TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Por:   •  1/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

BEATRIZ GOMES CAMINITTI

 8080913

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Fundamentos e Métodos do ensino de Ciências, como requisito parcial para aprovação.

BATATAIS - SP

2022

Leia e analise o artigo "Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade" (Pedro Jacob) e responda as indagações a seguir:

  1. De acordo com o artigo, discorra sobre as causas da falta de participação da sociedade com relação aos problemas ambientais.

No artigo Jacobi (2003), fala que há pouco conhecimento do modelo de desenvolvimento sustentável atual por parte da sociedade, o que poderia mudar se exigíssemos da sociedade uma participação mais ativa e também uma transparência na gestão política.

  1.  De acordo com o artigo, explique como o conceito de desenvolvimento sustentável se desenvolveu e como ele pode auxiliar na mitigação ou minimização dos fatores que deflagram a degradação ambiental.

Segundo o autor, o conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica, através de duas correntes que a alimentaram o processo. A primeira, com o trabalho do Clube de Roma, sob o título de “Limites do crescimento” em 1972, que traz a estabilidade econômica e ecológica propondo o congelamento do crescimento da população global e do capital industrial. A segunda está relacionada com a crítica ambientalista ao modo de vida contemporâneo, e se difundiu a partir da Conferência de Estocolmo em 1972, e tem como pressuposto a existência de sustentabilidade social, econômica e ecológica. Portanto essas dimensões explicam a necessidade de tornar compatível a melhoria nos níveis e qualidade de vida com a preservação ambiental.  E surge para dar uma resposta à necessidade de harmonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, maximizando a produção dos ecossistemas para favorecer as necessidades humanas presentes e futuras. Sendo que a maior virtude dessa abordagem é que, além da incorporação definitiva dos aspectos ecológicos no plano teórico, ela enfatiza a necessidade de inverter a tendência autodestrutiva dos processos de desenvolvimento no seu abuso contra a natureza, segundo (Jacobi, 1997).

O autor ainda pontua que o desenvolvimento sustentável busca um modelo para a sociedade se desenvolver levando em consideração a economia e uma nova forma de sociedade e natureza se relacionarem. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável pode minimizar a degradação ambiental, desde que haja a devida fiscalização – e isso ocorrerá com políticas concretas frente ao combate às queimadas, poluição dos rios e do ar, o que de uns tempos para cá não vemos no Brasil – sem causar prejuízos para a economia. É claro que, como cidadãos, precisamos cumprir o nosso papel e olhar criticamente as políticas públicas que vem sendo implementadas em nosso país, estamos cada vez mais perdendo a nossa fauna e flora, com madeireiros adentrando reservas indígenas (que protestam com maestria e são atacados com gás lacrimogêneo). Enfim, esse cenário só irá mudar se o âmbito social se educar e começar a cobrar os gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com