TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADE PARA PEDAGOGIA: A NECESSIDADE DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

Por:   •  22/4/2018  •  Artigo  •  4.916 Palavras (20 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 20

OPORTUNIDADE PARA PEDAGOGIA:

A NECESSIDADE DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

Anderson de Santana Gonçalves Dias*

Resumo

Em função das alterações ocorridas nas atividades das organizações corporativas, demandas por profissionais, até então eram estranhos ao ambiente empresarial  e podemos citar dentre eles, o pedagogo. Desta forma, a pedagogia está ampliando sua área de pesquisa, bem como de atuação  para seus profissionais, indo para além do ambiente escolar, amoldando-se mundo das organizações empresariais e demais corporações. Dentro desse espaço, a Pedagogia Empresarial tem se edificado, como uma das possibilidades de atividade para os pedagogos. Deste modo,o presente estudo tem como finalidade ,investigar a prática da atuação do pedagogo empresarial nas organizações, distinguindo quais atividades poderia desenvolver na atividade militar. Uma vez que uma Organização Militar é um espaço corporativo, mas também educativo, portanto, está presente, o emprego da pedagogia, enquanto campo de atuação. Operando com metodologias e planejamentos,  para oferecer conhecimento, informações e realizações de objetivos estratégicos, deste modo oferencendo como efeito o aperfeiçoamento, a consequente qualificação profissional dos colaboradores organizacionais.

Palavras-chave: Pedagogo, Pedagogia Empresarial, Atividade.

Abstract

Due to the changes that occurred in the activities of corporate organizations, the demands by professionals that until then were foreign to the business environment and we can mention among them, the pedagogue. In this way the pedagogy is expanding its research area, as well as acting for its professionals going beyond the school environment, shaping the world of business organizations and other corporations. Within this space, the Business Pedagogy has been built as one of the possibilities of activity for pedagogues. Thus, the present study aims to investigate the practice of of the business pedagogy in organizations, distinguishing which activities could military activity. Since a Military Organization is a corporate space, but also educational, therefore, is present, employment of pedagogy, while making up of acting. Working with methodologies and planning to give knowledge, information and achievements of strategic objectives, thus offering as an effect the consequent professional qualification of the organizational collaborators.

Keywords: Educationalist, Pedagogy Business, Activity.

- * Graduado em Letras pela Universidade Federal de Roraima; Pós-graduado em Gestão de Pessoal pela Faculdade Literatus; Pós-graduado em Comunicação e Marketing Institucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Pós-graduado em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco.

1. INTRODUÇÃO

        A expressão pedagogia tem sua origem na antiga Grécia, onde paidós significava (criança) e agogé (condução). Assim no transcorrer da história ocidental, a pedagogia firma-se como vinculada a educação, sendo compreendida como a ciência relativa ao ensino e aprendizado. No entanto, o ato de educar é um fato social, sendo que sua origem está relacionada com a origem da própria humanidade.  Entender os fenômenos educativos e a possibilidade de intervenções intencionais com a finalidade, de adequar faz surgir um conhecimento indiossincrásico que é usualmente apropriado à pedagogia.  Sendo a Grécia Antiga, o berço da história da pedagogia no sentido próprio, com a obrigação de construir cidadãos, soldados e técnicos, distante do que se pensava em seus primórdios, a pedagogia apresenta-se empreendedora deixando os rudimentos de uma educação formal propriamente dita, circunscrito apenas aos espaços escolares, ultrapassando assim para diversos outros ambientes que em sua natureza estão ligados ao papel do pedagogo, que deixa de atuar como expectador da ação pedagógica no sentido de limitado, de transmissor de conhecimento e passa a atuar  de forma dinâmica como um elemento ativo dessa inovadora proposta para sua ação.

        Compreendendo esse inovador contexto para educação, que se abriu junto com as inovações no campo tecnológico e das comunicações no limiar do século XXI permitindo o surgimento de  inúmeras perspectivas para os profissionais, com a finalidade de se inserirem  no competitivo mercado de trabalho. Parte dessa diversidade de escopo, é em função da própria configuração assumida pela sociedade, que depreende um momento singular em sua história com discussões sobre reformas e contra reformas, educação on-line, formação continuada, aperfeiçoamento continuo, desta forma, uma superação das velhas estruturas e paradigmas e o surgimento de novas e complexas estruturas se estabelecem na sociedade a qual passam a exigir profissionais cada vez mais habilitados ao emprego, qualificados e preparados para intervir neste contexto de extrema competição e desigualdade.

        

        As organizações, isto é, empresas, hospitais e industrias, têm de um modo geral dado mostras de compreender a importância da educação no ambiente corporativo de suas atividades de trabalho, e descobrem assim a possibilidade de atuação na construção de uma cultura de educação propiciada pelo pedagogo organizacional. Passa desta forma a pedagogia, bem como o pedagogo a não mais atuar apenas no espaço escolar, porém, mais que isso,  tem a sua disposição uma imensa área de atuação, das quais podemos citar: empresas, ONGs, hospitais, Centros Culturais, editoras, sites, consultorias, assim sendo, em todos os espaços que se compreendem como espaços educacionais, ou locais em que haja a necessidade de um agir pedagógico. Ao adentrarmos na “era do conhecimento¹” a pedagogia vem contribuindo para a abertura novos ambientes de atuação para os pedagogos que vão além do espaço  escolar, concebendo sua inclusão também no espaço das organizações mais variadas desde empresa a hospitais, como podemos observar de acordo com a oportuna avaliação de   Libâneo (2001):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (309.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com