TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Por:   •  17/8/2020  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho do pedagogo no espaço educativo

O trabalho do Pedagogo no contexto educacional é bastante amplo. No ambiente escolar, é desejável que cada profissional tenha domínio do conhecimento específico de sua área de atuação como, por exemplo, o conhecimento teórico das disciplinas que compõe o currículo escolar. Em contrapartida, o pedagogo apresenta um conjunto de conhecimentos pedagógicos específicos dos muitos aspectos que incidem no processo de ensino-aprendizagem: metodologias, currículo, avaliação, planejamento, fundamentos teóricos etc. Esses conhecimentos quando utilizados na prática pedagógica do professor favorecem a troca do conhecimento científico em saber escolar, objeto de aprendizagem por parte dos alunos.

O trabalho do pedagogo no espaço educativo, tema do Blogger de Andréia Costa, estudante de pedagogia, (Disponível em: Educando e Aprendendo),[1] é um tipo de leitura que mostra que os espaços educativos são muitos e estão sempre abertos para abraçar o bom profissional. Que cada vez mais vem se modernizando e necessitando de profissionais capazes de interligar teoria e prática. Saber conduzir as práticas do cotidiano juntamente com suas necessidades e diversidades nos mais variados níveis de aprendizagem são necessários para obter um bom resultado. Ela salienta que é importante saber avaliar o nível de desenvolvimento do aluno na hora da aprendizagem, pois nem todos tem o mesmo ritmo de aprendizagem. Traçar metas e metodologias variadas para que faça toda diferença na assimilação dos conteúdos a serem ensinados. 

Percebo que é importante que um pedagogo torne a organização escolar um ambiente de aprendizagem, um espaço de formação contínua, no qual os professores refletem, pensam, analisam, criam novas práticas, como pensadores e não como meros executores de decisões burocráticas. Também precisamos imensamente de professores bem preparados, eticamente comprometidos, que tenham um envolvimento no projeto da escola e na execução e avaliação desse projeto. Isso depende da identidade profissional do professor.

É preciso destacar que cada indivíduo em sua particularidade tem em sua formação a história de vida. Por isso, é importante o trabalho do pedagogo pois possui conhecimentos necessários para ter consciência dessa complexidade, assim como Andréia comenta em seu texto. Percebo também que o desconhecimento dessa particularidade pode gerar métodos impróprios ás necessidades do educando. Assumir nossa missão pedagógica, investir no nosso ambiente de trabalho, transformar nossas escolas em espaços de aprendizagem, de formação continuada, aprendendo dentro da escola, as exigências dessa profissão.

Portanto, os conhecimentos do pedagogo contribuem para a articulação entre o conhecimento próprio de cada disciplina e os saberes característicos ao processo educativo, organizando, orientando e acompanhando o trabalho dos demais profissionais para que a escola garanta a aprendizagem de seus alunos.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com