TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O fracasso escolar

Por:   •  11/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  1.392 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

PEDAGOGIA LICENCIATURA EAD

MARIA JEANE BEZERRA PEREIRA

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E O FRACASSO ESCOLAR

OLHO D’ÁGUA DAS FLORES

2016


MARIA JEANE BEZERRA PEREIRA

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E O FRACASSO ESCOLAR

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Pesquisa Educacional, do Curso de Pedagogia Licenciatura em EAD, da Universidade Federal de Alagoas como requisito parcial para conclusão da mesma.

Orientador(a): A decidir.

OLHO D’ÁGUA DAS FLORES

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO______________________________________________________04

PROBLEMÁTICA___________________________________________________06

OBJETIVOS________________________________________________________07

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA_______________________________________08

METODOLOGIA____________________________________________________14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS___________________________________15

O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E O FRACASSO ESCOLAR

  1. INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido a respeito do processo de leitura e escrita. Na tentativa de explicar como se constitui sua aquisição na escola, o que pensam os teóricos sobre esse objeto e quais os fatores que contribuem para o fracasso na escola, muitos autores têm elaborado questões que tornam possível repensar a prática escolar.

Para se conseguir um bom resultado que estimule a criança na competência de ler é importante que sejam criadas escolas onde os educando se sintam felizes, descontraídos, desejando aprender e que estejam conscientes do seu valor e de sua capacidade cognitiva. Dessa forma podendo usar livremente a sua inteligência e criatividade.

As horas passadas dentro da escola precisam transcorrer com vibrações positivas, pois as crianças precisam de estímulos para retornar no dia seguinte, para revê professores e colegas, conviver com novas experiências, subir mais um degrau na aprendizagem e o responsável por tornar esse ambiente acolhedor é o gestor, que deve se fazer sempre presente e transformar a escola em um lugar apreciado por todos.

        A sala de aula deve ser um espaço favorável à leitura e à escrita; por isso, deve ser concebido como um ambiente alfabetizador. Livros e cartazes devem fazer parte da classe; pois os alunos precisam ter acesso a muitas informações, devem ser incentivados a ler e a construir seus próprios textos. Portanto, organizar as salas com amor e carinho é fundamental para o desenvolvimento da criança, esse tipo de intervenção só ajudará a despertar no aluno o gosto pelo aprender.

É essencial a existência, na escola, de um acervo organizado com carinho e com critério, a partir das necessidades locais, abrangendo as distintas áreas de conhecimento, a diversidade de textos e de portadores: livros, revistas, gibis, jornais, folhetos e outros materiais. (NASCIMENTO E SOLIGO: 1999, p.41).

A prática educativa deve ser planejada e articulada, os educadores junto com o gestor devem pensar em atividades que leve o educando a querer aprender sempre mais, essa parceria entre os que fazem parte da escola é imprescindível, pois o trabalho em grupo tem mais chances de alcançar uma aprendizagem significativa na vida das crianças e jovens. A educação nesse contexto tem um importante papel, formar cidadãos plenos, capazes de compreender a dinâmica que envolve o universo onde atuam.

  1. PROBLEMÁTICA

O desenvolvimento dessa pesquisa deve-se ao fato do grande número de crianças com dificuldade de aprendizagem da leitura e consequentemente da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o insucesso dos alunos leva-os na maioria das vezes a desvalorização da aprendizagem e, por conseguinte à repetência. Então, a importância desse estudo é contribuir para que professores e alunos cooperem de forma recíproca, revendo e aprendendo métodos, buscando meios para que os aprendizes alcancem êxito e promovam de fato o sucesso na construção do saber. Conceitos teorias de aprendizagem da linguagem falada e escrita serão apresentados no decorrer de todo o trabalho que foi dividido em dois subtemas: Dificuldades de aprendizagem da língua falada e escrita no ensino fundamental; Contribuição do professor para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

A escola, de modo geral, não tem despertado no aluno o gosto e o prazer pela leitura. A criança, quando inicia sua vida escolar demonstra muito interesse e muita expectativa em relação à escola e aos professores, mas, aos poucos, vai perdendo o entusiasmo. Por que tudo isso acontece? Por que as crianças não aprendem? Por que a maioria tem tanto medo e dificuldade de ler e escrever? E o que o gestor e os professores podem fazer para superar essas dificuldades e oferecer um ensino de qualidade? E ainda, como trabalhar a língua falada e escrita para que a criança tenha um bom desempenho? Como a escola pode garantir a todos o direito de aprender? Como tornar essas crianças leitoras e escritoras?

  1. OBJETIVOS

O principal objetivo deste trabalho é descobrir meios que favoreçam a aquisição da leitura com mais facilidade nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. E os objetivos específicos são: vislumbrar propostas pedagógicas que contemple melhores resultados para a aprendizagem do alunado; mostrar a importância do docente como participante na aprendizagem da leitura e da escrita. O mesmo foi desenvolvido a partir de coleta de dados secundários e textos escritos e digitais.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O referencial teórico está centrado nas visões de Posenti, Soares, Weis, Smolka, Emília Ferreiro, entre outros. O levantamento bibliográfico para fundamentar o referencial teórico da pesquisa, foi feito através da revisão de literatura sobre o ensino da língua oral e escrita; o fracasso escolar em decorrência da não aprendizagem da leitura e a parceria fundamental do gestor escolar. A metodologia foi realizada a partir de uma pesquisa em sala de aula e a partir dos resultados efetivou-se a realização de um projeto que teve a participação do gestor e demais funcionários da escola, bem como da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com