TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PINOQUIO AS AVESSA

Por:   •  14/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade paulista – UNIP

AKEMI SUGUIMOTO KAPPS RA: C59DAD0

ANDRESSA RA: C4457E3

BIANCA SIMÕES DO ESPÍRITO SANTO RA: C637297

ERIKA NOVAIS ALMEIDA RA: C363II7

JOSEFA ROSICLEIDE FERREIRA DA SILVA RA: C6603G9

RAFAELA DA COSTA FRANÇA RA: D5323D6

THAYS HELENA DOS SANTOS COSTA RA: C653640

AS ABORDAGENS DE ENSINO NO LIVRO PINOQUIO ÀS AVESSAS

SÃO PAULO, SP

2015


Introdução

Esse trabalho trata das diferentes abordagens estudadas em sala, tradicional, comportamental e humanista e como se encontram no livro Pinóquio às avessas.

O livro é uma intertextualidade com a história do Pinóquio, um boneco de madeira, fantoche, que só se torna um menino de verdade ao passar pela escola. Enquanto Pinóquio às avessas é sobre um garoto de verdade, Felipe, um menino curioso , que questionava sobre diversos assuntos, ao passar pela escola transformasse em um fantoche, um adulto moldado.

No livro é possível perceber que sua escola é tradicional e que embora o menino aprenda, o mesmo se torna um adulto infeliz. Já a abordagem comportamental é mostrada pelo pai de Felipe que mostra benefícios, reforços positivos em estudar, como passar no vestibular, se formar, arrumar um bom trabalho, ser alguém na vida. E reforços negativos como não conseguir emprego e acabar com orelhas e rabo de burro, como Pinóquio. A abordagem humanista é vista nos sonhos de Felipe, a forma como ele gostaria de aprender, respeitando seus interesses.

Abordagem Tradicional

A abordagem Tradicional utiliza uma prática educacional que persiste no tempo, de diferentes formas, e que serve de referencial para todas as demais abordagens que surgem após.

Nesta abordagem, o adulto é considerado como um ser pronto e o aluno um adulto em miniatura que precisa ser atualizado. Por tanto o ensino em todas as suas formas, é centrado na figura do professor que é visto como um transmissor de conteúdo, a quem compete informar e conduzir, seus alunos em direção a objetivos definidos pela escola e pela sociedade.

Os alunos são receptores passivos e são comparados a tábulas rasas onde são impressas os conhecimentos consideráveis importantes e úteis para ele. Tudo é voltado ao externo do aluno, programas, disciplinas e professor.

O conhecimento deve ser memorizado e a educação é dada com modelos, transformando assim a escola em fábrica e a educação em produto. O ensino é caracterizado pela quantidade e variedade de conceitos e não com o pensamento reflexivo.  

Conforme estudado no livro "Ensino as Abordagens do Processo" (Maria da Graça Nicoletti Mizukami) foi detectado que a "Escola" é a detentora da Abordagem Tradicional, pois foi visto que Felipe recebe o conhecimento através do professor.

    -”Ao vir à escola, vi um pássaro azul que come mamão, mas não sei nome dele. A senhora que ensina nomes, poderia me dizer qual é o nome dele? - disse Felipe”.

“A professora disse - Agora não é hora de pensar em pássaros, na aula de português temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.”

Essa parte do texto deixa claro que os alunos devem seguir aquilo que lhe é imposto pelo professor, como conteúdos e informações que deverão ser adquiridos conforme o planejamento da escola.

  A questão de que Felipe deveria estudar somente o que lhe era imposto, o que estava no programa, se mostra cada vez mais presente no livro.

 “- O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo (...). Todas as crianças no mesmo tempo. Na mesma velocidade”.

 Felipe era ensinado a obedecer sem entender o porquê. Tinha que executar apenas o que lhe era mandado ou permitido

Abordagem Comportamental

Essa abordagem se caracteriza pelo primado do objeto. O conhecimento é uma descoberta e é nova para o individuo que o faz. (Mizukami, 1986)

A abordagem comportamentalista prepara o aluno para a sociedade, utilizando o empirismo, fazendo o aluno aprender devido à experiência e por contingência. A educação deverá transmitir conhecimento e informações, o aluno aprende o que a escola transmite, o ensino é voltado para a competência.

Ao professor compete o planejamento e o desenvolvimento do sistema ensino-aprendizagem, analisar o comportamento do aluno e seu próprio para manter o controle, sendo um engenheiro do comportamento, moldando seus alunos individualmente para que mais alunos aprendam o máximo possível.

Nesta abordagem, o aluno é moldado para inserir-se na sociedade em que vive, pois o homem é considerado consequência do meio, e seus sonhos e emoções não são considerados relevantes, mas podem ser levados em consideração, pois a escola insere comportamentos e modifica os antigos, insere o conhecimento tendo como base a experiência.

A educação visa promover mudanças à base de controle, para que com o tempo o aluno estruture suas próprias contingencias e modifique seu comportamento a fim de conquistar o que deseja. Quanto maior o controle, maior a responsabilidade do individuo.

O conhecimento que Felipe já tinha não era “adequado”, era necessário que ele tivesse um conhecimento profissional, reconhecido pelo mercado de trabalho.

No livro “Pinóquio às avessas” encontramos referência a esse modelo quando Felipe cita:

   --Eu sei tantas coisas! Sei o nome dos passarinhos, sei jogar gude, sei nadar, sei empinar pipa, sei fazer limonada, sei subir em arvore, sei montar quebra cabeça, sei descascar laranja, sei dar laço no meu tênis, sei contar estórias sei regar o jardim...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com