TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

Por:   •  1/7/2019  •  Seminário  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 7

Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

Observar a prática docente durante a realização do estágio proporciona a nós futuros professores um alicerce extremamente importante, pois, temos uma base de como desenvolver o trabalho docente desde a elaboração do conteúdo, método de ensino e convívio com os alunos.

Nos anos iniciais do ensino fundamental utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s), documento ao qual serve de orientação e auxilio aos professores  destacando estratégias de ensino e conteúdos a serem aplicados.

O professor polivalente deve estar sempre em busca de novos saberes mantendo-se sempre atualizado e em constante aprendizado para assim obter êxito em sua prática docente. O conhecimento sobre os alunos contribui expressivamente na transmissão de saberes e domínio de conhecimentos fazendo assim com que cresçam conscientes de seu papel na sociedade. As instituições de ensino por sua vez no intuito de garantir o máximo aproveitamento e aprendizado dos alunos podem ajustar a maneira de ensino e selecionar os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

Práxis Pedagógica

A necessidade de reformular as relações de ensino- aprendizagem promovida pelas escolas vem estimulando os professores docentes a desenvolverem iniciativas pedagógicas diferenciados, dentre as diversas estratégias o ensino por projetos vem sendo utilizada para dinamizar o processo de ensino- aprendizagem restituindo ao educando o papel de investigador, o prazer da descoberta e a satisfação do ato de aprender.

No processo de ensino-aprendizagem, o educador-orientador e os educandos-pesquisadores interagem e compartilham entre si responsabilidades e possibilidades na proposição de desafios, e execução de ações que possibilitem a construção coletiva.

A metodologia de ensino por meio de projetos prevê três momentos: o planejamento da pesquisa, a execução das atividades de coleta e sistematização das informações e apresentação do produto final da pesquisa. O educador planeja e supervisiona as atividades, identifica as limitações e aponta estratégias a serem utilizadas na solução dos desafios encontrados.

A função primordial da escola é a transmissão das objetivações, da cultura, de tudo o que já foi produzido na historia da humanidade, por meio do conhecimento sistematizado, e a transmissão e apropriação deste conhecimento pela criança, somente ocorrera por meio do trabalho educativo organizado e intencionalmente direcionado pelo professor. O trabalho educativo tem um significado essencial, e os processos nele envolvidos possibilitarão desde que planejados e direcionados, o desenvolvimento psíquico da criança.

Quando pensamos na educação e o papel da escola enquanto espaço privilegiado de acesso ao conhecimento sistematizado, a compreensão da importância da práxis pedagógica direcionada por uma ação intencional torna-se ainda mais relevante, tendo em vista que a apropriação do conhecimento é que possibilitará ao sujeito a compreensão de seu papel nas relações sociais. Por isso, o espaço escolar precisa ser um ambiente permeado por constantes estímulos intelectuais, onde as atividades disponibilizadas possibilitem não só o acesso ao conhecimento cientifico, mas garantam a sua apropriação afetiva, por meio das mediações que serão realizadas no processo de ensino- aprendizagem.

Situações vivenciadas no Estágio

O estágio e a prática de ensino contribuem de forma significativa em nossa formação docente, pois, temos a oportunidade de vivenciar situações em nosso futuro local de trabalho. Conforme destaca Cury, a formação do professor se inicia antes mesmo de o aluno freqüentar a faculdade:

O professor é o único profissional que vai trabalhar no mesmo ambiente ao qual foi formado, por esse motivo carrega marcas de toda sua vivencia naquele ambiente, incluindo de seus professores (bons ou ruins). Muitas vezes ele se espelha em situações vivenciadas na sua formação anterior ao curso de graduação. Cada professor possui uma experiência própria de situações de aprendizagem ou de dificuldades [...] Construtivos de sua formação, ou seja, os conhecimentos dos professores são provenientes de varias fontes e construídos em tempos diferentes. Cury (2001, p.78)

Por esse motivo, é importante que o futuro professor veja o estagio como uma oportunidade de ação e reflexão, e esteja atento a pratica pedagógica do professor que acompanha para assim adquirir uma base para sua futura prática docente e a competência pedagógica necessária á formação de sua postura e identidade profissional.

A realização do estagio para mim foi bastante produtiva, pois, aprendi como lidar com as diversas situações e me fez refletir bastante sobre a realidade do sistema educacional com isso pude ter uma base para minha formação profissional, possibilitando um desempenho melhor do meu papel de educadora na atual decadência da educação brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com