TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia de Projetos

Por:   •  11/3/2019  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Pedagogia de projetos

Para que se possa da melhor forma possível aplicar a Pedagogia de Projetos a professora deve usar métodos onde a classe produza atividades proveitosas com alguma finalidade.  Nos projetos o próprio aluno constrói o conhecimento, o professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos, assim cooperando para a interação entre docentes e discentes.

Um dos principais pontos dos projetos educativos é a intencionalidade, o trabalho deve ser orientado de forma totalmente clara, portanto o envolvimento do aluno é uma fundamental caracteristica-chave. Além de traduzir uma determinada concepção de conhecimento escolar ,a Pedagogia de projetos faz com que o aluno procure construir respostas pessoais e originais sobre determinado tema, ele se permite analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sociocultural.

A professora deve se dispor a um planejamento elaborado, considerando-se a quantidade de pessoas envolvidas e os recursos disponíveis como computadores, livros, revistas, jornais e outros, que podem variar de acordo com as particularidades de cada tema. È importante que a elaboração do projeto seja realizada coletivamente, um professor sozinho pode querer desenvolver o ensino voltado para essa metodologia, mas se essa não for a opção da escola como um todo, mais cedo ou mais tarde ele acabará desistindo frente as dificuldades impostas pelo sistema e as estruturas arcaicas do espaço escolar. É importante elaborar um cronograma que contenha informações a serem executadas assim fazendo com que tenha certa organização, pois a escolha do Tema, o cuidado com o modo de planejar os recursos que serão ultilizados, tudo é essencial para a aplicabilidade de um projeto educacional.

Esses são os aspectos básicos para a realização de um Projeto Educacional a conduta do professor deve ser totalmente empenhada para que tudo ocorra para o melhor aprendizado do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com