TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional de Picopedagogia

Por:   •  5/9/2015  •  Monografia  •  3.695 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

MICHELLE CLARISSA DE S. PEREIRA

O PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA

Feira de Santana

2015


 MICHELLE CLARISSA DE S. PEREIRA[pic 2]

O PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA

Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Universidade Candido Mendes (UCAM), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional.

Orientador(a): Prof. Me. Henrique Magalhães

Feira de Santana

2015

O PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA.

Michelle Clarissa de S. Pereira [1]

RESUMO

A presente pesquisa apresenta fonte de informação bibliográfica, documental e um referencial teórico para embasar a análise e estudo, apresentando a visão de diversos estudiosos da área e aspectos relevantes do ponto de vista da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia. Este artigo tem como objeto de estudo o profissional de Psicopedagogia, a regulamentação da profissão, o campo de atuação, pontua questões pertinentes para o desenvolvimento do seu trabalho, como o diagnóstico. O estudo também analisa a Psicopedagogia, a origem desta área de conhecimento, suas contribuições, suas relações com a teoria, bem como, com a prática ressaltando o valor do Psicopedagogo para o processo de ensino aprendizagem, as dimensões pedagógicas que se complementam para uma educação humana de qualidade, e todos os aspectos do processo de ensino aprendizagem.

 

Palavras-chave: aprendizagem; docente; construção do conhecimento; diagnóstico.

INTRODUÇÃO

Com o crescimento e desenvolvimento da nossa sociedade, novas profissões começam a surgir de acordo com a carência social e com a ausência de profissionais especializados em determinados assuntos. De tal forma, o profissional de Psicopedagogia surgiu para diagnosticar e orientar o aprendiz que não consegue chegar ao sucesso do processo de ensino aprendizagem, buscando assim superar todos os problemas e dificuldades existentes nesse processo para que o mesmo tenha não só o seu direito adquirido e respeitado, mas também consiga aprender.

Para resolver os problemas relativos a aprendizagem e para solucionar as dificuldades vivenciadas pelo sujeito no processo de aprendizagem, destacaremos a importância do profissional de Psicopedagogia. Este profissional também contribuí de forma significativa no processo de ensinagem, pois ele está diretamente ligado ao docente e suas ações pedagógicas.

Este trabalho possui aspectos fundamentais da Psicopedagogia, ressalta o que é a Psicopedagogia, analisa as dimensões que fundamentam a prática pedagógica, o perfil do profissional e suas contribuições, área de atuação e orientações a respeito de questões pertinentes a Psicopedagogia, embasamento teórico com a visão de estudiosos sobre o tema.

A PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia no seu início tinha foco somente centrado nas dificuldades da  aprendizagem e a envasão escolar, pois era e continua sendo um problema muito sério. Mas, hoje se tem outro olhar que é para o processo de aprendizagem e também o da ensinagem e todos os aspectos envolventes, da influência do meio no aprendizado do aluno, ou seja, na sua relação de aluno com o professor, aluno com a família e as práticas docentes ligadas diretamente ao discente. Partindo sempre da investigação e verificando as estratégias didáticas no processo de ensino aprendizagem.

A visão de Bossa (2000) sobre Psicopedagogia relata que ela se originou da necessidade de entender melhor todo o processo de aprendizagem, constituído uma área de estudos, não tem ainda estatus de ciência, mas no entanto  é objeto de pesquisa e nasceu de uma prática  e fundamenta uma prática que é aprendizagem humana, buscando conhecimento em outras áreas para formar o próprio objeto de estudo. (BOSSA, 2000, p. 23).

Bossa (2000) confirma em "A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e a numa ação profissional deve que englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os”.(Scoz, aput. BOSSA, 2000, 19).

Atualmente a Psicopedagogia contempla a inclusão, incluindo cada aluno, cada aprendiz no seu processo da aprendizagem, incluindo cada um em sua totalidade, não importando se o aluno tem ou não uma dificuldade, incluindo a todos alunos.  A Psicopedagogia observa a intersubjetividade para a subjetividade de cada um. Então passou a olhar quem é esse sujeito aprendente e para as possibilidades e que esse indivíduo tem para aprender e não só olhar as suas dificuldades. Hoje se olha para as possibilidades que esse aluno tem para aprender e focando no positivo do aluno e deixa de olhar para  o “eu não consigo”, “eu não dou conta”, deixando de enxergar as falhas. O psicopedagogo visa o contrário disso, ele tem um olhar preventivo, cuidadoso e olha para as potencialidades e também para a diversidade de cada um e o quanto essa é enriquecedora para as relações, dos processos de aprender e de como cada um aprende.

Maria Dolores Fortes Alves  (2013), concorda sobre a Psicopedagogia em “como uma área de estudo interdisciplinar que olha para o sujeito como um todo no contexto em que está inserido, que estuda os caminhos do sujeito que aprende e apreende”. (ALVES, 2013, s/p).

A Psicopedagogia tem por objetivo auxiliar o discente na construção do conhecimento, de tal modo, o foco é no processo de aprendizagem humana, ou seja, é no sujeito que aprende, é no processo da aprendizagem e nos fatores da não aprendizagem, bem como suas dificuldades e problemas.  Para Weiss apud Bossa (2000) ela “busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores”. (BOSSA, 2000, p. 20)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com