TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO

Por:   •  5/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.433 Palavras (18 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

[pic 3][pic 4]

O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).

Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Explique o que você entende por planejar e apresente as etapas que se deve seguir, explicando-as.

R- É necessário você planejar para sabermos quais recursos e esforços terão que direcionar para este trabalho. Com ele você consegue chegar à conclusões como: se tenho ou não tenho condições de ir em frente para realizar o meu trabalho, se é isso realmente o que eu quero?. E se é isso que eu pensei, e se está como pensei.
Etapas: caracterização inicial ( filosofia, problema).
Produção de informações: levantamento de dados - pesquisas/estudos.
Análise diagnóstica: reflexão sobre os problemas, suas causas e informações obtidas para soluciona-los.

  1. Descreva a finalidade de um projeto para a escola. Relate e explique todas as etapas que compõem o projeto.

R- O projeto é uma atividade onde se faz reflexões sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento.
• Justificativa: na justificativa são descritas a fundamentação teórica e a importância do projeto em função dos problemas apontados no diagnóstico;
• Objetivos: são resultados que se pretendem alcançar em determinado tempo, previsto no plano ou projeto.
• Estratégias ou metodologias: estes itens indicam o que, com que e como fazer para alcançar os objetivos e as metas previstas.
• Recursos: todo processo necessita de recursos. Neste item são especificados recursos humanos, físicos, materiais que serão utilizados entre outros.
• Avaliação do projeto: neste passo é pensado e são detalhados os procedimentos e as ferramentas para saber como vamos verificar se o que foi visto, será executado e alcançado ou não. 
Seguindo essas etapas será concluído um bom planejamento, e assim poderá desenvolver uma aula de boa qualidade alcançando seus respectivos objetivos.

  1. O que é diagnóstico e qual a sua importância no processo de planejamento?

R- O diagnóstico é a primeira etapa para começar um planejamento. É o início do processo onde imaginamos uma realidade, com uma melhor eficaz.
• Caracterização inicial: é o conhecimento de realidade da organização como um todo e também de seu entorno.
• Produção de informações: É a busca de dados e informações para confirmar as hipóteses das causas dos problemas levantados na caracterização inicial. Pode ser feito através de observações e pesquisas na própria organização ou através de estudos em referências como: livros, revistas, internet, entre outras.
• Análise diagnóstica: é a reflexão sobre os problemas obtidos para que possamos soluciona-lo.

  1. Apresente a importância de se trabalhar em equipe e da participação coletiva, no processo de planejamento.

R- É muito importante para que todos possam contribuir com seus conhecimentos, ideias e emoções, que serão somadas a necessidades e realidade escolar e social do local no qual a instituição está inserida.

  1. Faça a leitura do texto a seguir: “O Planejamento do Trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de Respostas”. e resuma em 10 linha as principais ideias.   http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p044-053_c.pdf

R-

  1. Como deve ser a avaliação do projeto?  Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

R- Deve ser observado se cada etapa, tarefa, e atividades estão sendo devidamente executadas, e se não há perda de tempo, de recursos e de material; se as metas estão cumpridas. A avaliação tem como objetivo favorecer um projeto de maior eficácia e qualidade, avaliando o antes e o depois.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

  1. Leia o texto de Rita Foelker no link abaixo e argumente sobre a importância dos itens citados: Reunião de planejamento; Avaliação do período anterior; Definição dos objetivos; Planejamento das ações; e Reuniões de avaliação.

Disponível em: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/1_0745.pdf 

R-

  1. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

R- Devemos fazer uma profunda análise da situação atual da escola, observando todas as suas dimensões e estrutura física, equipamentos, corpo docente, trabalho pedagógico, gestão, comunidade, qualidade de educação, processos de formação dos estudantes.
Para possibilitar conhecimentos sobre a realidade de um determinado contexto, se torna um instrumento muito importante no planejamento de mudanças, na medida em que pode nos ajudar a identificar os pontos fortes e os frágeis, em cada realidade institucional e a ver as alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os objetos a ser alcançado. E é através do diagnóstico que podemos ajudar a identificar problemas em cada realidade institucional e a ver alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os objetivos pretendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (365.3 Kb)   docx (111.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com