TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Numeralização e a comunicação com a comunidade

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação no blog.

Leidiane Aparecida Neves, tem 25 anos e nasceu na cidade de Bocaiúva - Minas Gerais, mas atualmente reside na cidade de Barrinha – São Paulo. Trabalha em uma creche na  cidade onde reside, como estagiaria, com uma turminha do maternal I. É estudante do 5º semestre de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Sertãozinho.

MATEMÁTICA

- A história da matemática;

- A construção dos números;

- O processo de Numeralização e a comunicação com a comunidade;

A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios na construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Atualmente esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química, também está presente em nossas rotinas através de coisas que nem ao menos percebemos, na compra do supermercado, no troco, nos dias da semana, na temperatura dos dias etc.

Todos dependem dos números e de sua evolução ao longo da história da matemática.

Não se pode datar o exato aparecimento da matemática, mas sabe-se que suas noções básicas são a escrita, pois a linguagem de sinais é bem mais fácil de ser concretizada do que a construção de frases bem moduladas que expressem idéias.

A matemática começou a se tornar importante e foi sendo desenvolvida por conta da necessidade de registrar o tempo, bens, calcular terras e criar os comércios.

A matemática foi ficando mais sofisticada quando as civilizações começaram a usar a aritmética e a geometria. Elas eram utilizadas na astronomia, em construções e cálculos financeiros.

O primeiro instrumento para calcular foi batizado com o nome de ábaco, desenvolvido e aperfeiçoado na China. Hoje em dia ainda é visto, principalmente no ensino das crianças ajudando elas a visualizar os números auxiliando no aprender a calcular.

Ele é um instrumento muito fácil e prático de usar, ajuda na escrita dos números e dos cálculos, com o uso   desse instrumento os alunos podem desenvolver habilidades de raciocínio lógico, trabalho em equipe, interpretação crítica e domínio das operações.

No processo de construção de números, é possível trabalhar a ansiedade presente na realidade de muitas crianças de diferentes culturas e linguagens.

Para que isso mude, temos que trabalhar de uma forma prazerosa e atraente dentro da matemática, com isso ajuda as crianças a diminuir problemas presentes em seu dia- a- dia, desenvolvendo a relação de confiança entre o professor e o aluno, e até mesmo entre eles mesmo, e também na comunicação de pensamento, o senso numérico, corpo e espaço a fim de proporcionar sua interação no meio.

 O lúdico na educação da criança possibilita ela a ter uma atividade criativa e curativa, que permite a reviver situações desagradáveis vivenciadas em sua própria comunidade, com isso ensaiando nas brincadeiras as suas perspectivas diante da realidade.

A matemática além de ser uma matéria escolar para as crianças, também é parte de suas vidas, sem matemática elas ficaram desconfortáveis, não apenas na escola mas em suas atividades cotidianas, quando partilham bens com os amigos, discutem coisas sobre que se encontra a matemática como apor exemplo a velocidade a distância, começam a entender o mundo do dinheiro, de compras e vendas.

Se desejamos ensinar a matemática para crianças de uma forma que torne todas numeralizadas, temos que saber muito sobre como as crianças aprendem matemática, e o que a aprendizagem de matemática pode fazer pelo pensamento delas, pois a medida que a sociedade muda, o conceito do que é numeralizado também muda.

Ser numeralizado é ser capaz de pensar sobre e discutir sobre relações numéricas e espaciais utilizando as convenções de nossas culturas.

Plano De Aula: “A História Da Matemática”

Objetivos:

Fazer com que os alunos entenda a construção dos números e sua história.

Duração da aula:

1 aula.

Metodologia:

Aplicar o conteúdo através da história da matemática, e fazer com que os alunos se interessem pelo conteúdo, pedindo que eles pesquisem mais sobre a história e figuras sobre o assunto, para estar trazendo para a aula, para estar expondo juntamente com o texto, que será produzido com a professora, para apresentar para a classe e expor na escola.

Recursos:

Figuras, cartolina, lápis, canetinha e cola.

Avaliação:

A avaliação será feita através da participação, do diálogo entre os alunos, da pesquisa feita em casa sobre o assunto que foi pedido, se os alunos compreenderam a matéria que foi trabalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com