TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA/ LICENCITATURA EM: PEDAGOGIA.

DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A) TUTOR (A): MAURO LEÃO GOMES.

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE.

               

               ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: MICHELE CRISTINA QUINTANAS.

                DATA: 13/05/2019          

       

INTRODUÇÃO:

A sociedade sempre precisou da natureza dês dos primórdios. E com o tempo percebeu a importância da preservação do meio ambiente.

 


Desde o princípio nas primeiras civilizações, começa uma sociedade intensa e nem sempre, equilibrada com a natureza. Esse desequilíbrio diz respeito ás formas pela quais as ações humanas transformam o meio ambiente e usam deste para o seu desenvolvimento.

Os primeiros agrupamentos humanos, que eram Nômades, utilizavam-se da natureza como habitat e também para a extração de alimentos. Com o passar do tempo perceberam que precisavam plantar para ter o que comer, assim começou a agricultura. Com a agricultura o meio ambiente teve muitas mudanças não só no espaço geográfico, mas também na sociedade.

Até meados do século XIX, a raça humana manteve relativa harmonia com o meio ambiente. Com o surgimento da era industrial e das grandes aglomerações urbanas, aconteceu uma quebra dessa harmonia, que provocou uma crescente queda no nível de vida do ambiente, com a morte de rios e o desaparecimento de áreas verdes. Essa devastação chama-se poluição, a poluição vem dos esgotos não tratados e doa complexos industriais, das minerações, etc. O meio ambiente corresponde não só meio físico e biológico, mais também ao meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem.

O aquecimento global, o desmatamento, a poluição em nossos rios e a extinção de várias espécies de animais precisa parar, o meio ambiente está pedindo socorro. A sociedade como um todo precisa se organizar para minimizar esses efeitos na natureza. Coletando o lixo e reutilizando esse material, tratando os esgotos para esse mesmo esgoto não polua os rios e mares. Tem que ter uma política pública mais efetiva na preservação do meio ambiente e punição rigorosa para quem poluir e não preservar a natureza.

FONTE: ( BRASIL ESCOLA) E ( JORNAL DO MEIO AMBIENTE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (90.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com