TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO CRITICO

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA

CURSO DE PEDAGOGIA

CASSIANE MAGALHÃES DE SOUSA

  RESUMO CRITICO

CHAPADINHA-MA

2021

CASSIANE MAGALHÃES DE SOUSA

 RESUMO CRITICO

Resumo critico apresentado à disciplina de fundamentos teóricos metodológicos do ensino da História da Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP, para obtenção de nota do primeiro crédito.

Orientação Prof.MS Amanda Neves

        

CHAPADINHA-MA

2021

BITTENCOURT, Circe M. Fernandes. Pátria, civilização e trabalho: o ensino de História nas escolas paulistas – 1917 – 1930. São Paulo: Loyola, 1990.

Podemos perceber no livro ensino de História: fundamentos e métodos, de Circe Maria que o ensino da História vem se concretizando e ganhando cada vez mais importância para a construção intelectual de cada cidadão. É afirmado que, sua importância já existia desde o sec. XIX e que felizmente vem se concretizando sucessivamente.

A partir do Sec. XX já ocorria uma organização de modo mais rígido, por tanto, duas características que diversificavam o ensino da história nas escolas primarias são a consolidação Tiradentes como “o herói nacional” e os festejos também nacionais do 7 de setembro.

Uma curiosidade apresentada pela autora é que, um dos modelos de livros didáticos utilizados pelas escolas era o catecismo, desse modo, muitos modelos dos textos de História seguiam esse mesmo modelo. Já para o processo de ensino e aprendizagem, era cobrado o “processo de memorização”, algo recorrente nos dias atuais.

É nítido a preocupação dos estudantes de ler e reler textos, grifar marcos importantes ocorridos na história da humanidade, planejar mapas mentais e elaborar perguntas e respostas com intuito principal de decorar pontos importantes que serão cobrados nas provas escolares, concursos e vestibulares.

É importante salientar que o ensino da História é obrigatório, os conteúdos são diversos e variáveis, porém não deixam de estar a serviço de finalidades fundamentais associadas a constituição de identidades nacionais.

 De acordo com a autora, um fator importante é de que os conteúdos propostos serviam também para uma formação moral baseado no ideário de civilização, cujos valores eram disseminados como universais mais praticados com exclusividade para elite.    

Sendo assim, o estudo de história geral conhecido como periodização, método cronológico usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade, pode ser divido em quatro idades especificas, que são elas: Idade antiga, entendido como o estudo dos povos entorno do Mediterrâneo, sobre os povos gregos e romanos, a idade média, como posição tempo moderno, a idade moderna, e por fim a criação, em 1850 de uma história contemporânea.  

Os programas do Colégio Pedro II, eram a base modelo para os demais colégios o Pais, e foram inspirados no ensino secundário Frances. Na década de 50 e 60 surgiu críticas e algumas propostas sobre objetivos e métodos de ensino. Tais críticas vinham de professores de História criados a partir de 1934.

São estabelecidas algumas técnicas de aprendizagem, conhecidas como técnicas subversivas. As sugestões de atividades são divididas em análises de documentos, é nítido que as crianças precisam sentir atraídas por determinado conteúdo, dessa forma, por que não despertar sua curiosidade? Isso pode ser feito com o uso de pequenos contos!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com