TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ludico

Por:   •  3/12/2015  •  Abstract  •  4.128 Palavras (17 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 17

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTE ESCOLAR

Juliana Brun De Melo

Amanda De Moraes

RESUMO

A Temática escolhida aborda o lúcido aplicado em ambiente escolar, propiciando o desenvolvimento da aprendizagem da criança. A escolha deste tema justifica-se pela dificuldade que os profissionais da educação encontram em assimilar os jogos e as brincadeiras à aprendizagem da criança em ambiente escolar. Justifica-se também pela ampla gama de jogos existentes para auxiliar na aprendizagem e que não são utilizados, pela falta de conhecimento do profissional em adaptá-lo à sua prática docente. Visa efetivar a aprendizagem dos conteúdos curriculares com uma abordagem prática, baseada na vivência diária do aluno e utilizando seus conhecimentos prévios e as tecnologias disponíveis para sua aplicabilidade. Este trabalho busca, através da discussão sobre o tema, conscientizar os professores desta realidade, para que de fato realizem brincadeiras com os alunos em seu ambiente escolar e alcance os objetivos almejados em conteúdo que se deve lecionar. O trabalho constitui uma pesquisa bibliográfica fundamentada em diversos autores que defendem a realização de atividades lúdicas no ambiente escolar.

Palavras-Chave: Lúdico. Aprendizagem Significativa. Professor. Desenvolvimento da criança. Jogos e Brincadeiras.

Abstract

The theme chosen discusses the lucid applied in the school environment, favoring the development of the learning of the child. The choice of this theme is justified by the difficulty that the professionals of education are in assimilating the games and playing to the learning of the child in the school environment. Is also justified by the wide range of existing games to assist in learning and that are not used, by the lack of knowledge of the professional to adapt it to their teaching practice.

Key words: Ludic. Significant learning. Professor. Development of the child. Games and activities.

  1. INTRODUÇÃO

         

        A arte de educar é muito difícil, mas isto não está somente nas mãos dos educadores. O aluno já traz consigo uma aprendizagem através da família, amigos e pessoas do seu convívio social, mas a escola é tida como uma instituição do responsável pela educação do ser humano.

        O panorama mundial vivenciado nos dias atuais, com transformações econômicas, políticas, sociais e culturais na sociedade e com reflexos na educação, levam a uma reavaliação do papel da escola e dos professores. Entretanto, por mais que as funções e a estrutura organizacional do ensino sejam afetadas, a escola mantém-se como instituição necessária à democratização da sociedade.

Não se pode deixar de explanar que, diante da crise de princípios e valores vivenciada e do relativismo, é necessário que a escola contribua para uma nova postura ética e de recuperação de valores como justiça, solidariedade, honestidade, reconhecimento da diversidade e da diferença, o respeito à vida e aos direitos básicos inerentes ao ser humano.

Os métodos que levam ao problema proposto forma a leitura de livros, e artigos que abordam esta temática. O material utilizado encontra-se disponível na internet, sob a forma de artigos publicados em sites educacionais e na Biblioteca das Faculdades IESGO, assim como obras de acervo pessoal. Pretende-se realizar uma pesquisa de campo em ambiente escolar, com a realização de intervenções didáticas, fazendo uso de atividades lúdicas, para comprovar através de resultados concretos, as teorias defendidas na revisão bibliográfica. A problemática visa melhorar o instrumento de trabalho do educador no ambiente escolar.

Sempre existiu a ideia de que alfabetizar é muito difícil, mas o lúdico oferece diferentes formas de concebê-la. Cada pessoa é agente do seu conhecimento o qual é construído a partir da sua ação sobre o ambiente em que atua.

        O ensino como mera transmissão de conteúdos e a aprendizagem como acumulação de conhecimento não subsistem mais. O professor deve agir como mediador na relação ativa do aluno com o conteúdo programático.         

        O objetivo geral é construir um conhecimento maior, tendo o lúdico como instrumento principal no ambiente escolar.

E os específicos são: Refletir sobre o lúdico como instrumento do ensino aprendizagem na alfabetização usando diversos métodos e recursos didáticos. Utilizar diversos materiais para enriquecer melhor a qualidade educacional. Desenvolver uma construção de investigação, curiosidades na aprendizagem. 

         A aprendizagem significativa é um sonho almejado por todos os educadores, e uma forma de alcançá-la e através prática de atividades motoras, tais como as brincadeiras e jogos pedagógicos em sala de aula. O mito de que isto somente é possível como forma de recreação e que promove algazarra e descontrole da turma deve ser quebrado.

Através dos jogos pedagógicos as crianças serão capazes de aumentar, enriquecer e manifestar sua aprendizagem. Quanto mais jovem a criança, mais provável que seja necessário o brincar mais exploratório, mas isso depende do contexto geral e exploratório em suas experiências pré-escolar, em casa ou com companheiros de brincadeiras. Elas chegam à escola com expectativas muito diferentes em relação ao brincar.

A fundamentação inicia-se com um estudo do lúdico como ferramenta inerente ao processo ensino-aprendizagem em ambiente escolar, como utilizar jogos e brinquedos, mais adiante aborta no segundo capítulo sobre a formação do educador, aprendizagem e o contexto lúdico, abrangendo a formação do educador e suas estratégias. O terceiro capítulo fala da afetividade e a motivação do professor e doa aluno no processo da construção escolar.

Para finalizar esse estudo serão apresentadas algumas teorias sobre as análises do lúdico, e dos recursos que o educador poderá usar para com o educando.

1.1 O LÚDICO COMO FERRAMENTA INERENTE AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AMBIENTE ESCOLAR

Para a inserção dos tópicos inerentes ao currículo da educação básica.

A questão do uso das novas metodologias no ambiente escolar não significa apenas um modismo. A utilização de novos recursos ajuda a formar cidadão         A criança em sua fértil imaginação acredita que tudo se torna brincadeira, isso acontece porque a essência do brincar está na forma como se brinca, essa pode transformar um conteúdo aparentemente desinteressante em algo maravilhosamente lúdico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com