TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMAS DE ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  3/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UFOP

DISCIPLINA: PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (EDU 515)

PROFESSORA MÔNICA RAHME - 2.2015

ALUNOS – Wellington Rodrigo Ferreira 13.1

                    Fabiane Cristina Gonçalves Marins 13.2.9838

ATIVIDADE DE CAMPO, ARTICULANDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

  (INDIVIDUAL OU EM DUPLA) -  2,0 PONTOS

Realização de entrevista com um profissional da área de educação que atua com crianças, adolescentes ou jovens adultos, investigando a percepção do(a) mesmo(a) sobre as dificuldades de aprendizagem na Educação Básica, bem como sobre as intervenções realizadas.

Data de entrega: 27-01-2016

  •  Realizar entrevista com um(a) professor(a) na qual se verifique sua experiência pedagógica e formação acadêmica;
  • Vínculo institucional;  visão/visões sobre o tema das dificuldades de aprendizagem  

(relação formação acadêmica e experiência);

  • Se o(a) profissional se referencia em alguma  abordagem  teórica -  

  • Se analisa o processo educativo dos estudantes considerando as idéias de autores do campo pedagógico, sociológico, psicológico, dentre outros;
  • Forma(s) de intervenção realizada(s) pelo(a) educador(a) e pela(s) escola(s) quando se detecta a presença de dificuldades de aprendizagem; se essas intervenções são produzidas no interior da própria escola ou se são orientadas por instâncias superiores;  
  • Relação (ou  não) do trabalho de intervenção com os mecanismos de gestão da escola;
  • Se a escola mantém interlocução com as famílias;
  • Se há algum  tipo de orientação às famílias dos(as) alunos(as) que apresentam dificuldades de aprendizagem; outras questões consideradas relevantes para o tema.
  • Produzir um roteiro englobando essas questões e realizar e entrevista.
  • Depois da realização da entrevista, sistematizar os dados obtidos em um registro

analítico, no qual esses profissionais serão apresentados, dados sobre as entrevistas  serão enfocados e no qual  vocês analisarão as  questões levantadas, tendo como referência a disciplina EDU 515 e casos da psicopedagogia de crianças/adolescentes com dificuldades/transtornos de aprendizagem. Esses casos serão disponibilizados pela professora por email e na pasta da disciplina.

Entrevista com professor:

Docente: Ercimar aparecida de Souza, idade 49 anos,25 anos de profissão,sendo estes 15 anos atendendo crianças com dificuldade de aprendizagem em sala de recurso.

Formação acadêmica: Formação em  pedagogia pela unipac Lafayette e  especialização em psicopedagogia pela UFMG, especialização em gestão escolar e curso de libras pela UFMG.

 Trabalho - Atualmente  trabalho  no período matutino em uma escola estadual atendendo crianças com dificuldade de aprendizagem em sala especializada, as chamadas salas de recursos onde trabalho com alunos da escola e também alunos vindos de outras escolas da região que necessitam de atendimento especializado. À tarde trabalho  em uma escola municipal como professora do terceiro ano do ensino fundamental. Na escola estadual tenho vinte e três  anos de carreira e na escola municipal onze anos.

 Para  você o que é dificuldade de aprendizagem? As dificuldades no geral sinalizam que alguma coisa não está bem. O isolamento da criança por não está aprendendo é destes indicadores o professor tem que estar atento a estes sinais e não simplesmente isolar e rotular o aluno. É uma forma de pedir ajuda e sinalizar que novas providências precisam ser tomadas. E dessa forma é que precisam ser vistas e não como um empecilho ao aprendizado.

  O que você acha dos professores que costumam diagnosticar seus alunos mesmo não tendo competência para  fazê-lo, e como as escolas em que você atua se comporta diante de uma situação de aluno com dificuldade de aprendizagem antes mesmo de ter um laudo especifico  oficial da dificuldade? Na escola estadual como trabalho na sala de recursos quando a criança vai para lá já tem um pré- diagnóstico às vezes ainda não fechado, mas logo que possível começo meu trabalho, o suporte da sala de recurso facilita muito meu trabalho pois é bem equipada e eu  tenho um cronograma e tempo certo de atendimento a cada criança,normalmente elas vem duas até três vezes na semana  e sempre é reservado uma hora para cada.Sei que o tempo na verdade ainda é pouco mas, diante dos casos já é um passo para estes alunos avançarem. Não é raro encontrar professores que rotulam alguns alunos como preguiçosos e desinteressados, e atribui a esses alunos certos adjetivos por falta de conhecimento sobre o assunto em questão. Segundo Fischer, muitos desses professores desconhecem que essas crianças podem estar apresentando algum problema de aprendizagem de ordem orgânica, psicológica, social ou outra. Talvez a maior dificuldade no relacionamento entre educadores e crianças com problemas de aprendizagem, seja por falta de uma visão global do ser humano, pois a tendência atual é analisar a criança parte por parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com