TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFISSÃO DOCENTE: O QUE É SER PROFESSOR

Por:   •  8/9/2019  •  Resenha  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

MENDES, T. C.; BACCON, A. L. P.; PROFISSÃO DOCENTE: O QUE É SER PROFESSOR. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Paraná. P. 39786 - 39803.

Introdução e aproximações teóricas

Os autores iniciam o texto fazendo menção às implicações da "sociedade do conhecimento" (ENS; DONATO 2011 apud MENDES; BACCON 2015) e que o papel de docente é fomentar o crescimento do aluno objetivando o aprendizado de convívio em sociedade, a qual está cheia de desafios, e que tem papel transformador na mesma.

O termo ensinar é diferente de "professar um saber" (ROLDÂO 2007 apud MENDES; BACCON 2015). A profissão docente é dialética no sentido de ajudar o aluno a transformar o conhecimento em aprendizagens relevantes (MARCELO, 2009 apud MENDES; BACCON 2015). Para que isso aconteça, o docente precisa construir um intelectual crítico baseado no conhecimento científico considerando aspectos sociais, culturais, econômicos e humanos (TOZETTO, 2010 apud MENDES; BACCON 2015).

Ser um profissional do ensino não é simples, pois é necessário considerar a intencionalidade da atividade docente, mas também não podemos esquecer que ser professor é se relacionar, é estar imerso nas relações interpessoais, e se fazer delas para efetivar sua função. (MENDES, BACCON 2015).

Uma das significações do ensino está relacionada com a relação professor-aluno  (CARVALHO, 1999 apud MENDES; BACCON 2015), embora Marinho-Araújo e Almeida (2008 apud MENDES; BACCON 2015) afirmem que nem sempre o saber cientifico é suficiente para que o docente tenha essa habilidade.

O papel do professor marca, positiva ou negativamente, o aluno. (BACCON, 2011 apud MENDES; BACCON 2015) e para autores como Ens e Donato (2011) e Imbernón (2011), o conceito de docente está relacionado ao processo de profissionalização e, concomitantemente, ao desenvolvimento de habilidades reflexivas para a atuação como cidadão. Ou seja, um processo contínuo profissional, pessoal e social.

              A importância dos docentes de se envolverem com a realidade social para estreitar a relação entre realidade e saber é destacada por Imbernón (2011 apud MENDES; BACCON 2015), pois o sentido de atualização de conhecimento, de acordo com os autores, é a mútua relação "entre as experiências anteriores e as experiências do processo formativo". A formação do profissional está além de atualizações; há necessidade de uma construção permanente da identidade pessoal e profissional (NÓVOA, 1005 apud MENDES; BACCON 2015).  Os autores ainda afirmam que "o desenvolvimento profissional deve abranger três dimensões inseparáveis: pessoal, profissional e organizacional".

Para Tozetto (2010 apud MENDES; BACCON 2015), "a prática pedagógica é aprendida por meio da inseparável relação entre teoria e prática e não apenas com a teoria". É essa prática que contribui para a emancipação profissional (NÓVOA, 1995 apud MENDES; BACCON 2015). A prática e atuação critica possibilita evitar a rotina e perda da profissionalização docente (IMBERON, 2011 apud MENDES; BACCON 2015).

Portanto, o desenvolvimento profissional, pessoal e da instituição escolar estão intrinsicamente interligados (NOVOA, 1995 apud MENDES; BACCON 2015).

Metodologia e análise de dos dados

Os autores utilizaram, como forma de instrumento, o questionário. O público do estudo foram professores da rede estadual (160 sujeitos). A fundamentação da metodologia é baseada na hipótese que esses já têm bagagem de experiência para responder o que é ser professor.

As evocações

Os dados coletados apresentam três palavras de maior frequência: comprometimento (f=90), dedicação (f=76) e formação (f=51).

Compromisso:

Como resultado de forma geral nesse quesito, os autores afirmam a relação ao comprometimento com a docência, exigência de dedicação aos alunos e ao trabalho e a necessidade de formação. Para eles, o compromisso também está diretamente ligado ao aspecto político-social na docência. De forma sucinta, a compreensão dos autores se baseia na importância da escola como instituição e espaço de democratização da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com