TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇAO E METODOLOGIA DE ENSINO

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Educacional Uniderp - São Gonçalo - RJ[pic 1]

Pedagogia

Ana Cristina Lacerda Gomes             RA: 6991460866     

Celma Maria Rodrigues de Oliveir   RA: 6991460761

Juliana de Carvalho Silva                  RA: 6942012634

Lúcio Damaceno Vieira                      RA: 6942018625

Neise Lane Miranda dos Santos        RA: 6942012660

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tutor presencial: Marcia Porto

São Gonçalo – RJ

Março – 2015

 Universidade Anhanguera Educacional [pic 2]

                     UNIDERP

 São Gonçalo    

 RJ                                                                                          

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

                                                                                          Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

                                                                                          Entregue como reguesito para conclusão

                                                                                          da disciplina “Organização e Metodologia

                                                                                          do Ensino Fundamental”  -  5º semestre.

                                                                                      Tutora presencial:   Márcia Porto                                                                                  

São Gonçalo – RJ

Março- 2015

ORGANIZAÇAO E METODOLOGIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Estrutura e Fundamentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

   A proposta Curricular tem como objetivo reformular a Disciplina e Funcionalidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, pretendendo-se dar ênfase a questão da estrutura de ensino, estrutura de produção e também das relações sociais, sempre foi vista como uma utopia, agora podendo ser concretizada. Vai buscar resgatar a qualidade do ensino e o seu valor.

   É através da disciplina Estrutural e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que o professor deve resgatar o valor do seu trabalho, sendo que no contexto da sociedade burguesa, este foi restringido a executar tarefas já pensada e elaboradas em outras instâncias. O professor tem o dever de resgatar sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo tão importante e decisivo, com isso há perdas no prestígio social e também salarial.

   A intenção da proposta abordada é fazer com que se entenda o ensino e aprendizagem como um processo produtivo e a junçao entre os diversos profissionais que fazem parte deste processo e irão produzir uma determinada estruturas de poder, ou seja, a organização deste processo desta relações sociais. ( Escolas Secretaria, Conselho e outros ) vão transfomar a escola.

   Outra questão a ser tratada pela disciplina é o avanço da tecnologia dentro do contexto educacional, ela representa  condições  que podem determinar rupturas nas formas de produzir ensino-aprendizagem, e esta poderár ser ultrapassda limitando possibilidades e alternativas de aprendizagem mais produtivas e interessante. O professor precisa ter condições para poder exercer o papel de mediador, instrumentos este que devem ser oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), voltados para os interesses e necessidades da população, por falta dos mesmos, acaba somente atendendo as necessidade do mercado.

   Ao longo de toda a história da Educação no Brasil, nos deparamos com os baixos índices de desempenho escolar, como o caso da evasão e da repetência, fatos que podem comprometer a cidadania da população, portanto é de responsabilidade de todos os profissionais da educação compromissados com a proposta curricular e que dêem condições objetivas ao professor a se constituir num agente decisivo na construção da escola e no processo ensino-aprendizagem.

   Sempre que houver reformas e aperfeicoamentos dos sistemas na LDB, o fator central foi omitido, que é estrutura de produção de ensino-aprendizagem escolar, não é aumentando os anos de escolaridade, o número de dias letivos ou alterando a habilitação dos profissionais, mas sim que modifique a estrutura de produção, aflorando assim uma outra estrutura de poder. Não somente o poder de falar, mas o poder de decidir sobre as diretrizes políticas, critérios administrativos/financeiro, etc. Sendo assim, novos conceitos foram adotados pela LDB, que vem responsabilizando a Família, a Sociedade Civil e o Estado no ato de educar.

   Sabemos que a realidade educacional é resultado da ação histótica determinada do homem, mas temos a possibilidade de transformá-la, e essa proposta para a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantyil e do Ensino vê o professor como trabalhador coletivo e articulador deste processo.

Vantagem e desvantagem do Ensino Fundamentel de nove anos  

   O Ensino Fundamental de nove anos começou a ser discitido no Brasil em 2003 e a ser implantado em 2004, tendo os estados e municípios o prazo para sua implantação até o ano de 2010, conforme a Lei nº 11.274 de 6 de fevereiro de 2006, em 2011 os 5.565 municípios brasileiros da rede pública já iniciaram o ano letivo com 100% de implantação do Ensino Fundamental de nove anos, isso significa que crianças de seis anos de idade têm matrícula assegurada no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública.

   Para o Ministério da Educação (MEC) a proposta é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade, favorecendo principalmente as classes populares. Para isso o mesmo deve oferecer os suportes necessários destinados ao mesmo.

   O ensino de nove anos veio para criar mais oportunidades aos alunos, assegurando o acesso da criança de seis anos no Ensino Fundamental, além de outras vantagem como: ao ingressar mais cedo no sistema de ensino o aluno vai prosseguir alcançando mais níveis de escolaridade; vai aumentar o número de crianças incluídas no Sistema da Educação; vai contribuir para uma escolarização mais construtiva; contribuir para mudanças na estrutura e cultura escolar; conceber uma nova estrutura de organização dos conteúdos considerando o perfil dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com