TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  22/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  13.426 Palavras (54 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 54

[pic 1]

[pic 2]

Relatório de estagio- Ed. Infantil (Reparado)

Pedagogia (Universidade Norte do Paraná)

StuDocu is not sponsored or endorsed by any college or university

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA

KÉTURA THALIA ARAUJO GOMES RIBEIRO

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Primavera do Leste- MT 2021

KÉTURA THALIA ARAUJO GOMES RIBEIRO

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório apresentado à universidades integradas do norte do paraná (UNOPAR), como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de estágio curricular obrigatório – Educação Infantil do Curso de Pedagogia.

Primavera do Leste- MT 2021

SUMÁRIO

  1. visita á escola com carta de apresentação        6
  2. RELATO DAs leituras obrigatórias        7
  3. Relato da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP)        10
  4. RELATO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS        17
  5. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        18
  6. RELATO do levantamento de materiais de apoio especificos para abordagem dos temas transversais comtemporaneos.        19
  7. RELATO Da implementação da bnCC da escola        21
  8. RELATO DA ANALISE DOS INTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADO PELO PROFESSOR        23
  9. RELATO da analise da atuação da equipe pedagógicaq no acompanhamento

do desenvolvimento da disciplina        24

  1. RELATO DA OBSERVAÇÃO        26
  2. PLANOS DE AULA        32
  3. RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR        42
  4. relato da regência        43
  5. VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        55

CONSIDERAÇÕES FINAIS        56

REFERÊNCIAS        57

INTRODUÇÃO

Compreende-se que a fase do estágio, e toda a experiência adquirida durante o processo é de grande relevância para a vida de um graduando, pois é um período de extrema contribuição para uma boa formação, dessa maneira, nós estudantes de pedagogia iremos pôr em prática tudo aquilo que nos foi repassado desde o início do curso.

O presente relatório é referente a experiência de estágio supervisionado na educação infantil no ano de 2021 do curso de Pedagogia da Universidades integradas Norte do Paraná- UNOPAR, situada na cidade de Primavera do Leste. O estágio foi realizado no colégio San Petrus localizada na Rua linda n° 99 – Bairro Luciana, Primavera do Leste-MT com a carga horária de 150 horas, nos períodos 06 de setembro a 11 de outubro, com a turma da Pré-Escola da educação infantil, no qual foram adquiridas experiências de um estágio em época de pandemia, durante o estágio a ajuda da professora responsável, da coordenadora pedagógica, e a diretora da unidade, foram cruciais para a realização do mesmo. O objetivo desse relatório de estágio é relacionar as atividades diversas elaboradas por um pedagogo dentro do contexto da educação infantil. Por tanto várias etapas foram realizadas dentro deste trabalho e foram de importância crucial para que se cumprisse todos os objetivos aqui propostos.

Inicialmente foi realizado visita a escola com a carta de apresentação, rogando ao diretor do colégio San Petrus autorização para que o respectivo estagio acontecesse. Por segundo a leitura obrigatória visou mostra a real finalidade do ensino da disciplina de Artes na educação infantil e anos iniciais, apontando também que muitas vezes a disciplina de artes é considerado como um momento de recreação ou de passa tempo escolar. Bem como também destacou, sobre o Referencial Curricular da Educação Infantil (BRASIL,1998) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (BRASIL, 1997) destinados aos Anos iniciais do Ensino Fundamental, ambos elaborados pelo Ministério da Educação (MEC). Como referenciais teóricos foram consultados autores como Barbosa (1979; 1991). Paulo Freire (1996, p.32). e Fusari.

Logo após, o PPP (Projeto Político Pedagógico) foi apresentado de forma que suas atividades se mostraram relevantes para elaboração das atividades diárias do professor de pedagogia, uma vez que através desse documento é

possível proporcionar uma padronização da forma de ensinar para os alunos.

Em seguida, a análise do material didático da escola se deu através de observação dentro da sala de aula, foi possível avaliar os materiais didático utilizado pela docente em aula, também foi possível descobrir a origem do material, a frequência de uso e como é utilizado no dia a dia. A entrevista com o professor regente foi realizada de forma informal, nas salas dos professores durante as aulas vagas, com a entrevista foi possível conhecer melhor a docente.

Também, foi analisado os materiais de apoio específicos para abordagens dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, saúde, cidadania, e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia.). Ao contextualizar o que é ensinado em sala de aula juntamente com os temas contemporâneos, espera-se aumentar o interesse dos estudantes durante o processo e despertar a relevância desses temas no seu desenvolvimento como cidadão.

Após, uma criteriosa conversa com a coordenação da escola foi possível saber como ocorre a implementação da Base Nacional Comum Curricular- BNCC um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91 Kb)   pdf (685.8 Kb)   docx (416.2 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com