TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do coordenador pedagógico na valorização das ações coletivas da escola

Por:   •  18/5/2017  •  Artigo  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

PRIMEIRO PASSO:

Com base na leitura do texto O coordenador pedagógico, o PPP e a gestão democrática da escola, de S. Riscal, indique os principais aspectos dos seguintes temas:

  1. - o papel do coordenador pedagógico na valorização das ações coletivas da escola;
  2. - o papel do planejamento para o desenvolvimento das atividades escolares;
  3. - a relação entre o PPP, o PP, o Plano de ensino e o Plano de aula;

SEGUNDO PASSO

Escreva um texto, com pelo menos 4.000 caracteres, contando espaços, ou duas páginas (in time new roman ou arial, tamanho 12, espaço 1,5) em arquivo Word ou.pdf), incorporando os aspectos estudados no primeiro passo.

  1. - o papel do coordenador pedagógico na valorização das ações coletivas da escola;

O professor coordenador é visto como um burocrata, ou um fiscal de professores, mais não é bem essa sua função. O PC tende ser um elo entre professores-alunos, professores-direção, professores-PPP, tende ser um cultivador de boas práticas entre seus pares, pais, alunos e comunidade.

Segundo Sandra A. Riscal[1] (UFSCAR):

Articular os interesses dos diferentes setores da escola, buscar formas de integração pedagógica entre alunos e docentes, fazer com que os conteúdos estudados na escola levem em consideração à cultura local e os problemas enfrentados pela comunidade são tarefas importantes e das mais difíceis de ser implementadas. (Riscal, pág. 3).

O PC, tende ser um articulador, e formador pedagógico, esta é uma das funções primordiais deste profissional, formar pedagogicamente seu grupo de professores, pois a formação especifica foi função das faculdades e é função-obrigação do próprio docente buscar as novidades e novos conhecimentos relativos a sua área de formação, o PC tem que auxilia-lo na implementação de seus conhecimentos junto as práticas pedagógicas apresentando aos docentes novos métodos e exemplos teóricos ou práticos de didáticas e contextos pedagógicos.

Segundo Riscal, o coordenador não precisa ser um líder, mais um articulador:

(...) mais do que liderança, é necessário que o coordenador seja capaz de realizar um exercício de percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e dos docentes da escola. Seu papel é possibilitar aos docentes um espaço para a reflexão sobre suas práticas. A pratica, sem uma reflexão sobre sua experiência é cega, (...). (RISCAL, 2014, P. 3).

Buscar através das teorias, melhoras para o grupo de docentes em relação a sua prática pedagógica.

  1. - o papel do planejamento para o desenvolvimento das atividades escolares;

O planejamento é fator importante para a realização dos objetivos, através dele são traçados objetivos gerais, específicos, metas e feito uma avalição sobre o alcance de cada objetivo, e assim podendo definir novos parâmetros para o cumprimento das metas estabelecidas. O PC tem o papel de organizar e executar junto com os professores esse planejamento que fundamenta as práticas do ano sendo que, fazer sem planejar é caminhar sem olhar. Portanto o “Planejar é estabelecer um plano com um roteiro de ações que tem como finalidade atingir os objetivos propostos”. (RISCAL, 2014, P. 10).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com