TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR: SEU PAPEL NA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Por:   •  13/3/2020  •  Artigo  •  3.562 Palavras (15 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR

       

TERMO DE APROVAÇÃO

 

 

GESTÃO ESCOLAR: SEU PAPEL NA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

 

MARIA VERÔNICA DOS SANTOS CASTRO

 

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção de título de Especialista Gestão e Coordenação tendo sido aprovado pela Banca Examinadora composta pelos professores: 

 

Banca Examinadora:

 

 

 

------------------------------------------------------------------

Profª  Me. Maria Vandia Guedes Lima

 Orientadora –FACULDADE PLUS

 

 

 

 

_______________________________________

Profº. Me. Cleilson Luis Rabelo

Coordenador do Curso

 

 

 

        

         

 

 

FORTALEZA, 15 DE JULHO DE 2019 

CASTRO, Maria Verônica dos Santos   & LIMA, Maria Vandia Guedes.   Gestão Escolar: Seu papel na participação da família na escola

 

 

GESTÃO ESCOLAR: SEU PAPEL NA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

 

 

Maria Verônica dos Santos Castro¹ 

Maria Vandia Guedes Lima²

 

RESUMO

 

O artigo trata da família no ambiente escolar, tendo como objetivo analisar a ausência dos pais dentro da escola. Para fundamentar esse estudo buscou-se pautar em vários teóricos como: Saviani (2003), Freddo (2004), Gomide (2004), Luck(2010) e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Diante das leituras conclui-se que os teóricos possuem um olhar histórico da constituição familiar desde os tempos antigos até a modernidade, buscando compreender a formação da família em cada momento. Faz também, um estudo das diversas tendências pedagógicas que influenciaram a educação brasileira e que à coloca a serviço da transformação das relações sociais, a qual empenha-se em compreender a questão educacional pautada na relação família versus escola.

 

Palavras-chave: Educação, família, escola, pedagogia, história.

 

 

ABSTRACT  

 

The article deals with the family in the school environment, aiming to analyze the absence of the parents in the school. In order to base this study, we sought to orientate in several theorists such as: Saviani (2003), Freddo (2004), Gomide (2004), Luck (2010) and others. The methodology used was bibliographic research. In view of the readings, it is concluded that the theorists have a historical view of the family constitution from ancient times to modernity, seeking to understand the formation of the family in each moment. It also makes a study of the various pedagogical tendencies that have influenced Brazilian education and which places it at the service of the transformation of social relations, which endeavors to understand the educational issue based on the family versus school relationship.

         

Keywords: Education, family, school, pedagogy, history.

  _____________________ 

¹Maria Verônica dos Santos Castro, concludente do Curso de Especialização em Gestão e Coordenação Escolar pela FACULDADE PLUS Arte e Educação. E-mail:veronicascastro46@gmail.com

² Maria Vandia Guedes  Lima. Mestra em Ciências da Educação. Professora, orientadora do Artigo da

FACULDADE PLUS Arte e Educação. E-mail: profavandiaguedes@gmail.com

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Percebe-se que a relação família e escola é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade, seja por pesquisadores ou gestores dos sistemas e unidades de ensino em quase todo o mundo.

Os estudos apontam ainda para a necessidade de melhor caracterização da relação família-escola, sinalizando para alguns focos de atuação, como o reconhecimento da importância das famílias nas atividades escolares, em reuniões ordinárias e extraordinárias convocadas pela escola, participando dos órgãos colegiados como Conselho Escolar e Associação de Pais, Mestres e Funcionários.

O envolvimento dos pais por meio de ações simples realizadas em casa ou na escola, em tarefas, trabalhos escolares ou questionando frequentemente o trabalho desenvolvido pela instituição, dando sugestões ou mesmo ouvindo depoimentos dos filhos, são atitudes que favorecem o aprendizado. E é fundamental que a família cumpra sua função matriculando e exigindo frequência dos filhos na escola.

A prática social é o ponto de partida e de chagada e a mediação se evidencia em três momentos que Saviani (2003) chama de problematização, instrumentalização e catarse. Se a educação é mediação no seio da prática social global e se a humanidade se desenvolve historicamente, isto significa que as novas gerações herdam das anteriores o modo de produção que estas desenvolveram, tendo a tarefa de desenvolvê-lo e/ou transformá-lo.

A família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Conseguir trazer a família para a escola ampliará os conceitos formulados pela criança e abrirá espaço para que cada família apresente sua cultura pessoal.

O envolvimento deles no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.

O ambiente escolar tem uma função importantíssima, a educadora. Por isso, se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

Diante do exposto traçamos como objetivo geral: Analisar a importância da família dentro da escola. e como objetivos específicos: Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar; sensibilizar os pais de suas obrigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com