TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

IADE – INSTITUTO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E EDUCACIONAL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM:

FRACASSO ESCOLAR: DE QUEM APRENDE, OU DE QUEM ENSINA

[pic 1]

BENEDITA MARIA FIUZA GUERRA

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM:

FRACASSO ESCOLAR: DE QUEM APRENDE, OU DE QUEM ENSINA

Trabalho monográfico de conclusão do curso de Especialização em graduação em Gestão Integradora Escolar, apresentado à Universidade Castelo Branco e IADE Instituto de Apoio e Desenvolvimento Empresarial como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar sob a orientação da Profª. Noádia Alves Simões.

[pic 2]

                                                     

A Deus todo poderoso que permitiu e abençoou todo o trajeto desse trabalho. A minha família pelo carinho e incentivo, também aos meus amigos pela força e apoio.

Ao meu esposo, benção que Deus colocou em minha vida, sinônimo de amor, compreensão e amizade, eu te amo meu bem.

 Por fim, agradeço a todos que compartilharam comigo essa conquista.

[pic 3]

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, porque Dele por Ele e para Ele, mesmo em meio tantas dificuldades colocou em minha vida pessoas maravilhosas que sempre estiveram ao meu lado.

A minha orientadora Noádia, pela compreensão e paciência, me auxiliando neste trabalho

[pic 4]

RESUMO

O propósito deste trabalho de pesquisa é analisar os aspectos que interferem na aprendizagem de crianças nas primeiras séries do ensino fundamental, principalmente no que se refere ao fracasso escolar no contexto da compreensão do processo da leitura e da escrita. Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal José Francisco da Fonseca. Foi adotado o método descritivo através da realização de observação e entrevistas com oito alunos e uma professora de reforço. O estudo em discussão traz à tona a reflexão acerca dos fatores que interferem significativamente na aprendizagem; da compreensão dos processos que a criança utiliza para elaborar conhecimentos e comentários e sugestões sobre o Projeto de Aceleração, de modo que os educadores direcionem o olhar sobre o sujeito do processo e aprendizagem concebendo os alunos como sujeitos ativos nas relações sociais e históricas. Falar sobre o fracasso escolar hoje em dia, para profissionais da educação, não é tarefa fácil, pois, dependendo do público, é assunto que pode ser bastante familiar, correndo-se o risco de ser repetitivo ou causar impacto, seja pelo nível de desconhecimento das causas até hoje identificadas, seja pelas resistências que podem provocar. Afinal, há pelo menos seis décadas, as altas taxas de reprovação e evasão são denunciadas e, no entanto, este quadro muito lentamente consegue ser alterado, e assim mesmo apenas em alguns locais. Por outro lado, de alguma forma estamos envolvidos com este problema, quer como professores, supervisores e/ou pesquisadores, quer cano cidadãos. Se o fracasso escolar se mantém por tanto tempo, é preciso contextualizá-lo para tirar-lhe o caráter de fenômeno natural que, por ser esperado, já que é natural, não é problematizado nem questionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com