TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS.

Por:   •  2/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

LETÍCIA FERREIRA DOS SANTOS

        JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS.

NITERÓI

2020/2

LETÍCIA FERREIRA DOS SANTOS

JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSOS PEDAGOGICOS

        Trabalho de Pré-Projeto apresentado como exigência da disciplina PPE - Projeto

        Prof. Orientador (a): Glaucio Martins da Silva Bandeira

NITERÓI 2020/2

SUMÁRIO 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................................... 4

  1. JUSTIFICATIVA ..........................................................................................6

  1. OBJETIVOS ............................................................................................... 6

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..................................................................7

  1. METODOLOGIA ........................................................................................ 8

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................................ 8
  1. CRONOGRAMA ....................................................................................... 9

 

              REFERÊNCIAS ....................................................................................... 10              


1. Introdução

         O presente trabalho tem como objetivo mostrar que é inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento humano. Tendo em vista esse princípio, acredita-se que o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança, contribuindo para sua formação social. Pois é através do brincar que ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, constitui sua autonomia de ação e organiza suas emoções. Um dos principais objetivos das brincadeiras é explorar, para uma criança pequena tudo é experimento, tornando a brincadeira um espaço para conhecer sentimentos e valores, assim como para desenvolver suas habilidades. Iremos apresentar as ideias de alguns autores que acreditam na importância que o tema deste trabalho aborda.

        As atividades lúdicas, propõem a criança o desenvolvimento psicológico cultural, social e físico, ou seja, o brincar desperta um desenvolvimento integral do ser humano, como Lisieux MARIA (2012) aborda em seu trabalho

 Os jogos e brincadeiras devem ser considerados, portanto, um dos recursos pedagógicos mais importantes para a educação infantil, pois com eles cria-se a possibilidade das crianças desenvolverem também as suas habilidades físicas, cognitivas e emocionais de maneira lúdica e prazerosa[...] (Maria, 2012, p.9)

 Além da importância dos jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na educação infantil, precisamos ressaltar que esse também é um grande aliado no auxílio da aprendizagem, durante todo o processo de formação dos alunos.

         Sendo assim os recursos aqui abordados, são tão importantes que não se restringem apenas na educação infantil, no ensino fundamental por exemplo podemos propor o aumento no nível de dificuldade da brincadeira, fazendo com que as crianças despertem um interesse mais competitivo. Nos anos iniciais do ensino fundamental é muito importante que possamos usar os jogos e brincadeiras como estratégias para desenvolvermos a maturidade dessas crianças que estão passando por um processo de transição. Vale considerar, que é preciso que os jogos e brincadeiras propostas sejam sempre mudados à medida que as crianças crescem.

Como citado pela RODRIGUES (2013) em sua dissertação de mestrado: “Na fase de alfabetização, aprender pode ser uma maravilhosa aventura, onde a criança se lança num mundo mágico desempenhando atividades com seriedade e motivação[...]”. O professor deve ser um mediador na aprendizagem da criança, onde o seu papel será facilitar o conhecimento. Para que isto aconteça, deve haver uma interação professor/aluno a fim de o mediador perceber o que o aluno já sabe e proporcionar-lhe novas aprendizagens. Com esse posicionamento, torna-se evidente que o jogo, em seus vários aspectos, pode desempenhar uma função impulsionadora do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para melhor compreendermos, para Vygotsky:

 É na brincadeira que a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário. A criança vivencia uma experiência no brinquedo como se ela fosse maior do que é na realidade... o brinquedo fornece estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência da criança. (Vygotsky, 2007)

 Os jogos com regras por exemplo, exigem raciocínio e estratégia fazendo com que dessa maneira, quando uma criança se mostra capaz de seguir uma regra, nota-se que seu relacionamento com outras crianças e até mesmo com adultos melhora, reforçando a ideia de que os jogos influenciam no processo de aprendizagem das crianças, ainda que algumas caminhem de forma mais rápida e outras, de forma mais devagar.        

        Outro fator importante que abrange nosso tema além do exposto até aqui, é que os jogos não podem ser tidos apenas como uma fonte de aprendizado para os alunos, mas também para professores e pais, pois quando se trata da educação formal, os jogos podem ajudar a incentivar o respeito às demais pessoas e culturas, estimular a melhor aceitação de regras, agilizar o raciocínio verbal, numérico, visual e abstrato e, por último, mas não necessariamente o fim, possibilitar ao aluno o aprendizado acerca da resolução de problemas ou dificuldades, estimulando-o a procurar alternativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com