TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio gestão escolar

Por:   •  29/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

DAYANE ELIZABETE CARVALHO BUENO, RU 1126659

   

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

CARMO DO RIO CLARO

2016

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

DAYANE ELIZABETE CARVALHO BUENO, RU 1126659

   

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional –

Fundamentos Históricos da educação

Brasileira a UTA –

Organização Escolar no Curso de

Licenciatura em Pedagogia.

Tutor Local: Leticia Moreira Ferreira

Centro Associado: Carmo do Rio Claro

CARMO DO RIO CLARO

2016

A NOVA REPUBLICA

Dayane Elizabete Carvalho Bueno

                            Uninter

Resumo

O texto analisa o desenvolvimento educacional na Nova República. Apontar as influências da Nova República na educação atual.

Palavras-Chave: História da educação. Educação na Nova República. Movimento educacional.

A Nova república na área da educação determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre as diretrizes e bases de educação nacional.

Além disso, a nova constituição fez voltar  o preceito de que a educação é direito de todos, inspirada nos princípios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos primeiros anos de década de 30. Em 1946 o  então Ministro Raul Leitão da Cunha regulamenta o Ensino Primário  e o Ensino Normal, além de criar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, atendendo as mudanças exigidas pela sociedade após a Revolução de 1930. Baseado nas doutrinas emanadas pela Carta Magna de 1946, o Ministro Clemente Mariani, cria uma comissão com o objetivo de elaborar um anteprojeto de reforma geral da educação nacional. Esta comissão, presidia pelo eminente educador Lourenço Filho, era organizada em três subcomissões: uma para o Ensino Primário, uma para Ensino Médio e outra para o Ensino Superior. Se as discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional foi o fato marcante, por outras muitas iniciativas marcaram este período como, talvez, o mais fértil da História da Educação no Brasil. Em 1.950 em salvador, Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua ideia de escola-classe e escola parque. Em 1952, em Fortaleza, o Educador Lauro de Oliveira Lima inicia uma didática baseada nas teorias cientificas de Jean Piaget: Método Psicogenético. Em 1961 a prefeitura de Natal, inicia uma campanha de alfabetização (De Pé no chão também se Aprende a ler). A técnica didática, criada pelo Pernambucano Paulo Freire, propunha-se a alfabetizar em 40 horas adultas analfabetas. A experiência teve início na cidade de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte, e logo depois, na cidade de Tiriri em Pernambuco. Em 1962 é criado o Conselho Nacional Federal de Educação. São criados também os Conselhos Estaduais de Educação. Ainda em 1962 é criado o Plano Nacional de Educação e o Programa de Educação e o Programa Nacional de Alfabetização, pelo Ministério da Educação e Cultura. Inspirado no Método Freire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com