TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio as avessas

Por:   •  8/12/2015  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM TRADICIONAL PINÓQUIO AS AVESSAS

     O livro nos propõe imaginar que o livro é uma peça de teatro. Nessa trama o ator principal é o Cebolinha que representa o personagem Felipe. O menino era muito curioso e cheio de dúvidas como “Se na arca de Noé havia onças, leões e tigres, por que eles não comeram as ovelhas e os veadinhos”. E o pai de Felipe falava para ele que suas dúvidas seriam respondidas pelos professores na escola, chegando lá ele percebeu que não era bem assim, e é ai que entra a abordagem tradicional.

     Logo nas primeiras paginas do livro o modo de avaliação tradicional já é visível, o pai do garoto lhe explica que é preciso tirar boas notas para ser um bom aluno. A reprovação do aluno ocorre quando se considera que o conhecimento mínimo exigido para a próxima serie não foi atingido. Isso, para Paulo Freire, é uma “educação bancária” na qual se “deposita” informações no aluno.

     Na educação tradicionalista o aluno é um receptor passivo, ele é considerado uma tabula rasa e o centro é o professor. Passa-se para o aluno aquilo que é externo a ele, o programa, as disciplinas etc. Felipe tem contato com isso logo no inicio do livro, na aula de português, ele pergunta o nome do pássaro que viu e a professora responde “Na aula de português temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda”.

     É pedido ao aluno, até mesmo para suas avaliações, a repetição com exatidão das informações que a escola fornece, sem nem mesmo explicarem o motivo. Há um trecho em que Felipe pergunta a professora o porquê de estudar um dígrafo e o que faria com isso, a mesma não sabe responder e diz que é para ir bem no vestibular. O saber, no tradicionalismo, é apenas passado de uma maneira “quadrada” e não se explica onde, de fato, se vai aplicar aquele saber.

     A relação estabelecida entre professor e alunos na escola é vertical, na qual o lado do professor é autoridade intelectual e moral, e a ele cabe definir o conteúdo e avaliações. O aluno aprende as informações que o professor lhe transmite. A sua metodologia é basicamente, o professor levar o conteúdo e o aluno se limita a escutá-lo. O livro trás uma critica a sistema de ensino e nos leva a perguntar se ele realmente funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com