TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Neiva Aparecida Zago da Silva

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

[pic 3]

Assis - SP

2012

Neiva aparecida zago da silva

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Gislene Aline Gasparini da Cunha

Tutor(a) de sala: Edna Nascimento do Vale

Assis - SP

2012

Introdução

Neste texto será discutido as diferenças fundamentais, entre o método de ensino tradicional e o método de ensino progressista.

O individuo, como ser pensante, atuante, respeitando seu contexto histórico-cultural e sua individualidade. Onde o papel do ensino é construtivo, existe uma troca reciproca ( professor-aluno, alunos-alunos ) .

 Considerando, que as novas tecnologias de comunicação e informação, estimulem os alunos a ter mais interesse a aprender. Surgem então, a necessidade de um novo método de ensino.

Em busca da melhor maneira de se ensinar

Embora o objetivo da maioria dos professores seja conseguir que seus alunos aprendam da melhor forma possível. Ele tem consciência que é preciso ter uma boa didática, um bom método para melhor ensinar seus alunos.

Existem alguns tipos de professores: os mais tradicionais e os mais atualizados. Os tradicionais fazem uso de um método mecânico, transmitem a matéria do livro didático, fazem exercícios e depois cobram o conteúdo na prova. Pode até dar bons resultados, mas esse tipo de aprendizagem, por ser repetitivo, não é duradouro.

Já os professores que fazem uso de um método mais atualizado, preocupam mais com as diferenças individuais e sociais de seus alunos, trocam experiências através do diálogo, são mais atenciosos com seus alunos. Mas, na hora de cobrar os resultados do processo de ensino, pecam, pois voltam ao método tradicional exigindo a memorização e a repetição dos conteúdos. E as atividades que organizam não faz com que o aluno desenvolva raciocínio próprio, que saiba aplicar o conhecimento em diversas situações, tanto em sala de aula como fora dela.

Numa visão, histórico-social, o objetivo do ensino é fazer com que o aluno seja ativo, participativo, que aplique os conhecimentos assimilados em diversas situações do seu dia-a-dia.

Na perspectiva histórico-cultural ou sócio construtivista. O processo de aprendizagem  é uma troca recíproca entre professor e o aluno. O professor transmite seu conhecimento e o aluno fala de suas experiências adquiridas em seu cotidiano. E o papel do ensino é construtivo, pois o aluno aprende a ter autonomia dos seus pensamentos, compartilha seus conhecimentos não só com o professor, mais com os demais colegas.

Conseguindo então realizar suas próprias tarefas, pois o aluno é quem constrói sua aprendizagem e o professor, portanto, é um mediador.

A didática é uma disciplina que direciona, orienta o professor nas tarefas do ensino e da aprendizagem, dando ao educador mais segurança profissional.

Mas, não basta que o professor se sinta competente, pois além dos objetivos da disciplina, dos conteúdos dos métodos e da forma da organização do ensino, é muito importante que o professor tenha em mente qual a finalidade, ou porquê de educar essas crianças.

A nossa sociedade se dividem em dois grupos. Há o grupo voltado para o sistema econômico, que detêm o poder político, que quer que a escola forme pessoas submissas, que aceitem com naturalidade a desigualdade social. O grupo que se identifica com o povo, quer que a educação forme pessoas ativas, críticas, capazes de compreender as realidades sociais e que busquem construir uma sociedade mais humana.

Para que o professor tenha uma boa didática, é importantíssimo, então, que tenha clareza de seus objetivos, para orientar, selecionar, organizar os conteúdos, e métodos e as atividades que vai propor aos alunos.

O papel do professor, além de planejar sua aula, é de criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos, dirigindo as atividades de aprendizagem a fim de que sejam sujeitos ativos da própria aprendizagem. Portanto, o processo de ensino-aprendizagem gira em torno dos conteúdos escolares, visando o desenvolvimento do pensamento.

O processo de ensino consiste em uma combinação adequada entre o papel de direção do professor e a atividade independente, autônoma e criativa do aluno.

Não há ensino verdadeiro se os alunos não desenvolvem suas capacidades e habilidades mentais, se não assimilam pessoalmente e ativamente os conhecimentos ou se não dão conta de aplica-los, nos exercícios e verificações feitos em classe e na prática do seu cotidiano.

A dinâmica do processo de ensino é permanente a cada aula, por um lado, o professor propondo problema, desafios, perguntas, relacionados com conteúdos significativos, instigantes e acessíveis. Por outro lado, os alunos, assimilando conscientemente e ativamente a matéria, mobilizando sua atividade mental e desenvolvendo suas capacidades e habilidades. No processo sócio-construtivista, a forma de compreender o ensino, é diferente de simplesmente passar a matéria ao aluno ou dando atividades para que fiquem ocupados ou aprendam fazendo.

O processo de ensino é uma dinâmica de conteúdos e problemas que são colocados para que o aluno desenvolva seu raciocínio.

A didática, dentro do construtivismo, deve-se levar em conta o nível do conhecimento que o aluno já possui e a capacidade mental de assimilação do aluno. Não se pode generalizar o aluno, mas analisar o aluno vivendo numa determinada sociedade, fazendo parte de um determinado grupo social e cultural, sendo que essas circunstâncias interferem na capacidade de aprender, nos seus valores e atitudes, na sua linguagem e suas motivações. Sendo assim, o ponto de partida para a orientação da aprendizagem é a experiência sócio cultural concreta dos alunos. O professor deve aprender a cada dia como lidar com a subjetividade dos alunos, sua linguagem, suas percepções, sua prática de vida. Sendo assim o processo ensino aprendizagem será satisfatório e muito produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com