TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do professor

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4 REFERÊNCIAS        8


1    INTRODUÇÃO

         Compreender a sociedade e suas transformações ,a visão da mesma quanto ao papel do professor e as contribuições do mesmo para a formação do cidadão assim como a necessidade de valorização desse profissional norteia esse trabalho de pesquisa que tem como objetivo aprofundar  o conhecimento e comprovar que a escola não é neutra e que o aluno só poderá pensar  numa educação completa voltada para a vida  se o professor tiver consciência de que é uma das peças principais nesse contexto e para a tanto precisa estar preparado para lhe oferecer um saber com significado tornando prazeroso o pensar o sonhar e o acreditar.

No desenvolvimento deste trabalho serão abordados assuntos pertinentes ao desenvolvimento da prática pedagógica os aspectos positivos e negativos da transformação do modelo educacional que não tem mais o professor como simplesmente aquele que transmite mas como aquele que interage e precisa estabelecer  parcerias  tanto com a  família como com  sociedade para desenvolver seu trabalho com perfeição visando a libertação ,ao mesmo tempo que será abordado o quanto as responsabilidades antes exclusivamente familiares ultrapassaram os portões da escola e o educar e cuidar tornaram-se mais uma tarefa do professor que precisa buscar mais e mais formação para executar essa difícil tarefa onde muitas vezes não recebe nada em troca além do descaso e desvalorização precisando vencer seus próprios anseios para seguir em frente.


2  desenvolvimento

Nesta sociedade que está em constante transformação e exige seus direitos porem pouco se preocupa com deveres o professor tem sido visto como aquele que tem dever  não só de educar como também cuidar fazendo muitas vezes o papel da família que percebe estar perdendo suas crianças e jovens para a alienação ,para as drogas para a falta de respeito e esperança, consultórios médicos estão lotados de doentes psicológicos e a escola que não é neutra se vê cercada por tudo isso sendo assim cobrado o papel de libertador ao professor. . As mudanças no modelo educacional trouxeram  tanto pontos negativos quanto  positivos, trazendo uma  reflexão quanto a formação do professor que precisa estar cada vez mais preparado para que não haja questionamentos quanto a qualidade de ensino ,o visível domínio das tecnologias e modismos traz a necessidade de desenvolver  a arte do encantamento para estar a frente e competir nessa batalha tão desigual .

Já houve um tempo em que o professor era apenas aquele que transmitia conhecimentos para um ser visto como um  deposito e ponto final atuando sempre como coadjuvante e não como ator principal esse modelo não pode mais ter lugar na atualidade pois para desenvolver a consciência de um  cidadão ético e político o professor precisa atuar como mediador ,promover discussões levantar questionamentos instigar a auto avaliação ,ser transformador as diferenças  estão por toda parte e o professor está no meio delas. O professor que se preocupa com o pleno desenvolvimento de seu aluno deve ultrapassar os muros sem medo de esbarrar muitas vezes em seus próprios medos e preconceitos , respeitar seu conhecimento de mundo mas ao mesmo tempo trazer coisas novas para despertar seu interesse para que haja uma união entre as atividades e conhecimento de aluno e professor,

Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros “amantes da sabedoria”, os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber (não o dado, a informação e o puro conhecimento), porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam juntos, um mundo mais justo, mas produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis (GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação, 2000).

Outro ponto não menos importante e a escola tornar possível uma maior participação dos pais na vida escolar mostrando a esses o quão importante eles são nesse processo não os acusando para assim afastá-los, mas conscientizando para que assumam sua parte.

A mídia tem mostrado o quanto o professor tem sido desvalorizado e muitas vezes desrespeitado e tem feito com que muitos desistam do magistério, a magia do ensinar do mostrar o belo o novo vem se desgastando os olhares cansados e tristes são cada vez mais freqüentes a alegria de ensinar tem dado lugar a constantes reclamações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com