TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPEDAGOGIA

Por:   •  26/9/2015  •  Artigo  •  3.983 Palavras (16 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA - FETREMIS

KÁTIA NOGUEIRA SILVA

DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS

BELTERRA-PA

2015

KÁTIA NOGUEIRA SILVA

DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS

Artigo apresentado à Faculdade de Educação da Região Missioneira como requisito para conclusão do curso de pós-graduação em Psicopedagogia com Ênfase e Educação Especial.

BELTERRA-PA

2015

KÁTIA NOGUEIRA SILVA

DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS

Artigo apresentado à Banca Examinadora da Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira como requisito para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia com Ênfase e Educação Especial.

Aprovada em ____/____/____

Nota:_________

BELTERRA-PA

2015

DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS

Kátia Nogueira Silva

RESUMO

O artigo analisa a importância dos contos de fadas na formação do pequeno leitor, pois um dos grandes desafios da escola é formar leitores que saibam ler com desenvoltura e criticidade. Além disso, sabe-se também que este tipo de literatura constitui um acervo cultural e social bastante rico que pode ser utilizado pelo educador para despertar o gosto pela leitura. Dentro deste processo, é considerável ressaltar que os contos de fadas podem contribuir ricamente para a formação de leitores e amenizar a deficiência do ensino nas escolas no que concerne à aquisição e o desenvolvimento de competências comunicativas e intelectuais dos educandos. Este trabalho, também, sugeri algumas propostas favoráveis para a prática de leitura, e a fundamental participação do professor como mediador neste processo.

Palavras chaves: Contos de fadas. Formação de leitores. Professor mediador.

ABSTRACT

Keywords:

INTRODUÇÃO

O permanente desafio de resolver os problemas relacionados à educação brasileira está relacionado à formação de leitores. Daí se explica o objetivo do Governo Federal – por meio do Ministério da Educação – em formar um país de leitores; o que justificam os diversos programas veiculados pelos meios de comunicação que fomentam o despertar para a leitura.

O trabalho ora apresentado aborda a fundamental importância dos contos de fadas em servir de instrumento para promover o gosto pela leitura nas séries iniciais. Esta proposta seria repensar o ensino de leitura, a partir deste tipo de gênero, e assim, apresentar algumas sugestões metodológicas para que o professor, visando ao desenvolvimento do educando no processo ensino-aprendizagem, contribua para uma educação de qualidade.

A leitura é a aula mais importante, pois a sua prática no contexto da sala de aula contribuirá e muito para a formação do futuro cidadão. Ela deve ser praticada intensamente a fim de que possa fazer sentido para o aluno.

Como se trata de uma prática social complexa, e se a escola pretende converter a leitura em objeto de aprendizagem; deve-se utilizar de mecanismos que auxiliem o educador na formação de uma geração de leitores. Daí a importância dos contos de fadas nesse processo de despertar no pequeno leitor a fruição pela leitura.

 Quem nunca ouviu falar ou não conhece os contos de fadas? Quem nunca se encantou com o enredo, com a riqueza dessas histórias que ainda encantam milhares de pessoas no mundo inteiro, sejam crianças, adultos, pessoas de todas as idades?

         É este encanto, por meio deste tipo de gênero, com o foco na criança e no seu desenvolvimento linguístico, que a escola precisa despertar e mostrar que quem ler, pensa melhor, tem o que dizer, tem o que argumentar, amplia o vocabulário e melhora a escrita, além de outros benefícios que a leitura possa proporcionar ao indivíduo leitor. Portanto, a finalidade deste trabalho é discutir essas questões, refletir sobre a importância desse gênero na formação de leitores, principalmente, os das séries iniciais.

OS CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO INFANTIL

       A leitura literária, principalmente os contos de fadas, nas séries iniciais, faz-se cada vez mais necessária para a formação de bons leitores e consequentemente na construção de uma mentalidade mais crítica. Neste processo, este tipo de literatura possui um valor inestimável no sentido de despertar o gosto pela leitura e contribuir para transformar a consciência crítica de seu leitor.

       Segundo Guinski (2008, p.30) diz que “O texto literário” é um material de excelência pedagógica comprovada no ensino de cultura e língua materna e estrangeira, desde que bem aproveitado.

       Nesta definição, percebe-se sua eficácia, como instrumento de formação do ser, estando diretamente ligada a uma das atividades básicas do indivíduo em sociedade: a leitura.

        Além destas considerações vale mencionar que este tipo de literatura proporciona o “maravilhoso” que sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças.

        Este aspecto é fundamental e precisa ser explorado no contexto da sala de aula no sentido de seduzir o pequeno leitor em formação para o encanto da leitura. Ou seja, o convívio do “pequeno leitor” com o texto literário deve extrapolar a mera fruição de prazer ou emoção e deve provocá-lo para penetrar no universo das letras.

        O domínio da leitura pelo indivíduo é fenômeno que ultrapassa em muito a mera alfabetização. Ou melhor, a “alfabetização” deixou de ser vista como simples aquisição de habilidade mecânica que se desenvolvia, ao nível superficial do texto para ser entendida como possibilidade de penetração nos horizontes culturais que fazem parte do mundo da escrita.

Sem tal formação, o homem fica restrito, sendo-lhe impossível participar de processo cultural, através dos atos de ler e escrever. Ou ainda: a leitura deve ser vista como uma das conquistas da espécie humana em seu processo evolutivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com