TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicologo Escolar Na Pedagogia

Por:   •  24/6/2020  •  Dissertação  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Lendo as unidades de 01 a 04 do material de nossa disciplina, somos levados a pensar que o papel do Psicologo em uma escola, além de ser múltiplo como sugere o enunciado, isso de uma forma geral, ele precisa pensar em ações específicas, nesse ponto vemos o psicólogo como um pesquisador.

Alguém que vai além da figura de terapeuta e começa a pesquisar e pensar em como desenvolver as diversas competências da escola que hoje se vê cada vez mais na condição de ir além do ensino das letras. Pensar nas diversidades, a de gênero, a social, pensar em como isso afeta o ambiente escolar, e nas relações docentes, discentes e diretoria.

Podemos então propor algumas circunstâncias em que o psicólogo escolar é muito importante no uso das suas atribuições. Avaliar a instituição com o intuito de conhecer todo o espaço físico que é oferecido aos alunos, professores e demais funcionários. Acolher os professores estabelecendo um vínculo com os professores acolhendo suas dificuldades e enfatizando suas facilidades, bem como receber suas dúvidas e oferecer as devidas orientações. Acompanhar o aluno estando disponível, tanto dentro como fora da sala de aula, para ouvir e compreender o seu comportamento e suas motivações. Atender os pais estreitando a relação família/escola. Analisar as demandas pedagógicas, estudar e conhecer os métodos pedagógicos adotados pelos professores (projetos, apostilas etc) e avaliar como a turma recebe os mesmos. Ter conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola é essencial.

Muito se discute se o papel do profissional teria importância e regulamentação, muito já se discutiu e avanços surgiram dessas discussões. De acordo com a Portaria nº 436/10, o psicólogo escolar e educacional, como integrante de um grupo multiprofissional de educadores, é responsável por promover transformações na educação através de pesquisas que ampliem o conhecimento na área educacional, de aprendizagem e desenvolvimento humano, utilizando métodos e técnicas para melhorar a qualidade das relações no trabalho escolar e a qualidade de vida dos usuários da escola, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, deve encaminhar para atendimentos os casos específicos, que não sejam da competência do Psicólogo Educacional.

Podemos perceber a partir desse documento que o psicólogo escolar e educacional, apesar de possuir uma prática com base nas políticas públicas contextualizada de cada região, atua de uma maneira geral, voltada a uma visão de interdisciplinaridade, atuando em equipe multidisciplinar como parte integrante do Sistema Escolar, levando em conta a diversidade cultural, social, econômica, geográfica e étnica dos espaços institucionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com