TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  10/9/2020  •  Dissertação  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Acredito que seja de extrema importância realizar o estágio curricular supervisionado, pois se trata de uma prévia do que podemos encontrar/enfrentar em nossa vida profissional dentro do ambiente escolar.

Segundo Borssoi, acredita-se que o estágio precisa caminhar nesse rumo, ou seja, numa visão dialética, onde professores/orientadores e alunos/acadêmicos possam argumentar, discutir, refletir e dialogar as práticas vivenciadas na escola. Pensar na formação docente é pensar na reflexão da prática e numa formação continuada, onde se realizam saberes diversificados, seja saberes teóricos ou práticos, que se transformam e confrontam-se com as experiências profissionais. (p.4, 2008).

É no estágio que colocamos em prática tudo aquilo que nos foi passado na teoria, é onde podemos trocar informações/experiências com os professores-orientadores que acompanhamos, e esses momentos são de grande valia para nosso crescimento profissional.

Se tratando de identidades/diversidades culturais temos: negros, pessoas com deficiências, mulheres, entre outros, e Fleuri nos diz que são aqueles aspectos de nossas identidades que surgem de nosso pertencimento a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas, nacionais e que sofrem contínuos deslocamentos ou descontinuidades (2003, p. 23)

No estágio e planejamento das aulas pude presenciar a apresentação da diversidade cultural de diversas formas, por exemplo, aulas de capoeira, aulas de música (onde serão trabalhadas músicas de datas comemorativas/regionais, como Páscoa, Dia do Índio etc.), e o cronograma do professor-orientador que incluía o incentivo de pesquisas para apresentações de trabalhos referentes a esses temas, povos e culturas. Temas como religião e sexualidade, eram mais complicados de serem abordados, pois por se tratar de ensino privado, os pais não aceitavam muito bem a abordagem desses temas.

Como já foi apresentado certa resistência pelos pais em relação a alguns temas, creio que o tema possa ser abordado, mas de forma sútil, apenas com o intuito de informação, e de forma extracurricular, através de palestras, e possivelmente com o acompanhamento dos pais.

O estágio nos mostra a importância de sempre estarmos nos atualizando e apresentando aulas dinâmicas/atrativas, pois podemos encontrar alunos com dificuldades, ou necessidades especiais, e devemos saber lidar com cada indivíduo, a fim de que cada aluno tenha o melhor aproveitamento possível do conteúdo.

Para quem deseja seguir carreira no Ensino Fundamental, este estágio é essencial, pois, a partir dele, você conhece melhor as formas de trabalho/abordagens e pode optar por qual metodologia seguir, construindo assim, sua identidade profissional.

Referências:

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. Cascavel, 2008. Disponível em: <https://docplayer.com.br/255975-O-estagio-na-formacao-docente-da-teoria-a-pratica-acao-reflexao.html> Acesso em: 27, fev. 2020.

FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 16-35, ago. 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com