TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Sociologia

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.819 Palavras (12 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

SOCIOLOGIA – SO

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Diferencie ciências humanas de ciências naturais. Dê exemplos da cada uma delas.

Ciências Humanas: estuda como vive o indivíduo na sociedade, sua maneira de ser, agir e pensar em uma sociedade. Exemplos: ciências sociais (sociologia, antropologia e ciência política), história, geografia, linguística, economia, direito e outras como as artes e teologia. 

Ciências Naturais: estudo dos fenômenos que se dedicam ao estudo da natureza. Exemplos de ciências naturais: biologia, química, física, geografia física, astronomia, zoologia e geologia. 

  1. Argumente sobre as duas importantes revoluções burguesas: a Francesa e a Industrial. Quais as causas e os desdobramentos desses eventos?

Revolução Burguesa teve como característica a mudança de uma sociedade feudal, para a produção capitalista. Ou seja o trabalhador deixou de ser um servo, pagando impostos aos proprietários das terras  e passou a trabalhar em troca de um salário, surgindo assim as duas novas classes, a burguesia e o proletariado. 

Revolução Industrial foi à troca da mão de obra artesanal pelo uso de máquinas. Onde os artesãos eram subordinados pelos proprietários das indústrias aumentando assim o número de pessoas com baixa renda. Onde os proprietários cresciam economicamente à custa dos proletariados. A Revolução Industrial trouxe grandes transformações na economia da sociedade. 

Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país. Onde as pessoas clamavam pelos direitos de igualdade perante a lei, respeito à dignidade das pessoas, direito à propriedade individual, liberdade de pensamento e opinião, e direito de resistência à opressão política. 

  1. Explique, com suas palavras, a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Estado Teológico: que explica os fatos pela vontade de Deus e acontecimentos da natureza. 

Estado Metafísico: fase onde a descrença num Deus e a não comprovação dos fatos, procura-se respostas no misticismo e nos espíritos, ou seja, em conceitos abstratos. 

Estado Racional ou Positivo: a busca por explicações passa de teológicas e místicas para respostas racionais comprovadas cientificamente. 

  1. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim.  Por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo?

Consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coagir sobre este mesmo indivíduo. 

5.Qual é a definição de Sociologia Compreensiva para Max Weber?         

Compreender o sentido das chamadas ações sociais, a partir da compreensão das ações dos indivíduos. Para Max Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais, ou seja, a conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado dado por quem executa, o qual orienta o seu próprio comportamento, tendo em vista a ação de outro ou de outros. 

6.Explique, com suas palavras, os conceitos de materialismo histórico e materialismo dialético, fundamentais nos estudos de Karl Marx a respeito do processo de transformação da sociedade.  

Materialismo Histórico: procura encontrar as causas do desenvolvimento e das transformações da sociedade com fundamentos em sua economia com base de que a história humana se dá pelas diferenças de classes sociais.  

Materialismo Dialético: é o confronto entre as diferentes classes sociais e as mudanças de posições entre elas

 

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

  1. Em que aspectos as revoluções industrial e francesa influenciaram o mundo moderno?

A Revolução Industrial trouxe grandes mudanças em vários aspectos da vida social, fazendo gerar um debate sobre a Revolução Industrial e suas consequências para a sociedade entre trabalhadores e empresários, que tinham interesses totalmente diferente. Os operários desejavam condições dignas de trabalho, enquanto a burguesia desejava somente aumentar seus lucros e fazer crescer ainda mais seus negócios. A polêmica desses conflitos de interesses contribuiu para várias teorias sociais. Algumas dessas teorias justificam os novos rumos da nova e crescente sociedade industrial capitalista até os dias de hoje. Ambas as revoluções, políticas e econômicas, são inseparáveis da Revolução Social que é o processo de dominação burguesa. 

2. Dê dois exemplos de fatos naturais e dois exemplos de fatos sociais, segundo o entendimento da sociologia

Fatos Sociais: casamento e política. 

Fatos Naturais: beber água e tempestade.

.

  1. Explique o conceito de “solidariedade orgânica”, segundo a teoria de Durkheim.

                   

                 Solidariedade orgânica

De modo distinto, existe a solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas; do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.

A divisão econômica do trabalho social é mais desenvolvida e complexa e se expressa nas diferentes profissões e variedade das atividades industriais. Durkheim emprega alguns conceitos das ciências naturais, em particular da biologia (muito em uso na época em que ele começou seus estudos sociológicos) com objetivo de fazer uma comparação entre a diferenciação crescente sobre a qual se assenta a solidariedade orgânica.

Durkheim concebe as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos são diferentes entre si (que neste caso corresponde à divisão do trabalho), mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo. A crescente divisão social do trabalho faz aumentar também o grau de interdependência entre os indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (351.2 Kb)   docx (791.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com