TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DO ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  24/8/2020  •  Abstract  •  4.221 Palavras (17 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 17

        [pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR

Maria Cleci da Costa Alexandre

PROJETO DO ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Encruzilhada do Sul

2016

Maria Cleci da Costa Alexandre[pic 2]

PROJETO DO ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Projeto de Pesquisa realizado para fins de aprovação, para a disciplina de Estágio na Gestão Educacional, como parte das exigências do Curso de Pedagogia, sob orientação dos Professora Luci Elaine Krämer Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Encruzilhada do Sul

2016

SUMÁRIO[pic 3]

[pic 4]

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................

2 O QUE É GESTÃO ESCOLAR?.................................................................................

2.1 Histórico da Gestão................................................................................................

2.2 Tipos de Gestão......................................................................................................

3 ATRIBUIÇÕES DOS GESTORES  ESCOLARES..............................................

1 INTRODUÇÃO

A metodologia utilizada para a realização deste projeto foi a pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico sobre o tema em livros dos seguintes autores (LIBANEO, 2004; 2008 LUCK, 1998; 2002, 2006; 2008, PARO, 2002, 2006; MARTINS; 2010 ).

Assim o referencial teórico foi organizado a partir de análises de conteúdos relevantes para o estudo. O tratamento dos dados da pesquisa bibliográfica foi avaliado à luz dos teóricos que trabalham os conceitos utilizados.

As observações e acompanhamento das atividades do O estágio de gestão escolar estão sendo realizados na  EMEF Machado de Assis, localizada na Rua Zeferino Pereira Luz, número 2109, bairro Alto da Rondinha, que,  por motivo do prédio deste endereço estar condenado, a escola está funcionando atualmente na Rua Felipe Noronha, número 480, centro, contando com um efetivo de 34 professores onde atendem 230 alunos, sendo desde pré-escola ao nono ano. Sua equipe diretiva conta como diretora Nayara Rael Nunes da Silveira e vices Anaurelino José Vieira Neto e José Ronaldo Kapczynski, sendo supervisoras Adriana Costa Borba e Vanderléa Rodrigues Machado. A escola ainda possui serviço de psicopedagogia com sob a responsabilidade de Eloisa Rosa da Silva e serviços gerais com Flávia Maria Borba da Silva e Magda Kramer Racki. A escola possui projeto político-pedagógico que tem validade por dois anos e é construído com a participação de todos, se necessário, são feitas alterações no decorrer desse período.

Este trabalho teve como objetivo discutir e entender a atuação da gestão  escolar  dentro da  escola, estudando  alguns tipos de concepções de gestão e o papel do gestor e sua equipe. Com isso, foram analisadas  diferentes teorias e comparadas com o que era feito em décadas anteriores. Dentro deste contexto foi possível verificar o quanto é fundamental o papel de um diretor e de sua equipe diretiva dentro de uma instituição de ensino, assim como o tipo de gestão aplicada influencia no funcionamento da escola, bem como no objetivo principal que cada escola deve ter que é a aprendizagem de seus educandos. Pois Ficou claro que onde a organização educacional não possui uma gestão com a participação de todos os segmentos, esta mesma não alcançará êxito nos objetivos propostos, porém onde haver houver uma gestão compromissada com o aprendizado do aluno e com o bom andamento da instituição, com projetos políticos-pedagógicos e autonomia para resolver possíveis problemas que surgem de maneira democrática e efetiva.

Esta última frase, que se constitui depoimento de apreciação não deve constar aqui, mas sim nas considerações finais do relatório, após terminadas as observações e o acompanhamento das atividades da gestão escolar.

2 O QUE É GESTÃO ESCOLAR?

Gestão escolar é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas para a implementação de seu projeto político-pedagógico e compromissado com os princípios da democracia e com os métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo (soluções próprias, no âmbito de suas competências), de participação e compartilhamento (tomada de decisões conjunta e efetivação de resultados) e auto-controle (acompanhamento e avaliação com retorno de informações).

De acordo com LUCK (2008, p.???):

...a lógica da gestão é orientada pelos princípios democráticos e é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação, organização e planejamento de seu trabalho e articulação das várias dimensões e dos vários desdobramentos de seu processo de implementação (2008).

 

A gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação em educação, que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio-educacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem dos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade complexa, globalizada e da economia centrada no conhecimento. Conforme diz Libâneo (ano???), a cultura organizacional da escola remete à cultura local, onde as escolas estão inseridas, pois os alunos possuem características sociais e culturais diferentes, assim como os professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com