TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Aprendizagem

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

Faculdade Anhanguera de Jacareí

Pedagogia – Psicologia da Educação

2º Semestre

Professora Andrea.

PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Jacareí

2014

INTRODUÇÃO:

Segundo Piaget, o desenvolvimento do conhecimento dos seres humanos se desenvolve em etapas, que as denominou de períodos do processo de desenvolvimento cognitivo da criança, sua teoria partiu-se da posição egocêntrica, ou seja, aquela em que a criança não distingue a existência de um mundo externo, separado de si próprio, na linguagem o egocentrismo corresponde ao período em que a criança não vê necessidade de explicar aquilo que diz por acreditar que está sendo compreendida, ou quando atribui os seus próprios desejos e características as coisas externas, a partir do egocentrismo Piaget percebeu que a inteligência forma-se por meio de adaptações, quando o esquema torna-se insuficiente para responder a novidade é modificado, dessa forma a interação com o mundo externo vai reduzindo gradualmente o egocentrismo, assim sua teoria sobre a construção do conhecimento se divide em quatro períodos em que os seres humanos vão passando e se desenvolvendo, a primeiro é de 0 a 2 anos chamada de Sensório Motor, a segunda é de 2 a 7 anos e chama de Pré-operacional, a terceira é de sete há 11ou 12 anos e chama de Operatório concreto e a ultima de 11 ou 12 anos em diante de Operatório formal.

Utilizaremos nesse trabalho a terceira fase que é dos 7 a 11 ou 12 anos o Operatório Concreto para analisar o processo de desenvolvimento da aprendizagem nessa faixa etária, que segundo Piaget, é nessa fase que as crianças adquirem preponderância lógica e objetiva sobre o pensamento, ao longo dela as ações já se tornam móveis e reversíveis, o pensamento torna-se menos egocêntrico e a criança é capaz de construir um conhecimento mais compatível com o mundo que a rodeia, o real e o fantástico não mais se misturaram em sua percepção.

Basearemos-nos também na teoria de Vygotsky, segundo ele a dificuldade de aprendizagem é um distúrbio psicológico que causa problemas na criança, quando se encontra no processo de alfabetização.

Para Vygotsky o lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. Atribui o ato de brincar na constituição do pensamento infantil, segundo ele a brincadeira não pode ser considerada somente como uma brincadeira, mas sim uma situação de aprendizagem e contribuir para o seu desenvolvimento.

OBJETIVO

Desenvolver instrumentos de diagnóstico para avaliar o processo de aprendizagem de crianças entre 06 a 09 anos de idade, baseando-se nas teorias de Piaget e Vygotsky.

MÉTODO

Primeiro será observado crianças em escolas, com idades entre 06 a 09 anos, utilizando algumas brincadeiras a fim de avaliar como está o seu processo de aprendizagem.

AVALIAÇÃO

Enquanto as crianças “brincam” será observado perante o comportamento delas como está o seu processo de desenvolvimento, se elas têm dificuldade diante de determinadas situações, se elas conseguem realizar a brincadeira de forma produtiva ou não, procuraremos entender qual a dificuldade dessa determinada criança e o que está contribuindo para essa dificuldade, serão problemas familiares, problemas com a escola (colegas de classe, professora, ambiente escolar) etc.

MODOS DE AVALIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ENTRE 06 A 09 ANOS.

Segundo a teoria de Piaget, uma criança só aprende quando se tem experiências com algo desconhecido, que ainda não é do conhecimento da criança sobre a existência desses algo, e assim ela tem que explorar para conhecer, atingindo assim um aprendizado que fique em sua memória, ou seja, ela cria um esquema com esse aprendizado. As crianças adquirem conhecimento de objetos e raciocínio por atividade que são interessantes a elas, significado e compreensão são construídos através de ações sobre objetos e de experiências com as coisas a serem conhecidas.

Acreditamos que para avaliar uma criança em sala de aula sejam por sua “nota” tirada nos exame final, nas provas, avaliações, porém dessa forma nos faz a um círculo vicioso, existem outras formas de avaliar realmente o processo de aprendizagem dos alunos, pois se considerarmos o empenho dos alunos durante a preparação para esses exames (avaliações, provas etc..) perceberemos que não só é importante o resultado final, nas provas, mas sim o que esse aluno adquiriu de conhecimento durante toda a preparação para ser realizado essa prova final, segundo Piaget, uma boa forma de avaliar o processo de aprendizagem de um aluno seria testar o aluno vários anos depois, para verificar quanto daquela aprendizagem foi retido, uma vez esquecidos os exames. Ou, o que seria ainda melhor, comparar os resultados das escolas que não realizavam provas, onde o valor dos estudantes é avaliado pelos professores em função do trabalho realizado ao longo do ano, com os obtidos nas escolas regulares, onde a perspectiva dos exames finais pode deturpar o trabalho não só dos alunos como também dos professores.

Já na teoria de Vygotsky, a criança não deve ficar só focada na escrita, pois para ele o aprendizado da escrita é longo e complexo, afirma que é uma espécie de continuidade entre as diversas atividades simbólicas, gesto, desenho e brinquedo.

Vygotsky considerava a escrita como um sistema especial de símbolos e signos, cujo domínio significava uma virada critica em todo o desenvolvimento cultural da criança, pois equivale a dominar um sistema de signos simbólicos extremamente complexos (Vygotsky, 1931/1995, p.184). Em sua opinião, a aprendizagem da escrita como habito leva a uma escrita mecânica e não ao desenvolvimento cultural da criança. Ele também destacava que deveria haver mais esforços no que a criança não consegue realizar e assim ajuda-las nesse processo.

Então para Vygotsky o que deve ser considerado para que a criança se desenvolva e assim observa-la nesse processo, é a brincadeira, essas não devem ser vistas como meras “brincadeiras de crianças”, mas sim como um meio pelo qual as crianças conseguem aprender, e assim se desenvolver e até mesmo conseguimos avaliar o processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças através de brincadeiras.

BRINCADEIRAS QUE PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ENTRE 06 A 09 ANOS.

A seguir serão apresentadas algumas atividades em forma de brincadeiras ao ar livre, retiradas da Revista Escola, indicados para crianças menores, essas atividades trabalham a colaboração, aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza.

■ PINTURA EM AZULEJOS  Em ladrilhos, é possível pintar, lavar e pintar de novo. O uso de rolinhos, esponjas, pincéis de diferentes espessuras, tintas de cores variadas ou produzidas com as crianças (com beterraba ou urucum, por exemplo) exercita a capacidade de expressão e coloca a turma em contato com a linguagem artística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com