TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO – GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

PEDAGOGIA[pic 1]

GLEICE KELE FREITAS DE MACEDO   RGM: 16965230

PROJETO DE INTERVENÇÃO – GESTÃO EDUCACIONAL

TUTORA: KELLY CRISTINA COUTINHO

          A família é berço da educação. A escola e a família devem estar unidas com o intuito de buscar alternativas para as crianças terem sucesso na aprendizagem. A gestão deve encontrar formas de atrair os pais para a escola e os pais devem ter o interesse e essa consciência de sua responsabilidade, formando assim uma parceria em busca de uma escola democrática em que a participação de todos faça a diferença no processo da formação e cidadania dos filhos/alunos.

          Entendo que nem a família nem a escola deve ter suas responsabilidades divididas, deve haver uma parceria com o intuito de beneficiarem-se mutuamente, cada uma desenvolvendo seu papel com seriedade para atingirem seus objetivos.

          A gestão escolar será bem sucedida quando exercida de uma forma democrática compartilhada. Tendo isso como base, penso que o trabalho em equipe e com a participação dos pais nas atividades escolares, terão mais chances de darem certo no resultado final de aprendizagem do aluno.

          Se a escola e os pais conseguirem trabalhar dessa forma, dará para perceber com mais facilidade os reais motivos do sucesso ou insucesso de seus filhos em sua aprendizagem, e por outro lado os profissionais da educação, deverá estar abertos ao diálogo com a família, permitindo total participação e atuação na escola, aceitando opiniões e ouvindo críticas sempre que necessárias.

          Já a relação entre diretor e professores, digo que cabe à direção buscar a excelência na gestão de professores, pois, com professores motivados, ganhos significativos no desempenho acadêmico dos alunos serão percebidos. Devem oferecer auxílio ao professor em relação às dificuldades percebidas na condução das aulas. Deve estimular a capacitação e qualificação dos professores, manter uma boa relação com eles, e investir em reuniões bem planejadas, pois a reunião é uma excelente oportunidade para que o corpo docente, a coordenação pedagógica e a direção discutam estratégias educacionais, medidas disciplinares, remanejamento de alunos, entre outras diversas pautas. Dessa forma, é possível realizar a troca de informações e o cruzamento de diferentes perspectivas acerca dos desafios e das necessidades da instituição. Além disso, o trabalho interdisciplinar sempre tem um impacto muito positivo no processo educacional. Quando os professores têm uma boa relação entre si, esses processos fluem com mais naturalidade.

          No âmbito escolar, pais, professores, alunos, gestores, zeladores e demais profissionais constituem uma pequena sociedade, cujas bases devem remontar aos objetivos educacionais traçados, por isso, gerir uma escola é lidar cotidianamente com as angústias e os desafios dessas pessoas. Buscar, nos professores, aliados nessa lida e manter uma parceria com os pais, é uma estratégia em tanto para construirem juntos, uma escola ideal.

         

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (474.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com