TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  14/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

CRISTINA DUARTE PEREIRA

NITERÓI

2017


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob a orientação da Professora Joana Darc Venâncio

 Curso: Pedagogia

NITERÓI

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................................04

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA.........05

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA...........................................................................05

1.2 -  CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DO TRABALHO DO PROFESSOR........06/07

CAPITULO II – DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS..............................................................................................................08/09

CAPÍTULO III – CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................10

REFERÊNCIAS....................................................................................................................11

        


INTRODUÇÃO

        Este relatório é referente ao Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais de Ensino Fundamental, na turma do terceiro ano, realizado no Colégio São Tarciso localizado na Travessa Farias, 167 no bairro de Neves na Cidade de São Gonçalo, no período de 20 de  setembro de 2017 a 24 de outubro de 2017, Colégio escolhido para desenvolvimento e trabalho no campo do estágio, ao olhar o objeto para estudo, logo os anos iniciais do ensino fundamental, como objeto usar todos os meios possíveis, como  observar, participar e analisar todos os aspectos relacionados a esse período, usando a metodologia de roteiros de observações e planejamento de projetos pedagógicos, acreditando ter alcançado o  objetivo proposto ao termino desse estágio.

           O primeiro capítulo apresenta um breve histórico da escola e sua caracterização, aspecto físico e organização, trazendo a realidade social e econômica da sua região a sua estrutura física com o cotidiano dos professores e alunos envolvidos nesse estudo.

        O segundo capítulo tem o desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas no campo pedagógico e a experimentação na prática com a observação dos detalhes e aspectos envolvidos.

            O terceiro e último capitulo com suas disposições é a constatação das dificuldades e superação de todos os atores da área da educação perante a realidade e com o envolvimento pelo trabalho diário nesse período do estágio ao atender as demandas dos alunos envolvidos e o retorno por essa lição.

         Com a proposta realizada de participar na prática por dentro e vivenciando no dia a dia da relação professor e alunos e todo o corpo docente no educandário em questão convivi com a realidade dessa área de ciência, podendo analisar e entender o desafio que é não só levar o conhecimento a esses jovens alunos mais a necessidade de introduzir a paixão nesses alunos pelo aprender, introduzindo a curiosidade inerente a todo jovem pelo novo.

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

            O colégio São Tarcísio é uma escola onde a função é resgatar o hábito da leitura, das atividades culturais, o civismo e a cidadania, para uma formação criativa e inteligente, nesse convívio diário os alunos aprendem, brincam e socializam.

        A partir desse ideal a escola conta hoje com sua unidade bem estrutura e bem equipada.

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

            O Colégio São Tarcísio foi fundado em 01 de janeiro de 1972 pela Sra. Gilséa Maria da Costa (Diretora Pedagógica).

        A escola é localizada em bairro de classe média que possui infraestrutura com serviços públicos de iluminação, água, saneamento básico e coleta de lixo, nas proximidades contam com academias, farmácias, supermercados, colégios estadual e municipal.

        A escola possui salas amplas e climatizadas, mobiliárias e apropriadas a toda a faixa etária, possui cantina, refeitório, cozinha, quatro banheiros, quadra de esporte, secretaria, bebedouros, sala de informática, sala de tv e vídeo, uma biblioteca com grandes variedades livros.

        A escola possui dois turnos, manhã e tarde, no total de onze turmas com alunos organizados pela faixa etária com total de cento e cinquenta alunos.

        A equipe de apoio é formada por dois funcionários na limpeza, dois na portaria, um na cantina e um funcionário na manutenção da escola.

        A equipe docente é formada por quatorze professores são elas as professoras Fabiana, Regina, Janaína, Mariana, Larissa e Maria Tereza e professores de Redação, Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, História, Ciências, Educação Física e Inglês.

        A escola pedagogicamente é administrada pela equipe de direção, o Projeto Político Pedagógico (PPP) foi implantado e decidido pela equipe pedagógica, pautada na concepção interacionista no (PPP) consta os princípios dessa proposta a preocupação que possa promover a inclusão de todos os educandos, mostrando que as diferenças não possam ser fontes de desigualdades.

        A escola atende crianças que residem nos bairros próximos. Essas famílias o perfil socioeconômico das mesmas é caracterizado por escolaridade média, algumas famílias são atendidas por programas sociais do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (227.9 Kb)   docx (789.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com