TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Avaliação

Por:   •  6/5/2022  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

“Ensinamos se a aprendizagem tiver acontecido; se não aconteceu aprendizagem, não ocorreu o ensino.”

Paulo Freire

  • Por que avaliar?

É necessário que o educador entenda como os alunos aprendem para realizar uma melhor intervenção pedagógica. A avaliação é a mediação entre o ensino do professor e as aprendizagens do aluno, é a “ligação” entre as formas de ensinar e formas de aprender. Os alunos aprendem de formas diferentes porque suas experiências, suas histórias de vida são distintas, interferindo na sua forma de aprender. Sendo assim, avaliar, também é explorar informações sobre histórias de vida do aluno, compreender o sujeito e seu jeito de aprender.

A avaliação é ocorre para que o educador tenha conhecimento se os conteúdos absorvidos pelos alunos, além das metodologias de ensino empregadas estão gerando resultado. Antes, avaliar era sinônimo de aplicação de provas, conceder uma nota e ordenar os alunos em aprovados e reprovados. Infelizmente, ainda temos educadores que consideram que avaliar engloba só esse processo, porém, cada vez mais, e até por conta do EAD, essa prática está mudando, tanto no estudo presencial quanto no online.


A avaliação não pode ocorrer apenas na execução de provas e testes, precisa ser considerada como um processo contínuo e que ocorre cotidianamente, com a finalidade de corrigir erros, conduzindo os alunos para aquisição dos objetivos previstos.

  • Como avaliar?

Acredito que existem formas de avaliação que sejam consideradas como um instrumento de exclusão. O educador precisa determinar objetivos e critérios em seu planejamento com relação ao que se pretende avaliar e saber qual metodologia adotar e quais recursos utilizar. Na construção dos instrumentos de avaliação tem que haver uma coerência com o que foi ensinado. Não se pode ensinar de uma forma e avaliar de outra, é preciso haver coerência.

É nessa transformação que devemos pensar: os instrumentos de avaliação são empregados quando se ensina. O professor gera situações de aprendizagem e, simultaneamente, elabora situações de avaliação.

Para mim, é desta forma que deve ocorrer, o educador não deve transmitir e trocar conhecimentos e só ao final do curso/disciplina realizar uma avaliação final. Ele deve, no decorrer do curso, avaliar seus alunos por meio de diferentes formas (participação, trabalho individual, trabalho em grupo, estudo de caso, prova, entre tantas outras).

Às vezes, nem todos os objetivos que foram definidos previamente no planejamento serão alcançados, visto que no percurso do processo de ensino, desapontam novas questões. O professor deve sempre prestar atenção às dificuldades expostas pelos alunos para adaptar o seu trabalho e cumprir as metas iniciais. Os objetivos necessitam ser maleáveis durante o processo de ensino.

“O desafio tem de ser superável, pertinente ao nível de aprendizagem de quem está aprendendo.”

Piaget

  • O que avaliar?

O aluno precisa ser avaliado nos aspectos cognitivos e em sua plenitude, o que se denomina integralidade do sujeito, porém é preciso ter uma coerência interna nesses instrumentos, que todos se guiem pelos critérios dos objetivos, que foram estabelecidos e transmitidos aos alunos. É necessário o educador ter em mente, que a avaliação não é uma “seleção”, mas uma “ferramenta” para ambos saberem se o ensino está interagindo com as aprendizagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com