TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PINOQUIO AS AVESSA

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ALESSANDRA MORALES RICEZI

ANA LAURA MENDES DA SILVA

JENIFER PRISCILA DA SILVA CRUZ

REFLEXÃO LIVRO PINOQUIO ÀS AVESSAS

SOROCABA

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar o livro Pinóquio as Avessas do escritor Rubem Alves, fazendo uma reflexão critica com as abordagens de ensino tradicional, comportamental e humanista, utilizando os seus conceitos e metodologias para analisar os aspectos que influenciaram o livro de Rubem.

ABORDAGEM TRADICIONAL

Concluímos que a abordagem tradicional é a busca pela essência do homem, ele é apenas um receptor passivo que recebe as informações que julgam lhes ser necessário. Nessa abordagem tradicional é colocado o professor como centro de todo processo educativo. O foco é mantido no intelecto, na imposição da disciplina e na memorização de conteúdos. A escola fornece um ensino moral e intelectual para lapidar o aluno para convivência social.

O conteúdo dessa abordagem é passado como verdades absolutas, o aluno não tem chance para fazer questionamentos, pois, não levam em consideração os conhecimentos prévios do aluno. Todo conteúdo passado, é aquele que se encontra no currículo escolar, o qual não pode sofrer interferências.

Na estória do Livro “PINÓQUIO AS AVESSAS”, observarmos alguns trechos com marcas da Pedagogia Tradicional.

Neste trecho do livro a professora deixa claro que todo conteúdo deve seguir o que o programa (currículo) manda, sendo assim não é permitido abrir qualquer tipo de questionamentos sobre aquele assunto ou qualquer outro que não esteja no programa.

“- Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda”. (Livro Pinóquio as Avessas, RUBEM ALVES, p. 29).

“- É preciso saber essa palavra para tirar boas notas no boletim. Ela vai cair na prova. Vai cair no vestibular. É preciso aprender porque é preciso passar no vestibular.” (Livro Pinóquio as Avessas, RUBEM ALVES, p. 29).

A seguir observa-se que é preciso tirar uma nota mínima para que seja aprovado para a série seguinte. Ou seja, você precisa aprender os conteúdos queforam passados mesmo que você não vá utilizá-lo posteriormente, precisa saber para tirar notas boas para passar.

“- Bem, é assim... Se suas notas forem ruins, você não passa de ano. Se forem boas, você passa.”(Livro Pinóquio as Avessas, RUBEM ALVES, p. 29).

É evidenciado também a respeito da memorização (decorar), o aluno é submetido à aquisição de informações que serão gravadas em sua mente.

“Felipe tinha boa memória. Decorava todos os nomes que os professores ensinavam.” (Livro Pinóquio as Avessas, RUBEM ALVES, p. 29).

Nessa abordagem sãoignoradasas diferenças individuais, querem que todos sejam iguais, sempre ao mesmo tempo. Não é respeitado as diferenças, é desejado que todos saiam iguais, nenhum sabendo mais ou menos que o outro.

“[...] havia longas esteiras onde se encontravam crianças, centenas delas, todas diferentes. A esteira entrava num túnel escuro e do outro lado saíam às crianças, todas iguaizinhas, saídas da forma, formadas... [...]”. (Livro Pinóquio as Avessas, RUBEM ALVES, p. 29).

Ao destacar as principais características da concepção tradicional encontrada na estória do Livro “PINÓQUIO AS AVESSAS”, percebemos que ela se encontra cada vez mais presente nas atuais práticas pedagógicas, mesmo hoje em dia ser pregadoà importância de evidenciar o conhecimento prévio do aluno. Não precisamos ir muito longe para perceber que as metodologias tradicionais de ensino estão sendo utilizadas pelos professores da atualidade como, por exemplo, a exposição verbal, foco nos exercícios, na repetição, na memorização e na relação professor-aluno, que ainda prevalece, na maioria das escolas, o predomínio da autoridade do professor.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

Na abordagem comportamental continua sendo uma pedagogia diretiva, onde os alunos são passiveis e os professores e pais são os Donos do saber.

Segundo, Skinner – ‘’Essa corrente de pensamento é vista como a capacidade do organismo de responder aos estímulos do ambiente, uma pessoa inteligente é aquela que responde melhor o condicionamento. ’’

A escola tem como função manter e conservar os padrões do comportamento aceitos, como úteis e desejáveis para uma determinada sociedade dentro de um determinado contexto histórico, assim como eliminar os comportamentos não aceitos.

Como o comportamento é moldado por estímulos externos o aluno não deve participar das decisões que são tomadas pelos dirigentes e pelo professor. É mantido os comportamentos dos alunos através de reforços, como elogio, notas, diploma, formatura e prêmios. Um exemplo desse comportamento podemos ver no trecho a seguir:

O pai explicou:

“- É assim: você entra para a escola no primeiro ano. Lá vão lhe ensinar muitas coisas. Se você as aprender e tirar boas notas, passará para o segundo ano.” (Livro Pinóquio as Avessas, RUBEM ALVES, p. 20).

[...] “- Na formatura você receberá um diploma. Diploma é um papel grande, bonito, em que se encontra escrito o nome da sua profissão. É o diploma que se diz o que você é. Os adultos são a profissão que exercem.” [...](Livro Pinóquio as Avessas, RUBEM ALVES, p. 21).

Segundo Skinner é possível modelar o indivíduo condicionando seus comportamentos. Para tanto é necessários utilizar estímulos e reforços adequados. O reforço positivo é compreendido como passar de ano, caso não haja progresso, o reforço negativo é a retenção, uma punição.Todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva, e sim de interação. Pensando assim justifica-se a idéia criticada no texto sobre o sistema utilizado por professores que tomam para si o poder absoluto sobre conteúdos e resultados que pretendem alcançar com seus alunos, estabelecendo assim o sistema de ofertas de estímulos e recompensas adequados aos avanços alcançados por eles em busca de um resultado pré-estabelecido pelo docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com