TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  4/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

         

FACULDADE SUMARÉ

SUMARÉ

DENISE C. FIGUEIREDO                       RA: 1613661

JULIANA MARIA                         RA: 1611121

palestras interativas

Imigração e Refugiados no Brasil – Patrícia Nabuco

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

SÃO PAULO

2016


palestras interativas

 

Imigração e Refugiados no Brasil – Patrícia Nabuco

Imigrar, no sentido da palavra propriamente dita, significa entrar em um país que não é o seu de origem para ali viver ou passar um período de sua vida.

TRÊS CONTEÚDOS principais apresentados nos slides e na discussão em sala de aula

1º Migração internacional e Refugiados :

Onde nos mostra como são tratados as pessoas que lá vivem ou seja ,são seu

país de origem e tem que sair de lá para viver em outro , por exemplo no Brasil .

A Migração Internacional Enfrenta muitos problemas na hora de entrar em outro país , pois cada país necessita que a migração internacional tenha em mãos o documento chamado passaporte , essa lei o governo adotou para determinar quem entra  em seu país .  Tem o visto de estudante , onde pode ficar um determinado período de 2 á 3 meses e o visto de negocio . No brasil tambem tem essa lei , muitos não podem entrar nos país porque muitos acham que são ladrões e que vão roubar as pessoas e tambem seus empregos , ou que vão esta levando doença para o país . Mas oque os governantes   não sabem é que eles mesmo podem levar doenças uns aos outros , por exemplo através de mercadorias comercializadas entre um país e outro . Muitos são considerados terrorista , mas para ser um terrorista é necessário a pessoa ter muito dinheiro , pois os mecanismos que ultiliazam para fabricar bomba são muito caros .  Mas isso depende muito .

Nesse caso dos imigrantes , eles tem como escolher e tem mais vantagens de ir e voltar a seus países .

Refugiados São :

O Refugiado é aquele que sai do seu país , ele não tem escolha, pois devido ele querer viver e querer que sua familia viva , ele foge para um país que possa te dar

Tem grupos especifícos como que determina o motivo de sua fuga de seus país natal . Tem o rascismo , religião e as guerras .

Muitos que vem para o brasil são do país da Síria , um país do oriente Médio que está em guerra a muitos anos , por causa de politica e de poder , também tem os rebeldes , que tem sua propeias leis e deseja governar seu país sem que tenha os políticos envolvidos .

Por este motivo as pessoas estão fugindo de seus países e se refugiando em países que tenha paz e tranquiliadade para viver com suas familias .

Outro país que também esta em guerra posso citar o país Islâmico ,  que também é um pís que esta em guerra por poder entre os governos .

A imigração começou  no governo de Adolf hirtle , na Segunda Guerra Mundial , quando começou a matar os Judeus , por este motivo muitos fugiram para varios países .

Os refugiados também quer o melhor a sua familia e filhos , eles buscam trabalho , escolas , tendo o medo de morrer , muitos como fardos pesados .

2º Direitos Humanos e refugio

 Tal reconhecimento somente foi possível após ter sido admitido que o indivíduo tem direitos, afirmados historicamente, cuja garantia visa a manter sua vida, segurança e liberdade. O instituto do refúgio pode ser definido apontando-se dois momentos:

o momento “anterior” ao reconhecimento da condição de refugiado, marcado pelas condições que levam o indivíduo a abandonar o país de origem e que legitimam a utilização desse instituto internacional; e o “posterior”, isto é, a vida dessa pessoa no país de acolhida, a fase de proteção. Na literatura e no âmbito da política         

Um ponto dos slides que nos mostra isso também é a fala ´´ Meu Deus , Ainda tem gente que confunde refugiado com fugitivo ``. Ponto que é fato em nosso meio .

Desafio na Imigração e Refugio

* Maior Numero de deslocamentos e fluxos mistos ,

*Criminalização e securitização do tema migratorio ,

*Questões de Genero e sexualidade ( SGBV)

* Menores separados e desacompanhados ,

* Integração local e Xenofobia e racismo ,

* Crianças migrantes indocuntadas e sem acesso a educação ,

* Mediação cultural ,

* relação escola e familia mmigrantes ,

* Desafios para a integração local ( Crianças como agente da integração ) ,

* Informação e conscientização da população sobre a causa do refugio e imigração .

3º Refugiados reconhecidos no Brasil : por país de origem .

O Brasil tem uma politica diversa , onde eles tem uma morna para aceitar tantos refugiandos .  lei brasileira de refúgio criou o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), um órgão interministerial presidido pelo Ministério da Justiça e que lida principalmente com a formulação de políticas para refugiados no país, com a elegibilidade, mas também com a integração local de refugiados. A lei garante documentos básicos aos refugiados, incluindo documento de identificação e de trabalho, além da liberdade de movimento no território nacional e de outros direitos civis.

O Brasil possui atualmente (abril de 2016) 8.863 refugiados reconhecidos, de 79 nacionalidades distintas (28,2% deles são mulheres) – incluindo refugiados reassentados. Os principais grupos são compostos por nacionais da Síria (2.298), Angola (1.420), Colômbia (1.100), República Democrática do Congo (968) e Palestina (376).

O Brasil dava 2 mil por mes aos haitianos para ajudar em suas vidas aqui no Brasil .Pois querendo ou não os imigraantes e refugiados tem mudado a economia do nosso país , pois fazem seus trabalhos , onfde era suas fontes de renda em seus país , assim traxeram ao nosso Brasil suas culturas .

Pessoas que Passaram algum momentos em suas vidas sendo imigrantes e refugiados

Albert Einstein se tornou um dos refugiados mais famosos do mundo quando fugiu de Hilter nos anos 30 - e muita gente acredita que foi só por causa do exílio de pesquisadores europeus na Segunda Guerra que a ciência americana teve um salto tão grande na época. Einstein é só um dos "casamentos" de sucesso entre a ciência e a imigração.

 Gilberto Gil durante três anos de exílio na ditadura militar (1969-1971) continua intacta .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com