TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças e Semelhanças da Pedagogia da Escola Nova e pedagogia Tradicional

Por:   •  30/6/2019  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 2

Diferenças e semelhanças da Pedagogia da Escola Nova e pedagogia Tradicional

Quando falamos em escola nova e tradicional, temos o bastante a discutir. Visto que hoje o método tradicional, envolve muito mais que um conceito ultrapassado e inadequado, e vemos por outro lado, a escola nova, que estabelece por uma renovação metodológica.

A escola de antigamente, ou seja, tradicional é muito mais que se lembrar do quadro negro e giz, ou de que aluno mal comportado deveria ser punido com castigos ou com tapas de réguas na mão.  Essa escola tradicional vai englobar o professor com o centro e o aluno com o objeto, a utilização de poucos ou até nenhuns produtos tecnológicos em sala.

O aluno é um ser passivo e seu papel é receber ordens, normas e recomendações do professor, executar a disciplina e a obediência. O professor é autoritário e transmite um saber dividido, ou seja, separado, desfocado do contexto. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos. O processo de avaliação tem a função de controlar a aprendizagem, e o único instrumento utilizado são os exames, visto que na escola tradicional essa forma de avaliação reflete a capacidade de retenção e acúmulo de conhecimento memorizado pelos alunos.

Assim, é bom lembrar que algumas escolas ainda levam os métodos tradicionais em sala de aula e levará algum tempo a reforma-se.

Acredita-se que para obter a escola nova é preciso o método construtivista de Piaget, cujas estimativas básicas são o interacionismo e o construtivismo sequencial, combinam o que seria a descentralização do professor e construir no aluno conhecimento interagindo com seu meio ambiente e assimilação do mesmo com a experiência dos alunos.

Para a escola nova é visto que ensinar é criar condições de aprendizagem. O importante não é aprender, mas aprender a aprender. O professor passa a estimulador e orientador da aprendizagem. Diferente da escola tradicional a avaliação passa a ter natureza qualitativa, havendo a participação ativa dos alunos e o seu crescimento subjetivo no processo de construção da sua aprendizagem.

Portanto, aqui no Brasil é preciso muito para avançar na escola nova, visto que o método construtivista é acreditar e acrescentar para uma qualidade na escola nova e não se deve deixar de lado o professor que dever estar sempre em parceria com essas mudanças.

Referências:

Escola tradicional – resumo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lNEbuX6d8h4>. Acesso em: 29 Jun. 2019.

Escola nova. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mVvUVBiGkyk>. Acesso em: 29 Jun. 2019.

Tendências pedagógicas. Disponível em: . Acesso em: 28 Jun. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com