TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os caminhos para a aprendizagem de matemática

Por:   •  10/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

O texto inicia destacando o grande desafio que é discutir a formação dos professores. Pois é um campo muito amplo de reflexão com diferentes opiniões politicas e ideológicas.

Existem dois grandes processos na formação dos professores, o inicio e a sua continuidade. Mas apesar disso dar-se mais atenção ao inicio da formação. Quanto ao processo de formação continua temos duas vertentes, uma busca a reformulação dos conteúdos e a outra baseada na evolução do profissional de docência de acordo com suas experiências.

A formação profissional dos professores está muito lidada atualmente em aperfeiçoamento de conteúdos, e busca por mais conhecimento teórico. Enquanto o desenvolvimento profissional visa à troca de experiência e reflexão sobre as experiências pratica. Enquanto uma visa da atenção a conteúdos em que o professor não domina a outra busca potencializar seus pontos fortes. O desenvolvimento profissional opta então por interligar a teoria e a pratica. O desenvolvimento profissional não buscar criar um modelo padrão de profissionais e sim incentivar a individualidade de cada professor.

Uma das principais tendências atuais na formação do professor é o chamado, professor reflexivo. Aquele que opera baseado na reflexão na ação e reflexão sobre a ação. Assim dessa maneira a evolução profissional acontece a partir das próprias experiências do professor.

Ainda a necessidade dos professores aperfeiçoarem seus conhecimentos matemáticos, não apenas de maneira teórica e sim aprender diferentes métodos de ensino para torna a matemática uma matéria de mais simples compreensão para os alunos.

É muito importante que o professor também aprenda a respeitar e usar o conhecimento dos próprios alunos. Aprendendo a entender suas necessidades e utilizar a matemática de maneira pratica em suas vidas.

Existem muito métodos e diferentes ideias em relação ao desenvolvimento do professor. O que só mostra como o profissional da educação deve se atentar a está sempre em evolução, na busca de aperfeiçoar sua metodologia de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com