PAPEL DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

                                                                                      

             

                                                                

RESUMO:

        A formação dos professores sofreu mudanças com a nova LDB- Lei de Diretrizes e Bases havia duas modalidades de formação para professores: a do magistério em nível de segundo grau e a atual licenciatura no curso superior. Com a LDB essas modalidades foram ampliadas, é possível formar professores em nível médio para atuar na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. O presente artigo aborda a prática do professor e colocar duas visões a de Piaget e Maria Montessori as quais são parecidas às ideias de focar na criança, e o professor ser apenas mediador e outros temas como o professor e sua profissão, e o seu papel no ensino/aprendizagem.  

PALAVRAS CHAVE: PROFESSOR - APRENDIZAGEM - SOCIEDADE                          

                                                                                                     

        

_______________________________

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo ressaltar o papel do professor no processo ensino/aprendizagem como mediador e gerenciador do conhecimento, e não no papel de transmissor de informações.

         Os conteúdos ministrados em sala de aula devem ser avaliados, considerando-se a experiência de vida do aluno e seu conhecimento de mundo. Através da revisão de alguns autores, mostra-se como o professor deve exercer sua prática educativa e como ele deve acreditar e sentir prazer no que faz. O professor tem o poder de animar, despertar nas pessoas e encoraja-las a viver e fazer mudanças. Hoje deve se haver muito incentivo para a Formação do Professor, pois precisamos de ótimos profissionais, já que ele convive com pessoas durante o serviço todo. Com as mudanças na forma de aprender o professor como mediador de conhecimentos deve se preparar para novos desafios que são inúmeros. Na citação abaixo as palavras do autor Paulo Freire, o importante na formação dos professores é o pensar sobre a sua atuação na área da educação. ” Por isso é que na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. (FREIRE, 2001 p.43).                                                                        Pretende-se identificar as características da atuação docente baseados em pesquisas e livros. O artigo busca apresentar os aspectos normativos e as características a respeito da profissionalização; a relação entre a formação e a profissionalização e o pensar dos autores Montessori e Piaget.

        

1. O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO/APRENDIZAGEM

        No momento que estamos passando por varias transformações na sociedade o professor não deve ser somente o transmissor de informação onde os alunos decoram o conteúdo e depois é feita a avaliação, ele dever expor, indagar, utilizar de outros meios que o aluno interaja com o assunto discutido.         O pensamento que só a aplicação de nota é o importante esta totalmente errada, o aluno precisa compreender o que está aprendendo adquirir interesse e vontade de seguir estudando e assim desenvolvendo seu cognitivo.                                                 O professor como mediador precisa conhecer também seu aluno e o mundo em que convive para ambos se acertar melhor, e ocorrer a interação aluno-professor e professor-aluno e juntos produzir um conhecimento maior. E o professor poderá adaptar suas atividades conforme as necessidades deles e conhecendo o interior de cada um criar métodos de compreensão para a turma. Não se pode imaginar o mundo sem os educadores, pois eles não formam somente conhecimento critico, mas pessoas para o mundo onde serão o futuro, mexendo com seu modo de trabalhar, pensar e agir.                                                                                    No artigo 13 da LDB citado nos PCNs (Ensino Médio, p.42), que tem como titulo “Da Organização da Educação Nacional”, trata-se sobre as funções do professor:

I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III. Zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV. Estabelecer estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento;

V. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

VI. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.                                                                                                O papel do professor segundo a LDB, é que aluno o educador quer formar sempre priorizando o aluno, buscando meios para a aprendizagem daqueles que apresentam dificuldade. As reformas educacionais propostas e colocadas em prática no Brasil enfatizam os meios, recorrendo a recursos da tecnologia educacional e por atribuir os fins da educação às necessidades da produção e do desenvolvimento econômico do país. Nesse sentido, o professor aparece como um técnico, aplicador de regras, planos e normas concebidas por especialistas e não é ouvido nem considerado com relação às mudanças possíveis no seu campo de trabalho, e muitas vezes culpado pelo fracasso da escola e do sistema.

1.1 O PROFESSOR E A SUA PROFISSAO                                                        A palavra profissão é usada para descrever as formações sociais de trabalho, o professor deve ser considerado um profissional, pois faz parte da classe trabalhista que lutou por seus direitos antigamente. Hoje para muitas crianças as professoras são consideradas segunda mãe e a escola o segundo lar, e isso não é bom ele deve ser visto como profissional, criar sua identidade dentro de cada sala, mas isso ocorre pela posição que a profissão ocupa no nível social, recebem salários baixos, não sendo valorizado pela sociedade, e má formação profissional. Para Rubem Alves, há uma distinção entre professor e educador, ao afirmar que, “professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação. E toda uma vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança”.        O professor cada vez é mais cobrado, e criticado então é necessário dedicação, se atualizar, buscar nas teorias novas ideias para crescer no plano profissional. Aí devemos falar da formação continuada do professor também ela deve ser construída gradativamente, e ficarem atualizados para elaborarem planejamentos melhores e saber resolver problemas que surgem ao longo do dia.  A profissão não exige somente o seu desenvolvimento cognitivo, mas suas habilidades socioemocionais para haver uma atuação realizadora, se orgulhar do que fazer e transmitir amor criando um vínculo com seus alunos. Não importa em qual área atua se é na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou Médio, o educador deve reconhecer seu aluno e sua vida.                                                                 No momento que estamos aprofundando o conhecimento, o conceito de profissional deve estar associado a sua competência, uma ação cientifica que adapte tarefas no seu campo de atuação. O professor ao agir pode fazer a exposição dos conteúdos de forma discursiva, buscando estimular o aluno com situações problemas onde  ele tem que resolver.                                                Cabe também ao aluno se esforçar para a construção do planejamento, havendo assim uma competência por parte dele. E a competência pode ser vista pelos esquemas mentais, pensamento, avaliação e ação, que faz com que o aluno tenha eficaz nas situações que aparecem. Definir um conjunto de competências para atuação profissional é uma ajuda para melhorar a qualificação dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (222 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com