TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Final de Estágio

Por:   •  14/8/2020  •  Seminário  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

JUSSARA SANTIN RU 140802

FABIELI GRABIN RU 552260

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

PALMA SOLA - SC

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

JUSSARA SANTIN RU 140802

FABIELI GRABIM RU 552260

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório de Seminário Final de Estágio, apresentado a UTA- Didática no curso de Pedagogia a Distancia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Glecia Tomazeli

Centro associado: Palma Sola

                                                  PALMA SOLA

                                                        2013

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................06

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................12

REFERÊNCIAS..................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

Uma das finalidades do curso de Pedagogia é estar formando profissionais na área da educação que buscam relacionar o exercício da docência num movimento permanente de reflexão e prática, para assim poder desenvolver o papel de educadores, comprometidos que buscam uma educação diferenciada. Diferenciada de maneira que atenda todos de forma crítica emancipada com uma visão de mundo aberto, que mostre caminhos e que estes caminhos sejam para possíveis mudanças em nossa sociedade.

O objetivo da realização deste seminário é mostrar que os estagiários devem ter como objetivos ampliar conhecimentos em sala de aula, construindo uma educação que considere a aprendizagem, e os cuidados básicos para o desenvolvimento das crianças.  A teoria não é por si, mas a solução para conduzir as práticas que nelas devem encontrar reflexões, explicações e fundamentações, estabelecendo-se relações entre teoria e prática.

O presente relatório trás uma breve apresentação de estágios que foram realizados durante o curso de Pedagogia. Cabe salientar que todos os estágios contribuíram muito para enriquecer nossa formação teórica e prática. Porém optou-se por escolher os estágios de Educação Infantil, Educação de Jovens Adultos e Estagio de Contextos e Espaços Educativos, por ter proporcionado aprendizagens significativas, para a nossa prática pedagógica.

O seminário tem por objetivos promover reflexões e avaliações de nossa vivência e de nossas aprendizagens que adquirimos durante a realização desses estágios. A importância desse seminário é que através dele podemos recapitular aprendizagens significativas, que construímos durante todo o processo de nossa formação, promover conhecimentos e experiências para aperfeiçoar a prática docente, abrindo caminhos para construirmos nossa própria formação profissional.

A metodologia realizada foi releitura e reflexão para a seleção dos estágios, aprofundamento e embasamento teórico sobre os temas escolhidos.

Os itens a serem abordados serão a apresentação e caracterização dos estágios, caracterizando a instituição observada, a turma, o número de alunos, o período em que o estágio ocorreu, a instituição mantenedora da escola, a concepção pedagógica, a atuação docente entre outras.  Também será realizada uma reflexão das atividades mais significativas, que ocorreram durante a realização da investigação no período do estágio. Além da construção de uma análise das práticas pedagógicas observadas, comparando com fundamentos teóricos estudados, durante nossa formação pedagógica estabelecendo-se relações entre teoria e prática.

[pic 4]

2. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

As observações de estágio foram realizadas Na escola municipal Jardim pequeno Exemplar situado na Linha Café Filho interior do município de Anchieta SC.

A instituição possui uma merendeira com a função de preparar os alimentos e manter a higiene da instituição, uma educadora, a professora Juliana Pressotto que trabalha no turno matutino e no turno vespertino, e como diretor a escola conta com o secretário da educação Leonita de Souza.

No turno matutino a instituição funciona das 07h30min às 11h30min e no turno vespertino das 13h05min às 17h05min. O estágio foi realizado no período de 13 de junho à 19 de junho de 2013. A instituição atende alunos de Educação Infantil Pré I e Pré II.

A educadora que atua diariamente na turma estagiada é pós-graduada em educação infantil e series inicial. Na mesma turma atua também outra educadora sendo apenas uma vez por semana como aula itinerante, sendo que nesse dia a professora titular vai planejar. A turma é formada por doze alunos. A instituição dispõe de uma clientela que provem de famílias de média renda.

A sala onde ocorreu a observação tinha o tamanho adequado ao número de alunos, boa iluminação, boa ventilação, os alunos são bem distribuídos, a sala é bem limpa, os móveis existentes estão bem conservados.

 A sala possui um quadro, um armário, um balcão para guardar os livros didáticos, armários para guardar os brinquedos, possui também cartazes com o alfabeto, cartazes com os numerais, um cartaz com as datas dos aniversariantes, as paredes são todas decoradas com os trabalhos das crianças.

Os recursos tecnológicos na sala são poucos, um rádio, um televisor com DVD, a escola dispõem de muitos brinquedos educativos e de um parque maravilhoso para o uso das crianças, também disponibiliza cercado coberto com areia e brinquedos para as crianças fazer uso no momento da brincadeira livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com