TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER SIMBÓLICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Por:   •  11/8/2019  •  Artigo  •  8.124 Palavras (33 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 33

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO, DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY

NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS

DILMAR GARCIA DE MEDEIROS

O PODER SIMBÓLICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

NATAL/RN

2016

DILMAR GARCIA DE MEDEIROS[pic 2]

O PODER SIMBÓLICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico - apresentado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Especialista em Gestão de Processos Educacionais.

Orientador(a): Prof. Dr. José Paulino Filho

NATAL/RN

2016

[pic 3]

DILMAR GARCIA DE MEDEIROS

O PODER SIMBÓLICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão de Processos Educacionais, analisado e aprovado pela Banca Examinadora formada pelos professores:

_________________________________________________________________

Orientador(a): Prof. Dr. José Paulino Filho- IFESP

___________________________________________________________________

Prof (a) ...-IFESP

__________________________________________________________________

Prof (a)... – IFESP

Natal, _______ de ________________ de ________.

        O PODER SIMBÓLICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA[1]

Dilmar Garcia de Medeiros[2]

Prof. Dr. José Paulino Filho[3]

RESUMO: O presente artigo traz reflexões acerca da gestão democrática em seu exercício e prática pela ótica da simbologia no sentido de pensar a prática gestora por meio do diálogo e dos desafios que se colocam como mediadores do exercício da gestão educacional. Retrata a evolução da gestão escolar quanto as mudanças que enfatizam as questões práticas que determinam a ação educativa no que se refere a constituição social das perspectivas formativas que implicam diretamente no exercício de uma nova postura de gerir do gestor. Apresenta os desafios impostos a ação gestora quanto ao cumprimento dos objetivos de tornar significativa a ação dialógica. A nova situação do gestor também é destacada, constituindo reflexões acerca do papel e função deste profissional na escola, no intuito de desenvolver um trabalho integrado com os preceitos da atualidade primando pela ética e pela formação de valores na constituição de uma comunidade escolar consciente de sua função social. Ressalta a importância mediadora da gestão democrática junto ao Conselho Escolar para o alcance da conquista da autonomia e da capacidade de ouvir, compartilhar e dialogar como fortes elementos para o alcance dos objetivos de instituir uma educação compromissada com a formação de uma comunidade escolar que trabalha em busca do cumprimento de seu papel formativo.

Palavras – chave: Gestão Democrática. Desafios. Poder Simbólico. Diálogo.

ABSTRACT: This article presents reflections on the democratic management in exercise and practice from the perspective of symbolism in the sense of thinking about management practice through dialogue and the challenges facing mediators as the exercise of educational management. The evolution of school management as the changes that emphasize the practical issues that determine the educational action as regards the social constitution of training perspectives that directly affect the exercise of a new approach to manage the manager. It presents challenges to managing action in meeting the goals of making significant dialogical action. The new situation of the manager is also highlighted, making reflections on the role and function of this professional school, in order to develop an integrated work with the precepts of our time emphasizing the ethics and the formation of values ​​in the formation of a conscious school community of their social role. Emphasizes the mediator importance of democratic management by the School Board to achieve the conquest of autonomy and ability to listen, share and dialogue as strong elements to achieve the objectives of establishing a committed education with the formation of a school community working in pursuit of fulfilling its educational role.

Key - words: Democratic Management. Challenges. Symbolic power. Dialogue.

1 INTRODUÇÃO

As questões voltadas ao tema da gestão democrática têm suscitado nas últimas décadas discussões e estudos que buscam conceituar numa nova perspectiva, o poder atribuído às escolas quanto a sua organização, sistematização e funcionamento. As relações de poder e seus atores evidenciam mudanças que implicam na configuração das demandas que se expressam no dia-a-dia da escola. Pensar em poder, compreender seus limites e possibilidades de avanço são questões que inquietam os educadores quanto a compor e tornar claro o que é a escola, como funciona e qual o seu papel na sociedade.

É preciso compreender os processos que permitiram a evolução da gestão nas escolas. Identificar a importância da ação gestora para a efetivação de um trabalho significativo que promova à mudança e que agregue os profissionais em busca do cumprimento dos objetivos designados a escola.  Como também questionar-se acerca do efetivo poder da escola refletindo: o que é autonomia para a escola? Que liberdade promove a gestão democrática no que se refere as ações que objetivam a organização da escola como espaço de discussões e tomada de ações por meio da coletividade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com