TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Final de Estágio

Por:   •  12/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: Introdução a Libras – LínguaBrasileira de Sinais

Professoras: Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira

Curso: Pedagogia

Nome do/a acadêmico/a: LAUDENIRA  RODRIGUES DA SILVA

RA:97682        

Polo:  UMUARAMA - PR

SEGUNDA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA

Postar no MOODLE até 28.01.2020

  1. O curso dePedagogia prepara para asfunções do exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade normal; em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar; e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Neste contexto, considere as três possibilidades a seguir, respondendo às questões propostas.
  1. (Valor 1,5) Suponha que você é professor (a) de alguma disciplina de um curso de Ensino Médio, na modalidade normal e que você possui um aluno surdo e conta com a presença de um intérprete em sala de aula, que é formado em Matemática e que, portanto, não tem conhecimento da disciplina que você ministra. Neste contexto, Considerando que para o surdo, a Língua Portuguesa é sua segunda língua, como você estabeleceria uma “matriz” de correção para questões discursivas de sua disciplina?

Incluir significa dar condições para que o estudante surdo possa frequentar uma sala de aula do Ensino Regular tendo as mesmas condições de aprender e ter uma educação de qualidade. Porém essa não é uma tarefa fácil, ao chegar na escola regular o aluno surdo se depara com uma grande adversidade, não consegue se comunicar com os colegas de sala e nem mesmo com o professor. Para ajudar nesse processo de inclusão surge a figura do intérprete que tem a função de mediar à comunicação do estudante surdo com os demais ouvintes do contexto escolar. Muito já se avançou em direção à verdadeira inclusão porém, ainda se faz necessário por parte do poder público, implementar políticas públicas que auxiliem neste processo de inclusão. Integrar ou incluir significa preparar para fazer parte e inclusão significa preparar a sociedade para receber os que estão sendo inclusos, desta forma muito ainda há que se fazer para realmente possamos ter estudantes surdos inserido e realmente integrantes ativos do meio ao qual foi inserido, sendo capazes de ser protagonistas de sua própria história. Neste processo de inserção o professor tem papel fundamental, já que ele como regente da sala tem o dever de acolher a todos os estudantes que chegam sem distinção. No caso do aluno portador de necessidades especiais e, nesse caso, do aluno surdo, esse acolhimento se torna difícil uma vez que não se trata apenas de boa vontade. Desse modo a matriz de correção deve acontecer de forma inclusiva e nunca expor o aluno as suas limitações ou trata-lo de forma excludente.

  1. (Valor 1,5) Suponhaagora, que você é professor (a) responsável pela alfabetização e que você possui um aluno surdo e conta com a presença de um intérprete em sala de aula, que não é formado em Pedagogia. Neste contexto, como você organizaria seu trabalho pedagógico de maneira a estabelecer a melhor relação possível tanto com o aluno surdo quanto com o intérprete? Que alternativa você consideraria para a atividade de ditado de palavras?

Para que o processo de ensino aprendizagem aconteça e para que o mesmo não seja doloroso e sem significado, é fundamental que exista o processo de interação e afetividade entre professor e aluno, uma vez que o professor interprete é apenas o transmissor das informações e não o professor regente que deverá atuar de forma a ensinar o mesmo. O professor deverá desenvolver atividades direcionadas e mediadas para a aprendizagem da comunicação entre alunos ouvintes e surdos.  O processo de aprendizagem torna-se bem desenvolvido e significativo quando existe a troca de afeto, a interação entre professor e aluno, reciprocidade dos resultados de mediação dos  conteúdos. Para a atividade de ditado de palavras o recurso utilizado seria o professor intérprete, sendo desse modo preparado para trabalhar com este aluno.

  1. (Valor 1,5) Suponhaagora que você é a coordenadora pedagógica de uma escola, que vai receber a matrícula de seu primeiro aluno surdo, com 8 anos de idade e que até o momento estudou em uma Escola Bilíngue para surdos. A família não conhece como é o atendimento para crianças surdas em uma escola inclusiva e lhe pode orientações. Considerando os estudos realizados, particularmente da PNEE 2008, discorra sobre como é o atendimento para crianças surdas em uma escola inclusiva.

Para que haja a aprendizagem de forma significativa, equipe pedagógica e todos os envolvidos precisam compreender e ver o aluno como o centro das ações, compreender, que mesmo diante das dificuldades existentes, o aluno possui potencial em aprender. Quando há inclusão de um aluno surdo em um ambiente escolar com interprete capacitado, podemos observar que aumenta o ensino e aprendizagem do surdo, pois ele está convivendo ao mesmo tempo com seu idioma nato que é a Libras e a Língua portuguesa. Ao mesmo tempo pelo fato de o ensino ter várias disciplinar para aprimorar seu aprendizado e qualificá-lo melhor para sua vida no cotidiano, nos estudos, no trabalho, e naquilo que for necessário. Os alunos devem ter direito a inclusão garantida com ensino de qualidade e principalmente de forma a se socializar com o mundo que o cerca. Ter  oportunidade de um ensino completo. O ensino da Libras deve dispor de profissionais formados e aptos para exercer a função de forma a atender satisfatória, responsável com o intuito de bem exercer sua função.

  1. (Valor 1,5) Considerando as diferentes concepções de surdez que permearam a evolução das diferentes abordagens educacionais para surdos, a mudança de paradigma (de patologia para diferença linguística, passando por “marca com significados sociais”) na compreensão da surdez favorece a construção de identidade surda? Por quê?

Favorece de forma positiva para que a população surda seja percebida e aceita na sociedade. Com o processo de educação inclusiva, os surdos conseguiram o ensino da LIBRAS que permite que a comunicação e capacitação para o mercado de trabalho aconteça. É positivo também o processo de interação entre comunidade surda com ouvinte, havendo assim trocas de informações e experiências que contribuem para melhor qualidade de vida.

  1. (Valor 1,5) São vários os mitos que rodeiam as línguas de sinais. Muitas pessoas pensam que as línguas de sinais sejam universais, mas na realidade cada país tem a sua organização da língua de sinais, e como a língua oral, as línguas de sinais se associam aos aspectos culturais de cada país. Outro entendimento proveniente do senso geral é que as línguas de sinais só podem transmitir informações concretas. Considerando o que você já estudou, dizer que sinais e gestos são a mesma coisa é um mito ou um fato?

Sinais e gestos não são a mesma coisa, pois ambos apresentam distinção entre os mesmos. Os sinais possuem diferentes metodologias e códigos, além de estrutura que deve ser seguida. Os gestos não apresentam esses critérios e também são utilizados de forma mais informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com